Política para cobrança Boleto Registrado sem envio para o Cartório

De mariano
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POLÍTICA PARA A COBRANÇA: BOLETO REGISTRADO SEM ENVIO AUTOMÁTICO PARA CARTÓRIO

Responsabilidades da Cobrança

Data Vencimento: Dep. Cobrança

Até 60 dias: Dep. Cobrança e Analista de Crédito

De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial

Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS - para Analista de Crédito e Cobrança

Cobrança Títulos vencidos até 30 dias antes de incluir no Serasa.

1) Primeiro contato com o cliente: Enviar email informativo para cliente com 2 dias título vencido.

2)Entrar em contato com cliente com 3 dias título vencido, acordando data provável pagamento, até 30 dias corridos da data vencimento, agendando data do possível pagamento no follow-up do sistema. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.

3) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.

3.1) Caso cliente não tenha cumprido data acordada para pagamento, entrar em contato com cliente para confirmação se realizou ou não o pagamento:

3.1.1) Caso o cliente informe que fez o pagamento, pedir o comprovante de pagamento, para efetuar a baixa.

3.1.2) Caso o cliente informe que não fez o pagamento, agendar uma nova data informando no follow-up o acordo.

Cobrança Títulos vencidos entre 30 e 60 dias com inclusão Serasa.

4) Caso não seja possível negociação com cliente até 30 dias vencidos, departamento de cobrança solicita autorização do Gerente Comercial para inclusão título Serasa com a confirmação que a unidade tenha comprovante de entrega da mercadoria ao cliente.

4.1) Gerar relatório dos títulos boleto simples sem registro com situação serasa e tentar nova negociação informando no follow-up.

5) Negociar para uma data com no máximo 60 dias vencido data original, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema, e retire a inclusão do Serasa, após compensação cheques.

6) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado. Caso tenha ocorrido o pagamento, retirar a negativação do cliente no Serasa.

7) O prazo máximo pra ser acordado negociação com cheque pré será para até 90 dias. Caso cliente retorne com proposta de pagamento com prazo superior a 90 dias. Deverá ser enviada a Analista Crédito, e esta , consultar serasa , se necessário definir com gerente vendas.

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - DE 61 A 120 DIAS

Para Gerente Comercial e Vendedor da área

Gerente Comercial

1)Todo mês será enviado ao gerente os 05 maiores devedores da empresa, dos títulos vencidos entre 61 e 90 dias aos quais o gerente entrará em contato tentando uma negociação.

2) O gerente poderá negociar por um prazo de 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.

3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não poderá ser superior a 120 dias do vencimento do titulo original.

Vendedor/ Gerente Comercial 1)Todo mês o vendedor e gerente receberão a inadimplência de usa área, vencida entre 61 e 90 dias.

2) O vendedor poderá negociar por um prazo de até 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.

3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não pode ser superior a 120 dias do vencimento do titulo original.

Retorno da Cobrança realizada pelo Gerente Comercial/ Vendedor

"O Gerente Comercial deverá avaliar a cobrança realizada pelo Vendedor, e reportar para Departamento de Cobrança, nos mês subsequente ao recebimento da cobrança. Ou seja, todo iníco mês, receberão uma cobrança a ser realizada e deverão retornar para Departamento Cobrança a cobrança anterior, com as seguintes diretrizes:

1) Envio para Jurídico

2) Manter sob responsabilidade Gerência

3) Perda

4) Serasa

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - Acima de 121 DIAS

Remessa para o jurídico

Somente poderá ser enviada cobrança ao Jurídico, quando a dívida do cliente for acima de 2.000,00.

Preparação documentos para envio Jurídico - dívida de 2.000,00 a 3.999,99.

1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadatrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;

2) Gerar relatório de títulos em aberto do cliente;

3 ) Conferir todos os documentos acima, e enviar com protocolo para Escritório Mariano e Fernandes em Dourados - MS

Valor Dívida de 2.000,00 a 3.999,99

1) Notificação Extrajudicial, com prazo de 30 dias;

2) Caso não recebido em 60 dias do dia do envio ao escritório, alterar para "perda";

Preparação documentos para envio Jurídico - dívida acima de 4.000,00

1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadatrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;

2) Providenciar o protesto destes títulos / separar instrumento de protesto para Escritório Advocacia( somente este tem validade)

3) Preencher e assinar o formulário duplicatas;

4) Separar notas e comprovantes de entrega ao cliente (canhoto assinado)

5 ) Conferir todos os documentos acima, e enviar com protocolo para Escritório Mariano e Fernandes em Dourados - MS

Valor dívida acima de 4.000,00

1) Ação judicial;

2) Departamento Cobrança acompanhará o andamento do processo.

IMPORTANTE

1)As negociações, recebimentos em cheques, confissões de divida, tem o seguinte prazo pra serem realizadas: Cobrança: Até 90 dias do vencimento do título; Vendedor/ Gerente: Até 120 dias do vencimento do titulo;

2) Quando receber títulos com cheques, sempre detalhar o numero cheque, banco e valor no recibo emitido para cliente.

3) O cumprimento dos prazos acima estabelecidos serão acompanhados pela Analista Crédito.

4) O envio para Jurídico e protocolos dos documentos enviados, será de responsabilidade da unidade, com supervisão Coordenador Administrativo.

5) Titulos cujo cumprimento do acordo não foi cumprido, só pode ser renegociados pelo jurídico. Ex.: Cliente devia R$ 10.000,00 atraves de titulos vencidos com 50 dias. Para permanecer na empresa estes titulos devem ser negociados com um prazo máximo de 70 dias, totalizando o prazo maximo de 120 dias. Caso este cheque do cliente volte, o titulo deverá ir diretamente pro juridico.

6) Os títulos não recebidos entre 180 e 210 dias, a comissão será estornada, bem como debitadas do resultado na DRG.