Política para cobrança Boleto Registrado sem envio para o Cartório

De mariano
Ir para: navegação, pesquisa

POLÍTICA PARA A COBRANÇA: BOLETO REGISTRADO SEM ENVIO AUTOMÁTICO PARA CARTÓRIO

Responsabilidades da Cobrança

Data Vencimento: Dep. Cobrança

Até 60 dias: Dep. Cobrança e Analista de Crédito

De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial

Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS - para Analista de Crédito e Cobrança

Cobrança Títulos vencidos até 30 dias antes de incluir no Serasa.

1) Primeiro contato com o cliente: Enviar email informativo para cliente com 1 dias título vencido.

2) Entrar em contato com cliente com 2 dias título vencido, acordando data provável pagamento, até 15 dias corridos da data vencimento, agendando data do possível pagamento no follow-up do sistema. Após esse período a unidade deverá assumir a cobrança. 

3) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.

3.1) Caso cliente não tenha cumprido data acordada para pagamento, entrar em contato com cliente para confirmação se realizou ou não o pagamento:

3.1.1) Caso o cliente informe que fez o pagamento, pedir o comprovante de pagamento, para efetuar a baixa.

3.1.2) Caso o cliente informe que não fez o pagamento, agendar uma nova data informando no follow-up o acordo.

Cobrança Títulos vencidos entre 30 e 60 dias com inclusão Serasa.

4) Caso não seja possível negociação com cliente até 30 dias vencidos, a Auxiliar Administrativa deve verificar com o Gerente Comercial para inclusão no SERASA, com a confirmação que possui o comprovante de entrega da mercadoria ao cliente.

4.1) A unidade deverá gerar relatório dos boletos registrados sem envio para cartório com situação serasa e tentar nova negociação informando no follow-up.

5) Fazer negociação com no máximo 60 dias vencido data original. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e consultar Serasa).

6) Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias vencido data original. O Departamento de Cobrança realizará a baixa do pagamento bancário após a conferência do extrato enviado pela coordenação. Nos casos de títulos já protestados solicitar a coordenadora de crédito e cobrança a emissão da carta de anuência.  

7) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado. Caso tenha ocorrido o pagamento, retirar a negativação do cliente no Serasa.

8) O prazo máximo pra ser acordado negociação com cheque pré será para até 90 dias. Caso cliente retorne com proposta de pagamento com prazo superior a 90 dias. Deverá ser enviada a Analista Crédito, e esta , consultar serasa , se necessário definir com gerente vendas.

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - DE 61 A 120 DIAS

Para Gerente Comercial e Vendedor da área

Gerente Comercial

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - DE 61 A 120 DIAS

Vendedor/ Gerente Comercial

1)Todo mês o vendedor e gerente receberão a inadimplência de usa área, vencida entre 61 e 90 dias.

2) O vendedor poderá negociar por um prazo de até 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.

3) O gerente poderá enviar notificação extrajudicial para os clientes com valor da dívida até 3.999,99. 

Segue o modelo de notificação: 

4) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com qualquer tipo de negociação esta não poderá ser superior a 120 dias do vencimento do titulo original.

5) O Gerente poderá fazer o contrato de confissão de dívidas conforme modelo:

  1. Contrato Confissão de Dívida com Fiador
  1. Contrato Confissão de Dívida

Retorno da Cobrança realizada pelo Gerente Comercial / Vendedor

Receber a cobrança e imediatamente iniciar as negociações juntamente com o vendedor.

"O Gerente Comercial deverá avaliar a cobrança realizada pelo Vendedor, e reportar para Departamento de Cobrança no prazo estipulado por e-mail, em torno de 60 dias. Ou seja, todo início mês, receberão uma cobrança a ser realizada e deverão retornar para Departamento Cobrança a cobrança anterior, com as seguintes diretrizes:

1) Envio para Jurídico

2) Manter sob responsabilidade Gerência

3) Perda

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - Acima de 121 DIAS

Remessa para o jurídico

Preparação documentos para envio Jurídico - dívida acima de 4.000,00 (Valor Original, não inclui despesas de cartório ou processuais)

1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadatrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;

2) Gerar relatório 115 em Finanças - Gestão de Contas a Receber - Contas a Receber - Relatórios

3) Enviar a negativação do SERASA ou providenciar o protesto destes títulos sob orientação do advogado;

4) Consultar o quadro social dos sócios no Serasa

5) Preencher e assinar o formulário duplicatas;

6) Separar notas e comprovantes de entrega ao cliente (canhoto assinado)

7) Conferir todos os documentos acima, digitalizar e enviar por e-mail ao Escritório de Advocacia Mariano e Fernandes, nos e-mails: fernando@fernandesepossamai.com.br e leticia@fernandesepossamai.com.br

Quando necessário o envio dos documentos originais o escritório solicitará. 

8) Valor dívida acima de 4.000,00

8.1) Ação judicial;

8.2) Departamento Cobrança acompanhará o andamento do processo.

IMPORTANTE

1)As negociações, recebimentos em cheques, confissões de divida, tem o seguinte prazo pra serem realizadas: Cobrança: Até 90 dias do vencimento do título; Vendedor/ Gerente: Até 120 dias do vencimento do titulo;

2) Quando receber títulos com cheques, sempre detalhar o numero cheque, banco e valor no recibo emitido para cliente.

3) O cumprimento dos prazos acima estabelecidos serão acompanhados pela Analista Crédito.

4) O envio para Jurídico e protocolos dos documentos enviados, será de responsabilidade da unidade, com supervisão Coordenador Administrativo.

5) Titulos cujo cumprimento do acordo não foi cumprido, só pode ser renegociados pelo jurídico. Ex.: Cliente devia R$ 10.000,00 atraves de titulos vencidos com 50 dias. Para permanecer na empresa estes titulos devem ser negociados com um prazo máximo de 70 dias, totalizando o prazo maximo de 120 dias. Caso este cheque do cliente volte, o titulo deverá ir diretamente pro juridico.

6) Os títulos não recebidos entre 180 e 210 dias, a comissão será estornada, bem como debitadas do resultado na DRG.