Mariano:Devolucao de Venda

De mariano
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Fluxo do Processo de Devolução de Vendas

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Instrução de Trabalho

Devolução de Venda

OBJETIVO: Retorno do produto de forma adequada no estoque e diminuição na quantidade de produtos devolvidos.


ENTRADAS

Cadastro de Clientes

Cadastro de Fornecedor liberado

Nota Fiscal do Cliente quando o mesmo for CNPJ

Formulário de Devolução Preenchido

Produto devolvido no local destinado a devolução na empresa


INSTRUÇÃO DE TRABALHO – DEVOLUÇÃO DE VENDA

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE DEVOLUÇÃO

Preencher corretamente o formulário e coletar a assinatura do cliente. Nos casos em que devolvemos o valor em dinheiro ao cliente esse formulário serve como recibo.

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Vias do Bloco de Devolução:

Branca – enviar para Operador de Caixa

Amarela – deixar junto com produto da devolução

Azul – não destacar – via fixa do bloco

Guardar o bloco durante o período: ano de emissão mais 5 anos

As devoluções de venda podem ser originadas de vendas a consumidor final e vendas para clientes com cadastro (pessoa física e jurídica).


DEVOLUÇÃO CLIENTE CONSUMIDOR FINAL

Nos casos em que o cliente é consumidor final e faz uma devolução temos que preencher os dados cadastrais do cliente no formulário. É importante o registro correto dos dados para o cadastro a vista do cliente. Para as devoluções de clientes consumidor final temos que informar no cadastro do cliente o grupo 2 consumidor, somente com essa informação o sistema busca a nota de origem.

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Importante: se o cliente comprou como consumidor final a nota de devolução deve ser emitida sempre para pessoa física, em hipótese alguma podemos emitir a nota para pessoa jurídica.


DEVOLUÇÃO CLIENTE PESSOA JURÍDICA

Quando cliente for pessoa jurídica é necessário que emita a nota de devolução, nesse caso faremos o lançamento da nota no sistema.

<a href="http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Devolução_de_Venda_Nota_Fiscal_do_Cliente" alt="http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Devolução_de_Venda_Nota_Fiscal_do_Cliente" title="http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Devolução_de_Venda_Nota_Fiscal_do_Cliente">http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Devolu%C3%A7%C3%A3o_de_Venda_Nota_Fiscal_do_Cliente</a>

Após o registro da nota de devolução do cliente no sistema, gerar o relatório 204 . Este relatório lista erros de chave de acesso,série, falta de arquivo xml, número do documento errado, data de emissão ....). Fazer a correção de acordo com a informação listada no relatório. 

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Importante: Só deve ser feita devolução interna para cliente CNPJ se o mesmo fizer a recusa da nota, informando motivo da devolução com motivo da não emissão da nota. 

O cliente deve assinar por extenso no verso da nota fiscal. 


DEVOLUÇÃO CLIENTE PESSOA FÍSICA

Para os clientes pessoa física podemos emitir nota de devolução interna.

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INTEGRIDADE DOS PRODUTOS RECEBIDOS NA DEVOLUÇÃO

Conferir através do relatório 105 os produtos de entrada por devolução x devolução física do produto. 

<a href="http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Relatorio_SRNF105" alt="http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Relatorio_SRNF105" title="http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Relatorio_SRNF105">http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Relatorio_SRNF105</a>

O vendedor é responsável por receber os produtos com condições para uma nova venda. Nos casos em que o Encarregado de Estoque verificar que os produtos recebidos estão danificados, solicitar faturamento dos produtos para vendedor.

<a href="http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Vendas_para_Funcionários" alt="http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Vendas_para_Funcionários" title="http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Vendas_para_Funcionários">http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Vendas_para_Funcion%C3%A1rios</a>


Saídas

Emissão ou entrada da nota fiscal

Produtos devolvidos no estoque


Setores Envolvidos no Processo

Administrativo Unidade (Coordenador Administrativo, Auxiliar Administrativo, Operador de Caixa, Encarregado de Estoque)

Vendas Unidade (Vendedor)

Contabilidade (Analista Fiscal)


Indicadores 

Motivo da Devolução: (venda incorreta, solicitação incorreta do cliente ou inconformidade do sistema)

Devolução ou Troca de Produtos 

Devolução por venda no cadastro incorreto



Processo Subsequente

Baixa de Crédito por Devolução

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Versão: Processo Operacional Padrão Devolução de Venda - atualizada em 31/10/2019 por Daiane Bianchini. 

Atualização: Inclusão dos Indicadores