Política para Cobrança Boleto Registrado com Envio Automático para Cartório

De mariano
Revisão de 19h11min de 19 de maio de 2022 por Daiane.bianchini (discussão | contribs)

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POLÍTICA PARA A COBRANÇA: BOLETO REGISTRADO COM ENVIO AUTOMÁTICO PARA CARTÓRIO

Responsabilidades da Cobrança

Data Vencimento: Dep. Cobrança

Até 60 dias:Dep. Cobrança e Analista de Crédito

De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial

Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS

Para Analista de Crédito e Cobrança

Cobrança Títulos Antes de ir a Cartório

1) Primeiro contato com o cliente: Enviar email informativo para cliente com 1 dia título vencido.

2) Entrar em contato com cliente com 2 dias título vencido, acordando data provável pagamento, antes de ir para cartório. 

Caso cliente queira liquidar o boleto com pagamento na loja, receber em até 9 dias após o vencimento. Para negociações antes do protesto recebimento no máximo em 9 dias, agendando data do possível pagamento no folow-up do sistema.

3) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.

3.1) Caso cliente não tenha cumprido data acordada para pagamento, entrar em contato com cliente para confirmação se realizou ou não o pagamento:

3.1.1) Caso o cliente informe que fez o pagamento, pedir o comprovante de pagamento, verificando o porque a baixa não foi feita automaticamente;

3.1.2) Caso o cliente informe que não fez o pagamento, agendar uma nova data informando no follow-up o acordo.

Cobrança Títulos em Cartório

1) Ligar para o cliente e confirmar se recebeu o aviso de cartório. 

Observação: Nos casos que houver títulos em aberto antes de ir para cartório ou pedidos a liberar será feita a cobrança normalmente.

Cobrança Títulos após protesto

1) Caso não seja possível negociação com cliente antes de ir a cartório, o departamento de cobrança acompanhará se o título será pago em cartório, ou será protestado.

1.1) Gerar relatório dos títulos em cartório a mais de 25 dias vencidos cobrando o banco do não pagamento.

2) Os títulos com retorno do banco que sofreram protesto, o departamento de cobrança, entrará em contato para negociação, abastecendo o follow-up com informações da negociação e dia pagamento.

3) Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias vencido data original. O Departamento de Cobrança realizará a baixa do pagamento bancário após a conferência do extrato enviado pela coordenação. Nos casos de títulos já protestados solicitar a coordenadora de crédito e cobrança a emissão da carta de anuência. 

4) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.

5) O prazo máximo pra ser acordado negociação será para até 90 dias. Caso cliente retorne com proposta de pagamento com prazo superior a 90 dias,deverá ser enviada a Analista Crédito, e esta consultar serasa .Se necessário definir com gerente vendas.

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - DE 61 A 120 DIAS

Para Gerente Comercial e Vendedor da área

Vendedor/ Gerente Comercial

1)Todo mês o vendedor e gerente receberão a inadimplência de usa área, vencida entre 61 e 90 dias.

2) O vendedor poderá negociar com um prazo de até 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido. 

3) O gerente poderá enviar notificação extrajudicial para os clientes com valor da dívida até 3.999,99. 

Segue o modelo de notificação: 

4) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com qualquer tipo de negociação esta não poderá ser superior a 120 dias do vencimento do titulo original.

5) O Gerente poderá fazer o contrato de confissão de dívidas conforme modelo:

  1. Contrato Confissão de Dívida com Fiador
  1. Contrato Confissão de Dívida

Realizar o procedimento de baixa por substituição no sistema de acordo com o manual abaixo:

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Baixa_por_Substitui%C3%A7%C3%A3o/Contrato_de_Confiss%C3%A3o_de_D%C3%ADvidas


Retorno da Cobrança realizada pelo Gerente Comercial / Vendedor

Receber a cobrança e imediatamente iniciar as negociações juntamente com o vendedor.

"O Gerente Comercial deverá avaliar a cobrança realizada pelo Vendedor, e reportar para Departamento de Cobrança no prazo estipulado por e-mail, em torno de 60 dias. Ou seja, todo início mês, receberão uma cobrança a ser realizada e deverão retornar para Departamento Cobrança a cobrança anterior, com as seguintes diretrizes:

1) Envio para Jurídico

2) Manter sob responsabilidade Gerência

3) Perda

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - Acima de 121 DIAS

Preparação documentos para envio Jurídico - dívida acima de 4.000,00 (Valor Original, não inclui despesas de cartório ou processuais) 

1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadastrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;

2) Gerar relatório 115 em Finanças - Gestão de Contas a Receber - Contas a Receber - Relatórios

3) Enviar extrato do SERASA 

4) Instrumentos de Protesto

5) Consultar o quadro social dos sócios no Serasa

6) Preencher e assinar o formulário duplicatas;

7) Separar notas e comprovantes de entrega ao cliente (canhoto assinado)

8 ) Conferir todos os documentos acima, e enviar com protocolo para Escritório Mariano e Fernandes em Dourados - MS 

9) Valor dívida acima de 4.000,00

9.1) Ação judicial;

9.2) Departamento Cobrança acompanhará o andamento do processo.

10) Conferir todos os documentos acima, digitalizar e enviar por e-mail ao Escritório de Advocacia Mariano e Fernandes, nos e-mails: assessoria@marianoefernandes.com.br e fernando@marianoefernandes.com.br

IMPORTANTE

1) As negociações, recebimentos em cheques, confissões de divida, tem o seguinte prazo pra serem realizadas: Cobrança: Até 90 dias do vencimento do título; Vendedor/ Gerente: Até 120 dias do vencimento do titulo;

2) Quando receber títulos com cheques, sempre detalhar o numero cheque, banco e valor no recibo emitido para cliente.

3) O cumprimento dos prazos acima estabelecidos serão acompanhados pela Analista Crédito.

4) O envio para Jurídico e protocolos dos documentos enviados, será de responsabilidade da unidade, com supervisão Coordenador Administrativo.

5) Titulos cujo cumprimento do acordo não foi cumprido, só pode ser renegociados pelo jurídico. Ex.: Cliente devia R$ 10.000,00 atraves de titulos vencidos com 50 dias. Para permanecer na empresa estes titulos devem ser negociados com um prazo máximo de 70 dias, totalizando o prazo maximo de 120 dias. Caso este cheque do cliente volte, o titulo deverá ir diretamente pro juridico.

6) Os títulos não recebidos entre 180 e 210 dias, a comissão será estornada, bem como debitadas do resultado na DRG.