Mariano:Manual Cadastro de Clientes à Vista

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Para cadastrar um cliente a vista no sistema, confirmar: 

Pessoa Jurídica - confirmar os dados informados no Sintegra/Receita

Pessoa Física – confirmar CPF x nome na receita federal.

  www.sintegra.gov.br

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp

Cadastros / Clientes e Fornecedores / Clientes / Cadastro

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Todos os dados do cadastro deverão ser digitados em letra maiúscula, sem acento e sem caracteres especiais.

O único campo digitado com letra minúscula deve ser o e-mail.

Código Cliente: Para incluir um novo cliente, digitar 0 e teclar enter

Cliente: Nome do cliente ou razão social

Fantasia: Nome fantasia para pessoa jurídica ou repetir o nome do cliente para pessoa física

Tipo de Cliente: F – Pessoa Física J- Pessoa Jurídica

Tipo de Mercado: I – Interno

Tipo de Empresa: Escolher o tipo de empresa de acordo com a atividade do cliente. Para Consumidor Final, selecionar a opção 99 – Outros

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Tipo Direito Propriedade: 1 – Privada    2 - Pública                                         

CNPJ/CPF: Se o tipo de Cliente = F - digitar o CPF

                   Se o tipo de cliente = J – digitar o CNPJ

Indicativo Núm. Identificação Fiscal: não preencher 

Número identificação Fiscal: não preencher 

Segmento do Cliente:selecionar uma das opções abaixo de acordo com o segmento do cliente. 

No segmento Validação serão colocados os clientes que não se encaixam nos segmentos abaixo e estão sendo analisados pelo Departamento Comercial. 

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É necessário informar o segmento do clientes antes do Ramo de atividade. 

Ramo de atividade: antes de escolher o ramo de atividade de cada cliente é necessária a consulta do CNPJ no site da Receita federal ou no Sintegra para verificar através do CNAE o que a empresa faz e escolher o segmento correto. O vendedor que atende o cliente, também poderá indicar o segmento avisando o responsável pelo cadastro.

Os novos ramos de atividade começam no número 50.000 até 50.100

No ramo de atividade Validação serão colocados os clientes que não se encaixam nos ramos de atividade abaixo e estão sendo analisados pelo Departamento Comercial. 

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 Cliente Contribuinte de ICMS:

Clientes pessoa jurídica ou física (produtor rural), selecionar S (sim), obrigatoriamente esses clientes deverão ter Inscrição Estadual.

Quando cliente não possui Inscrição Estadual, marcar N (não) – não contribuinte.

 Inscrição Estadual: Digitar a Inscrição Estadual do cliente, que será validade pelo sistema.

Os clientes que não possuem Inscrição Estadual, digitar ISENTO

Grupo de Empresas: informar grupo de empresas caso cliente faça parte de um grupo.

GRUPO 2 CONSUMIDOR FINAL - este grupo deve ser usado somente em cadastros feitos para devolução, quando a venda para o cliente foi feita como consumidor.

 Benefício Fiscal: Zero

 Código Suframa / Data: Deixar em branco. Será utilizado somente para as empresas da Zona Franca de Manaus, Área de Livre Comércio e Amazônia Legal

 Tributa ICMS – S

 Tributa IPI – N

 Tributa PIS – S

 Tributa Cofins – S

 Telefone: Digitar o número do telefone do cliente seguindo o padrão:

(XX)XXXX-XXXX em todos os campos que solicitar telefone/fax.

 Caixa Postal / E-mail: Digitar caixa postal caso cliente possua

E-mail:Digitar corretamente o e-mail do cliente, pois o sistema dispara e-mails automáticos em algumas situações.

 Digitar em letra minúscula.

Nos casos em que o cliente possuir dois e-mails separar com ponto e vírgula. 

 Cep: Digitar o cep do cliente, o sistema validará e buscará automaticamente a cidade e estado. Verificar se está correto após a digitação.

Caso algum Cep não esteja cadastrado, solicitar o cadastramento do mesmo.

 Endereço: Digitar o endereço do cliente corretamente, sem o número

Obs: Digitar avenida, estrada, rodovia, rua sem abreviações 

 Número do Endereço: Digitar o número do endereço ou SN – para sem número

 Complemento:Digitar o complemento do endereço, caso haja

Quando o endereço do cliente possuir por exemplo quadra ou lote, colocar essa informação no complemento

 Proximidade: Caso necessite, digitar nesse campo os pontos de referência do cliente

 Bairro: Digitar o bairro do cliente

Campo obrigatório, pois caso contrário, não gerará o arquivo xml da nota fiscal

Obs: não abreviar o bairrro, ecrever o nome por extenso. Exemplo: Jardim

 Cidade: Campo automático de acordo com o Cep informado

 Estado: Campo automático de acordo com o Cep informado

 Situação Cliente:  A – Ativo  I - Inativo

O cliente somente será ativado mediante a consistência dos dados necessários para o cadastro, quando clicar no botão do rodapé da página, denominado regra.

