Política para Cobrança Cheque Devolvido
POLÍTICA PARA A COBRANÇA: CHEQUES DEVOLVIDOS
Responsabilidades da Cobrança
Até 60 dias: Coordenador Administrativo /Auxiliar Administrativo
De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial
Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS
Para Dep. Cobrança
Coordenador Administrativo
1) Todo cheque devolvido, assim que mesmo retornar para Loja, o Coordenador Administrativo, deverá realizar o procedimento no sistema e separar cópia do cheque para Auxiliar Administrativo;
Cobrança Cheque Devolvido do Próprio Cliente
1) Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia do cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar a consulta no Serasa).
2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento do original.
4)Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa).
Cobrança Cheque Sustado
1) Assim que Auxiliar Administrativo receber o email, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques sustados, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa). Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante de entrega de mercadoria e incluir no Serasa o cheque sustado."
2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório do provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 60 dias vencimento original.
Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar consulta no Serasa).
Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante entrega mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no serasa o cheque sustado."
Cobrança Cheque Devolvido de Terceiros
1)Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia do cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar a consulta no Serasa).
Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante entrega mercadoria para então incluir no serasa o título do cliente.
2) Diariamente, o Auxiliar Administrativo deve gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento original.
4)Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval e realizar a consulta Serasa).
Em situações em que o cliente, não faz acordo, localizar o comprovante entrega de mercadoria e solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no Serasa o título do cliente.
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - DE 61 A 120 DIAS
Para Gerente Comercial e Vendedor da área
Gerente Comercial
1)Todo mês será enviado ao gerente os 05 maiores devedores da empresa, dos títulos vencidos entre 61 e 90 dias aos quais o gerente entrará em contato tentando uma negociação
2) O gerente poderá negociar por um prazo de 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
3) O gerente poderá enviar notificação extrajudicial para os clientes com valor da dívida até 3.999,99.
Segue o modelo de notificação:
4) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não poderá ser superior a 120 dias do vencimento do título original.
5) O Gerente poderá fazer o contrato de confissão de dívidas conforme modelo:
Vendedor/ Gerente Comercial
1)Todo mês o vendedor e gerente receberão a inadimplência de usa área, vencida entre 61 e 90 dias.
2) O vendedor poderá negociar por um prazo de até 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não pode ser superior a 120 dias do vencimento do título original.
Retorno da Cobrança realizada pelo Gerente Comercial / Vendedor
O Gerente Comercial deverá avaliar a cobrança realizada pelo Vendedor, e reportar para Departamento de Cobrança, nos mês subsequente ao recebimento da cobrança. Ou seja, todo iníco mês, receberão uma cobrança a ser realizada e deverão retornar para Departamento Cobrança a cobrança anterior, com as seguintes diretrizes:
1) Envio para Jurídico
2) Manter sob responsabilidade Gerência
3) Perda
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - Acima de 121 DIAS
Remessa para o jurídico
Preparação documentos para envio Jurídico - dívida acima de 4.000,00
1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadatrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;
2) Gerar relatório 115 em Finanças - Gestão de Contas a Receber - Contas a Receber - Relatórios
3) Separar Cheques Originais
4) Consultar o quadro social dos sócios no Serasa
5) Separar notas e comprovantes de entrega ao cliente (canhoto assinado)
7) Conferir todos os documentos acima, digitalizar e enviar por e-mail ao Escritório de Advocacia Mariano e Fernandes, nos e-mails: assessoria@marianoefernandes.com.br e fernando@marianoefernandes.com.br
Quando necessário o envio dos documentos originais o escritório solicitará.
7) Valor dívida acima de 4.000,00
7.1) Ação judicial;
7.2) Departamento Cobrança acompanhará o andamento do processo.
IMPORTANTE
1)As negociações, recebimentos em cheques, confissões de divida, tem o seguinte prazo pra serem realizadas:
Cobrança: Até 90 dias do vencimento do título;
Vendedor/ Gerente: Até 120 dias do vencimento do titulo;
2) Quando receber títulos com cheques, sempre detalhar o numero cheque, banco e valor no recibo emitido para cliente.
3) O cumprimento dos prazos acima estabelecidos serão acompanhados pela Analista de Crédito.
4) O envio para Jurídico e protocolos dos documentos enviados, será de responsabilidade da unidade, com supervisão do Coordenador Administrativo.
5) Titulos cujo cumprimento do acordo não foi realizado, só pode ser renegociados pelo jurídico. Ex.: Cliente devia R$ 10.000,00 atraves de titulos vencidos com 50 dias. Para permanecer na empresa estes titulos devem ser negociados com um prazo máximo de 70 dias, totalizando o prazo maximo de 120 dias. Caso este cheque do cliente volte, o titulo deverá ir diretamente pro juridico.
6) Os títulos não recebidos entre 180 e 210 dias, a comissão será estornada, bem como debitadas do resultado na DRG.