Mariano:Cadastro de Clientes a Vista

De mariano
Revisão de 11h19min de 26 de novembro de 2019 por Daiane.bianchini (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Fluxo do Processo Cadastro de Clientes a Vista

RTENOTITLE

Instrução de Trabalho

Cadastro de Clientes a Vista

OBJETIVO:Ter o registro dos dados do cliente no sistema

ENTRADAS

Consultas no Sintegra e Receita Federal

INSTRUÇÃO DE TRABALHO - CADASTRO DE CLIENTES A VISTA

Para cadastro a vista solicitar do cliente: CNPJ/RG/CPF ou Habilitação.

Antes de iniciar o registro dos dados do cliente no sistema é preciso verificar a situação cadastral.

Para pessoa Jurídica e pessoa Física com Inscrição Estadual consultar o Sintegra.

http://www.sintegra.gov.br

Conferir os dados informados com o Sintegra, informar o cliente no caso de divergência de informações. Por exemplo: endereço diferente do informado, Inscrição Estadual suspensa ou baixada). 

Para pessoa física consultar o CPF na Receita Federal.

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp

Conferir o nome e verificar se a situação cadastral do cliente está regular, nos casos que apresentar irregularidade informar o cliente.

Se o cadastro for para compras com cheque além das consultas citadas acima é indispensável a consulta no SERASA. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Consulta_Serasa

Todos os dados do cadastro deverão ser digitados com letra maiúscula, sem acento e sem caracteres especiais. Digitar com letra minúscula somente o e-mail do cliente. 

Para envio de documentos eletrônicos a SEFAZ só permite e-mails com até 60 caracteres. 


REGISTRO DOS DADOS DO CLIENTE NO SISTEMA

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Cadastro_de_Clientes_à_Vista

Saídas 

Cliente cadastrado no sistema


Setores Envolvidos no Processo

Administrativo Unidade - Auxiliar Administrativo

Vendas - Vendedor 

Indicadores

Quantidade de clientes que abriram cadastro na filial.

Versão: Processo Operacional Padrão Cadastro de Clientes - atualizado em 26/11/2019 por Daiane Bianchini