Essa rotina validará os dados necessários para o cadastro, e informará os campos faltantes para ativação do cliente.

O cliente sempre nascerá no status de Inativo.

 Código do País: Campo automático de acordo com o Cep informado

 Cliente e/ou Fornecedor: A Cliente /Fornecedor 

Código do Regime tributário: 3 Regime Normal

 Mensagem 1: 0

 Mensagem 2: 0

 Mensagem 3: 0

 Mensagem 4: 0

 Número Identificação Fiscal: em branco

 Bloqueia Crédito Cliente: N – Não

 Motivo Situação:

 9 – Cadastro à vista (cadastros para vendas à vista em dinheiro e cartão)

 17 – Cliente Cheque

 Observação Motivo: descrever a justificativa do motivo, caso necessário

 E-mail para documentos eletrônicos:Digitar corretamente e em letra minúscula, o e-mail onde o cliente receberá automaticamente os arquivos Danfe e Xml gerados pelo sistema.

A Sefaz só permite envio de e-mails com até 60 caracteres. 

Nos casos em que o cliente possuir dois e-mails separar com ponto e vírgula. Se ultrapassar os 60 caracteres o outro e-mail deve ser cadastrado na aba CONTATO. 

 Código Anterior: Se o cliente possuir cadastro no sistema OM digitar corretamente o código do sistema anterior. Esse código é de extrema importância para importação e exportação de dados.

 Clicar enter até inserir os dados do cadastro no sistema.

 Sempre que cadastramos um cliente o sistema gera automaticamente um código para o fornecedor, para isso devemos confirmar a mensagem clicando em OK.

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Se os endereços de entrega e cobrança são os mesmos podemos replicá-los. Colocando A para ambos, o sistema replica os endereços automaticamente não precisando digitá-los novamente. Caso sejam diferentes, preencher as abas Entrega e Cobrança.

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Clique em ok e preencha a aba Definições.

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Empresa: 1 - Empresas de Mato Grosso do Sul

                2 – Empresas de Mato Grosso

                3 – Empresa de Rondônia   

                4 – Empresas do Pará 

                6 - WM Comércio de Lubrificantes

Filial:

Mato Grosso do Sul

100 – Dourados

101 – Campo Grande

 Mato Grosso

200 – Várzea Grande

201 – Rondonópolis

202 – Sinop

 Rondônia

300 – Vilhena

301 – Porto Velho

302 - Rio Branco

303 - Ji Paraná 

 Pará

400 – Novo Progresso

401 – Santarém

402 - Ananindeua

403 - Marabá 

 Mato Grosso

600 – WM – Várzea Grande 

601 - Wm - Cuiabá

602 - Lucas do Rio Verde 

Mato Grosso do Sul

900 - Campo Grande

901 - Corumbá 

902 - Três Lagoas 

Mato Grosso do Sul 

800 - Dourados 


Data/Valor Limite Crédito:

Cadastro à vista - dinheiro e cartão limite de crédito R$ 0,00

 Os cadastros para vendas no cartão devem ser feitos no sistema sempre como se a venda fosse em dinheiro. O vendedor fará a alteração para cartão no pedido.

Limite cheque à vista: 0,00

Limite Cheque à prazo: pessoa física R$1.000,00 - pessoa jurídica R$ 2.000,00

 Para cadastro de vendas no cheque seguir limite de acordo com a Política de Crédito e Cobrança.

 Limite Aprovado: S – Sim

 Categoria: 70 embandeirado

Informar categoria somente para clientes embandeirados

 Representante: Código da equipe de venda a que o representante pertence

 Vendedor: Código do vendedor para o cliente, e que pertence a equipe

Os clientes dos VENDEDORES DE BALCÃO deverão ser cadastrados com equipe Própria Empresa, somente no pedido o vendedor que vez a venda informa o seu código de representante. 

 Tabela de Preço Padrão: informar de acordo com a filial se a tabela de preço é varejo ou atacado

 Condição de Pagamento Padrão: AV – à vista para cartão e dinheiro

CHAV - cheque a vista 

Cheque a prazo: selecionar  as condições de pagamento de cheques conforme os prazos de pagamento. 

