Mariano:Manual vendas microton android
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MTVENDORS
O aplicativo MTVendors, desenvolvido pela empresa Microton se propõe a auxiliar o consultor de vendas externo na tarefa de realizar pedidos/orçamentos de forma offline provendo quando solicitado a transmissão para o MTServer que por sua vez realizará a integração destes com o Sapiens.
o MTvendors possui duas versões funcionais atualmente. A primeira é valida para uso em computadores e palm tops com ambiente windows e é explanada no manual de Vendas Microton(MTVendors Windows), a segunda é valida para equipamentos que utilizam ambiente android (celulares, tablets, etc...) e será explicada em detalhes abaixo neste manual.
O MTvendors é composto basicamente de uma Tela Principal cujos icones disponibilizam acesso as telas funcionais. Para acessa-las clique sobre o icone correspondente a tela desejada.
Durante este tutorial você vai encontrar instruções e explicações sobre cada funcionalidade disponibilizada nas telas e como melhor aproveitar o Sistema que lhe foi entregue.
A partir da Tela Principal (abaixo postada) você encontrará todos os ícones de trabalho.
IMAGEM1
Esta apresenta os ícones que identificam os recursos disponíveis no Sistema. No decorrer do uso do software você verá que praticamente todas as informações que você necessita sempre estarão a no máximo dois cliques na tela e na maioria das vezes com possibilidade de retornar até o ponto de partida sem perda de informações.
Nesta tela você encontrará as seguintes guias:
Sincronização
Por se tratar de um aplicativo de uso offline existe a necessidade de sincronizar os dados das tabelas do banco de dados do ERP (Sapiens) com o MTVendors. Esta operação deverá ser constantemente repetida a fim de manter os dados atualizados, porem, a primeira vez em que isto é realizado é a mais demorada importando todos os dados do Sapiens para o MTVendors relativos e necessários a equipe de vendas que utilizará o Tablet. Esta operação é realizada através do ícone na tela principal ou acionando um ícone similar na tela de sincronização conforme mostra figura abaixo.
Apos acionada a sincronização o sistema ira questionar que tipo de sincronização você deseja realizar, sendo que as opções são descritas abaixo:
- Sincronizar Dados
- Retransmitir Dados
- Enviar Base de Dados
Ao selecionar uma delas o usuário será apresentado a tela abaixo onde deverá presionar o botão clique para iniciar".
Feito isto o sistema ira iniciar o procedimento de sincronização apresentando, caso o usuário queira, um log das operações realizadas através do botão ver logs na parte inferior da tela .
Ao final desta Operação o sistema deverá mostrar a tela abaixo indicando sucesso na operação.
Caso ocorra algum erro durante este processo o sistema ira indicar com a tela de erro abaixo.
Neste caso o usuário deverá consultar o log da operação que ira apresentar uma descrição mais detalhada do problema
Consulta de Clientes
Ao acessar o icone na pagina principal do MTVendors o usuário será direcionado a uma pagina de consulta de clientes.
Nesta tela o sistema ira apresentar uma tela de filtro como a vista na imagem abaixo.
Caso o usuário queria pode se utilizar dos filtros nesta tela para reduzir a busca, para isto basta clicar no filtro escolhido e preencher conforme sua necessidade.
Não havendo a necessidade de filtros o usuário poderá simplesmente descartar esta tela passando o dedo no ecrâ horizontalmente da esquerda para a direita que a tela de filtro se recolherá dando visão para os cadastros dos clientes.
Caso necessite de informações detalhadas sobre algum cliente em específico devera clicar sobre o nome do mesmo que o aplicativo abrira uma outra tela com dados.
Nesta tela é possível ainda obter informações sobre:
- Pareceres
- Contatos
- Endereços
Para isto o usuário deve clicar na parte superior esquerda da tela e selecionar qual informação deseja.
Consulta de Produtos
Ao acessar o ícone na pagina inicial do MTVendors o usuário será direcionado a pagina de consulta de produtos.
Nesta tela um filtro será apresentado para que o usuário possa reduzir a quantidade de registros apresentados.
Da mesma forma que na Consulta de Clientes, se o usuário não quiser efetuar um filtro poderá recolher a mesma passando o dedo no ecrâ da esquerda para a direita (conforme imagem abaixo) e os registros de produtos serão apresentados.
Ao clicar em um produto específico você será direcionado a uma descrição mais detalhada do produto.
Novo Pedido
Para efetuar um pedido o usuário deve clicar no ícone na tela principal do MTVendors.
O inicio do processo de vendas se dá com a indicação de qual cliente se vai atender. Para isto o usuário pode indicar tanto a Razão social, o código do cliente e ou o CNPJ/CPF do mesmo)