POP:Produtos em Garantia
Procedimento Operacional Padrão - Produtos em Garantia
Data: 26/08/2020
1. Objetivo
Ressarcimento dos produtos com defeitos
2. Aplicação
Coordenador Administrativo
É de responsabilidade do Valdir a implantação deste processo assegurando os melhores resultados.
3. Documentos de Referência
4. Siglas, Abreviaturas e Terminologia
5. Responsabilidades e Autoridades
Atividades |
Responsável |
Análise do produto com defeito | Consultor de Vendas |
Coleta das informações do veículo | Consultor de Vendas |
Relação dos produtos para envio a garantia | Encarregado de Estoque |
Conferência dos produtos para envio a garantia | Coordenador Administrativo |
Transferência dos produtos para depósito garantia | Coordenador Administrativo |
Alocação dos produtos no local de destino para produtos em garantia | Encarregado de Estoque |
Emissão da Nota FIscal | Analista Fiscal |
Envio dos produtos ao fornecedor | Coordenador Administrativo |
6. Diretrizes
Faturar o produto para o Consultor de Vendas nos casos em que o mesmo aceitar produto danificados que não se encaixem no processo de garantia do fornecedor.
7. Descrição das Atividades
7.1 - O Consultor de Vendas recebe o produto do cliente.
7.2 - O Consultor de Vendas analisa o produto.
7.3/ 7.4 - Se não é possível envio a garantia o Consultor de Vendas informa ao cliente.
Se é possível o envio a garantia o Consultor de Vendas coleta as informações do veículo e cliente. (Veículo: ano, modelo, se possível cópia do documento do veículo).
O Consultor de Vendas deve anotar o tipo de defeito apresentado.
7.5 - O Consultor de Vendas entrega o produto ao Encarregado de Estoque
7.6 - O Encarregado de Estoque relaciona os produtos no Formulário Produtos para Envio a Garantia.
7.7 - O Encarregado de Estoque encaminha o formulário para o Coordenador Administrativo.
7.8 - O Coordenador Administrativo recebe o formulário.
7.9 - O Coordenador Administrativo confere os itens relacionados no formulário com o produto físico no estoque.
7.10 /7.11 - Se o produto pode ser enviado para garantia o Coordenador Administrativo faz a transferência para o Depósito Garantia.
Se não é possível fazer o envio o Coordenador Administrativo fatura para o Consultor de Vendas.
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Vendas_para_Funcion%C3%A1rios
7.12 - O Coordenador Administrativo entrega o formulário para o Encarregado de Estoque.
7.13 - O Encarregado de Estoque confere o formulários com o produto físico.
7.14 / 7.15 - Se a transferência está correta o Encarregado de Estoque arquiva o formulário. O processo encaminha-se para para os itens 7.18,7.19,7.20,7.21 e 7.22
Se a transferência está incorreta o Encarregado de Estoque aponta no formulário o produto transferido incorretamente.
7.16 - O Coordenador Administrativo corrige a transferência fazendo a movimentação inversa.
[http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Transferência_entre_depósitos
7.17 - O Coordenador Administrativo transfere o produto correto.
[http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Transferência_entre_depósitos
7.18 - O Encarregado de Estoque aloca os produtos no local de destino para produtos em garantia.
7.19 - O Encarregado de Estoque informa o Coordenador Administrativo.
7.20 - O Coordenador Administrativo consulta o fornecedor sobre o processo para envio a garantia.
7.21 - O Coordenador Administrativo solicita por e-mail ao Departamento Fiscal a emissão da Nota Fiscal.
7.22 - O Analista Fiscal emite a Nota Fiscal
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Remessa_para_Garantia
7.23 O Analista Fiscal informa ao Coordenador Administrativo sobre a emissão da Nota Fiscal.
7.24 - O Coordenador Administrativo envia os produtos com Nota Fiscal para o fornecedor.
8. Registros
Nº de Registro |
Nome do Registro |
R14-01 | ajuda.comercialmariano.com.br |
R14-02 | Skype |
R14-03 | |
R14-04 | Telefone |
9. Indicadores
Indicador | Fórmula |
Periodicidade |
Meta |
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10. Plano de Comunicação do Processo
O que comunicar |
Quem Comunica | Pra quem comunica |
Quando Comunica |
Como Comunica |
Objetivo Específico |
O recebimento do produto | Consultor de Vendas | Encarregado de Estoque | Sempre que houver produtos para envio a garantia | Pessoalmente entregando o produto | Entregar o produto ao Encarregado de Estoque para envio a garantia |
Os produtos para envio a garantia | Encarregado de Estoque | Coordenador Administrativo | Sempre que houver produtos para envio a garantia | Pessoalmente entregando o Formulário Produtos para envio a Garantia | Informar que ao Coordenador Administrativo que existem produtos para envio a garantia |
Transferência dos produtos para garantia | Coordenador Administrativo | Encarregado de Estoque | Sempre que houver transferência para o depósito garantia | Pessoalmente entregando o Formulário de Produtos para envio a Garantia | Informar ao Encarregado de Estoque que a transferência foi realizada |
Produtos transferidos incorretamente | Encarregado de Estoque | Coordenador Administrativo | Sempre que houver produtos transferidos incorretamente | Pessoalmente entregando o Formulário de Produtos para envio a Garantia | Informar ao Encarregado de Estoque que o produto transferido não é o informado no formulário |
Correção da transferência | Coordenador Administrativo | Encarregado de Estoque | Sempre que houver correção na transferência dos produtos | Pessoalmente entregando o Formulário de Produtos para envio a garantia | Informar ao Encarregado de Estoque que a transferência foi corrigida |
A emissão da Nota Fiscal | Analista Fiscal | Coordenador Administrativo | Sempre que houver emissão de nota fiscal para produtos em garantia | Skype ou E-mail | Informar ao Coordenador Administrativo a emissão da nota fiscal |
11. Anexos:
01 – Fluxograma do Processo
https://cawemo.com/share/a0c92cf9-9454-458d-9be2-653239f04a08
02 - Formulário de Produtos para Envio a Garantia
03 - Tempo de Guarda dos Documentos
Elaborado por: |
Aprovado por: |
Nome: | Nome: |
Controle de Revisões |
Revisão |
Data |
Descrição |
Data da Revalidação |
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