 % de Frete: 0,00

 Transportadora Padrão: selecionar a transportadora usual do cliente

 Frete CIF ou FOB:

 CIF - frete por conta do emitente

 FOB - frete por conta do destinatário

 Código Forma de Pagamento:

1 – dinheiro

3 - cheque a vista

15 – cheque à prazo

 Usar forma de pagamento 1 para vendas em dinheiro e cartão

 Data Início Prazo Médio Recebimento: não preencher

 Período para Cálculo Desconto: não preencher

 % Desconto Antecipação: não preencher

 % Pontualidade: não preencher

 % Mora Mês / Tolerância: não preencher

 Tipo de Juros: “S” simples

 Portador: 9999

 Carteira: 99

 Critério Dia Vencimento: “S” dias corridos mantem

 Quantidade Dias Vencimento: 0

 Conta Contábil 1: 10340 – clientes

 Conta Contábil 2: 20380 – adiantamento a clientes

 Conta Auxiliar 1: em branco – após a ativação do cadastro sistema informa automaticamente a conta

 Conta Auxiliar 2: em branco

Dia Vencimento Semana: em branco

 1º Dia Especial: em branco

 2º Dia Especial: em branco

 3º Dia Especial: em branco

 Exige Agendamento: N

 Código Fator Correção Contratos: 01 Real

 Sequência Endereço de Entrega Padrão: 0

 Sequência Endereço Cobrança Padrão: 0

 Situação Tributária: em branco

 Origem Percentual Comissão: em branco

 Desc. Percentual Perda: em branco

 Categoria Análise de Crédito: em branco

 Motivo desoneração ICMS: 0 nenhum

 Gerar pedido com componentes /volumes separados: em branco

 Consumidor Final: S- Sim  ( Isento de Inscrição Estadual)           N- Não  (Com Inscrição Estadual)

 Indicativo Presencial: em branco

 Avalista Ativo: em branco

 Total para Avalizar: 0,00

 Valor avalizado: 0,00

 Disponível para avalizar: 0,00

 Recibo Obrigatório: N – não

Consumidor Final: deixar este campo em branco

 Finalidade:

 C – Consumo (dentro do próprio estado)

 R – Revenda (para qualquer UF)

 F – Consumo (para clientes de outras UF que compram para consumo na UF da filial)

 Clicar enter até inserir.

Endereço de Entrega 

O endereço de entrega sequência 1 deve ser por padrão sempre o endereço cadastrado na Receita Federal ou Sintegra. 

Clientes com mais de um endereço de entrega com o mesmo CNPJ/CPF e Inscrição Estadual, basta criar a sequência e cadastrar o novo endereço. 

Segue exemplo: 

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Para cadastrar o endereço de entrega clique na aba Entrega. 

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Observe que o endereço sequência 1 é o endereço principal do cadastro. 

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Quando cliente possuir mais de um endereço de entrega cadastrar com sequência 2. 

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Clientes com mesmo CPF/CNPJ e INCRIÇÃO ESTADUAL diferentes

O endereço de entrega sequência 1 deve ser por padrão sempre o endereço cadastrado na Receita Federal ou Sintegra. 

Exemplo: temos situações de clientes que possuem várias FAZENDAS, nesses casos eles tem o mesmo CPF com Inscrição Estadual diferentes. 

Para fazer o cadastro desses clientes cadastrar no endereço de entrega a sequência 2. 

Segue um exemplo: 

Fazenda endereço de entrega 1 - Endereço e Inscrição Estadual da primeira fazenda cadastrada

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Fazenda endereço de entrega 2 - Endereço e Inscrição Estadual da segunda fazenda cadastrada

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Nos casos em que o cliente possuir mais de um e-mail para envio de documentos eletrônicos e o possuir mais de 60 caracteres, usar a aba contato para inserir. Para que o cliente receba o e-mail é imprescindível colocar o código de nível 10. 

Contato 1

Envio de Documentos Eletrônicos 

Cliente: mesmo código do cliente do cadastro

Sequência:  informar a sequência de acordo com o próximo contato cadastrado

Nome:nome de quem que vai receber o e-mail com o documento eletrônico

Data de Nascimento:data de nascimento de quem irá receber o documento eletrônico

Cód. Nível: 10 

Setor:setor que a pessoa que irá receber o documento eletrônico atua

Cargo:cargo de quem irá receber o documento eletrônico

Telefone / Ramal:telefone de quem irá receber o documento eletrônico

Fax:

E-mail:e-mail de quem receberá o documento eletrônico

Situação:ativo

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Validar e Ativar o Cadastro

 O cadastro é ativado somente no botão Regra. Ao clicar neste botão o sistema valida e caso algum campo obrigatório não tenha sido preenchido o cadastro não é ativado.

Clicar no botão Regra.

Clicar no botão Validar

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Clique em Ok

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Após a validação do cadastro, clique novamente no botão regra para ativar o cadastro.

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Escolha a opção Ativar

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Se houver algum campo não preenchido ou com erro o sistema não ativa o cadastro e mostra o erro. Quando o cadastro está correto clicar em ok, para confirmar a ativação do cadastro.

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