POP:Cadastro de Clientes
Procedimento Operacional Padrão - Cadastro de Clientes
Data: 09/10/2020
1. Objetivo
2. Aplicação
Auxiliar Cadastro e Auxiliar Administrativo
É de responsabilidade da Elizabeth a implantação deste processo assegurando os melhores resultados.
3. Documentos de Referência
4. Siglas, Abreviaturas e Terminologia
PF - Pessoa Física
PJ - Pessoa Jurídica
CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Júridica
CPF - Cadastro de Pessoa Física
RG - Regostro Geral
ICMS - Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e comunucação.
IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados
PIS - Programa de Integração Social
COFINS - Contribuição sobre Financiamento da Seguridade Social
CARTS - Carteira Semanal
CARTQ - Carteira Quinzenal
CARTM - Carteira Mensal
CEP - Código de Endereçamento Postal
C- Consumo
R - Revenda
F - Consumo Fora
5. Responsabilidades e Autoridades
Atividades |
Responsável |
Cadastro do cliente como Prospect | Consultor de Vendas |
Consulta CNPJ ou CPF | Auxiliar Administrativo / Auxiliar Cadastro |
Cadastro a Vista | Auxiliar Administrativo |
Consulta das Referências Comerciais | Auxiliar Cadastro |
Definição do Limite de Crédito | Auxiliar Cadastro / Gerente Comercial |
Cadastro a Prazo | Auxiliar Cadastro |
6. Diretrizes
Seguir a Política de Cadastro / Crédito.
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manuais_Pol%C3%ADtica_Cadastro/Cr%C3%A9dito]
7. Descrição das Atividades
7.1 - O Consultor de Vendas abre um orçamento.
7.2 - O Consultor de Vendas cadastra o cliente como Prospect.
7.3 - O Consultor de Vendas finaliza o orçamento.
7.4 /7.5 - Se o orçamento não foi efetivado o Consultor de Vendas mantém o cliente como Prospect e o pedido em orçamento.
Se o cliente efetiva o orçamento o Consultor de Vendas solicita a efetivação do Prospect como Cliente.
7.6 /7.7 - Se o cadastro do cliente for a vista o Consultor de Vendas informa o código do Prospect ao Auxiliar Administrativo. O processo encaminha-se para o item 7.7.
Se o cadastro do cliente for a prazo o Consultor de Vendas encaminha por e-mail o código do Prospect cadastrado para Axiliar Cadastro. O process encaminha-se para o item 7.15.
7.7 - O Auxiliar Administrativo consulta CNPJ ou CPF do cliente na Receita Federal ou Sintegra.
Para CNPJ, consultar Sintegra
Para CPF, consultar Receita Federal
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp
7.8 /7.9 - Se o cliente está com a situação irregular o Auxiliar Administrativo informa ao Consultor de Vendas. O processo encaminha -se para o item 7.19.
Se o cliente está com a situação regular o Auxiliar Administrativo confere os dados digitados.
7.10 /7.11 - Se o cadastro estiver correto o Auxiliar Administrativo altera o Prospect para Cliente. O processo encaminha-se para o item 7.13.
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Cadastro_de_Clientes_%C3%A0_Vista
Se no cadastro do Prospect constar informações incorretas ou faltantes o Auxiliar Administrativo entra em contato com o Consultor de Vendas.
7.12 - O Auxiliar Administrativo coleta as informações com o Consultor de Vendas.
7.13 - O Auxiliar Administrativo finaliza o cadastro.
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Cadastro_de_Clientes_%C3%A0_Vista
7.14 - O Auxiliar Administrativo informa o Consultor de Vendas sobre o cadastro finalizado.
7.15 - A Auxiliar Cadastro abre o e-mail por ordem de chegada.
7.16 - A Auxiliar Cadastro consulta CNPJ ou CPF do cliente na Receita Federal ou Sintegra.
Para CNPJ, consultar Sintegra
Para CPF, consultar Receita Federal
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp
7.17 /7.18 - Se o cliente está com situação irregular a Auxiliar Cadastro informa ao Consultor de Vendas. O processo encaminha-se para o item 7.19.
Se o cliente está com situação regular a Auxiliar Cadastro confere os dados digitados. O processo encaminha-se para o item 7.20.
7.19 - O Consultor de Vendas verifica com o cliente as informações solicitadas.
7.20 - Após coletar as informações com o cliente, o Consultor de Vendas encaminha e-mail com as informações aos solicitantes.
7.21 /7.22 - Se houver informações incorretas ou faltantes a Auxiliar Cadastro encaminha por e-mail ao Consultor de Vendas. O processo encaminha-se para o item 7.19.
Se o cadastro estiver correto a Auxiliar Cadastro consulta as referências comerciais do cliente.
7.23 - A Auxiliar Cadastro avalia informações e define Limite de Crédito.
7.24 /7.25 - Se o limite de crédito for aprovado pelo Departamento a Auxiliar Cadastro altera o Prospect para Cliente. O processo encaminha-se para o item 7.29.
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Cadastro_de_Clientes_%C3%A0_Prazo
Se o limite de crédito não for aprovado pelo Departamento a Auxiliar Cadastro envia para o Gerente Comercial avaliar.
7.26 - O Gerente Comercial avalia o limite.
7.27 /7.28 - Se o limite for aprovado o Gerente de Vendas informa ao Departamento de Crédito sobre a aprovação. O processo encaminha -se para o item 7.24.
Se o limite for negado o Gerente de Vendas soliicta ao Auxiliar Administrativo a liberação do Cadastro a Vista.
7.29 - A Auxiliar cadastro finaliza o cadastro do cliente.
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Cadastro_de_Clientes_%C3%A0_Prazo
7.30 - A Auxiliar Cadastro informa ao Consultor de Vendas e Gerente Comercial sobre a finalização do cadastro.
8. Registros
Nº de Registro |
Nome do Registro |
R17-01 | ajuda.comercialmariano.com.br |
R17-02 | |
R17-03 | Skype |
R17-04 | www.correios.com.br |
9. Indicadores
Indicador | Fórmula |
Periodicidade |
Meta |
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10. Plano de Comunicação do Processo
O que comunicar |
Quem Comunica | Pra quem comunica |
Quando Comunica |
Como Comunica |
Objetivo Específico |
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11. Anexos:
01 – Fluxograma do Processo
https://cawemo.com/share/4ba20cfb-d355-421b-a02e-c3280555b2ec
Elaborado por: |
Aprovado por: |
Nome: | Nome: |
Controle de Revisões |
Revisão |
Data |
Descrição |
Data da Revalidação |
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