POP:Produtos em Garantia

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Procedimento Operacional Padrão - Produtos em Garantia

Data: 26/08/2020

1. Objetivo

Ressarcimento dos produtos com defeitos.

2. Aplicação

Coordenador Administrativo

É de responsabilidade do Valdir a implantação deste processo assegurando os melhores resultados. 

3. Documentos de Referência

4. Siglas, Abreviaturas e Terminologia

Danfe - Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica

SDE /eDocs - Senior Documentos Eletrônicos 

XML - Arquivo eletrônico 

5. Responsabilidades e Autoridades

Atividades
Responsável 
Análise do produto com defeito Consultor de Vendas 
Coleta das informações do veículo e cliente Consultor de Vendas
Relação dos produtos para envio a garantia Encarregado de Estoque 
Conferência dos produtos para envio a garantia Coordenador Administrativo
Transferência dos produtos para depósito garantia Coordenador Administrativo
Alocação dos produtos no local de destino para produtos em garantia  Encarregado de Estoque 
Emissão da Nota FIscal  Analista Fiscal 
Envio dos produtos ao fornecedor  Coordenador Administrativo

6. Diretrizes

Faturar o produto para o Consultor de Vendas nos casos em que o mesmo aceitar produtos danificados que não se encaixem no processo de garantia do fornecedor. 

7. Descrição das Atividades

7.1 - O Consultor de Vendas recebe o produto do cliente. 

7.2 - O Consultor de Vendas analisa o produto. 

7.3/ 7.4 - Se não é possível envio a garantia o Consultor de Vendas informa ao cliente. 

O Consultor de Vendas coleta as informações do veículo e cliente. (Veículo: ano, modelo, se possível cópia do documento do veículo) e preenche o Formulário Produtos para Envio a Garantia

O Consultor de Vendas deve anotar o tipo de defeito apresentado. 

7.5 - O Consultor de Vendas entrega o produto ao Encarregado de Estoque 

7.6 - O Encarregado de Estoque recebe os produtos e o formulário. 

7.7 - O Encarregado de Estoque encaminha o formulário para o Coordenador Administrativo. 

7.8 - O Coordenador Administrativo recebe o formulário. 

7.9 - O Coordenador Administrativo confere os itens relacionados no formulário com o produto físico no estoque. 

7.10 /7.11 - Se o produto pode ser enviado para garantia  o Coordenador Administrativo faz a transferência para o Depósito Garantia. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Transfer%C3%AAncia_entre_dep%C3%B3sitos

Se não é possível fazer o envio o Coordenador Administrativo fatura para o Consultor de Vendas. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Vendas_para_Funcion%C3%A1rios

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Emiss%C3%A3o_Notas_Fiscais_de_Vendas_Cliente_Retira

7.12 - O Coordenador Administrativo entrega o formulário para o Encarregado de Estoque. 

7.13 - O Encarregado de Estoque confere o formulários com o produto físico. 

7.14 / 7.15 - Se a transferência está correta o Encarregado de Estoque arquiva o formulário. O processo encaminha-se para para os itens 7.18,7.19,7.20,7.21 e 7.22

Se a transferência está incorreta o Encarregado de Estoque aponta no formulário o produto transferido incorretamente. 

7.16 - O Coordenador Administrativo corrige a transferência fazendo a movimentação inversa. 

[http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Transferência_entre_depósitos

7.17 - O Coordenador Administrativo transfere o produto correto. 

[http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Transferência_entre_depósitos

7.18 - O Encarregado de Estoque aloca os produtos no local de destino para produtos em garantia. 

7.19 - O Encarregado de Estoque informa o Coordenador Administrativo.

7.20 - O Coordenador Administrativo consulta o fornecedor sobre o processo para envio a garantia. 

7.21 - O Coordenador Administrativo solicita por e-mail ao Departamento Fiscal a emissão da Nota Fiscal. 

7.22 - O Analista Fiscal gera o espelho  da Nota Fiscal de Remessa no sistema.

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Remessa_para_Garantia

7.23 - O Analista Fiscal encaminha o espelho da nota ao fornecedor. 

7.24 - O fornecedor valida a Nota Fiscal. 

7.25 / 7.26 - Se a Nota Fiscal está incorreta o fornecedor informa o erro ao Departamento Fiscal. Processo encaminha - se para o item 7.27.

Se a Nota Fiscal está correta o fornecedor autoriza a emissão da Nota Fiscal. 

7.27 - O Analista Fiscal corrige a nota Fiscal. 

7.28 - O Analista Fiscal autoriza a Nota Fiscal. 

7.29 - O Analista Fiscal informa ao Coordenador Administrativo. 

7.30 - O Coordenador Administrativo envia os produtos com Nota Fiscal para o fornecedor. 

8. Registros

Nº de Registro 
Nome do Registro
R14-01 ajuda.comercialmariano.com.br
R14-02 Skype
R14-03 E-mail 
R14-04 Telefone 

9. Indicadores

Indicador Fórmula
Periodicidade
Meta Responsável
Conferência do envio e retorno a garantia  (notas de remessa -notas de retorno = 0) Mensal
Paulo/Supervisor Fiscal 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Relatorioi_RFNF127

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Relatorio_SRNF015_KPI


10. Plano de Comunicação do Processo

O que comunicar
Quem Comunica Pra quem comunica
Quando Comunica
Como Comunica
Objetivo Específico
O recebimento do produto Consultor de Vendas  Encarregado de Estoque Sempre que houver produtos para envio a garantia Pessoalmente entregando o produto  Entregar o produto e formulário ao Encarregado de Estoque para envio a garantia
Os produtos para envio a garantia  Encarregado de Estoque Coordenador Administrativo Sempre que houver produtos para envio a garantia Pessoalmente entregando o Formulário Produtos para envio a Garantia Informar que ao Coordenador Administrativo que existem produtos para envio a garantia
Transferência dos produtos para garantia Coordenador Administrativo Encarregado de Estoque  Sempre que houver transferência para o depósito garantia Pessoalmente entregando o Formulário de Produtos para envio a Garantia Informar ao Encarregado de Estoque que a transferência foi realizada
Produtos transferidos incorretamente Encarregado de Estoque  Coordenador Administrativo Sempre que houver produtos transferidos incorretamente Pessoalmente entregando o Formulário de Produtos para envio a Garantia Informar ao Coordenador Administrativo que o produto transferido não é o informado no formulário
Correção da transferência Coordenador Administrativo Encarregado de Estoque  Sempre que houver correção na transferência dos produtos  Pessoalmente entregando o Formulário de Produtos para envio a garantia  Informar ao Encarregado de Estoque que a transferência foi corrigida 
A geração do espelho da Nota Fiscal  Analista Fiscal  Fornecedor  Sempre que houver correção na transferência dos produtos E-mail Informar ao fornecedor sobre a geração da Nota Fiscal 
A validação da Nota Fiscal  Fornecedor  Analista Fiscal  Sempre que houver notas para validação E-mail Informar ao Analista Fiscal se a emissão da Nota Fiscal está de acordo com o processo
A autorização da Nota Fiscal Analista Fiscal Coordenador Administrativo Sempre que houver emissão de nota fiscal para produtos em garantia E-mail Informar ao Coordenador Administrativo a emissão da nota fiscal
O envio dos produtos ao fornecedor Coordenador Administrativo Fornecedor Sempre que houver envio de produtos para garantia E-mail Informar ao fornecedor sobre o envio dos produtos em garantia

11. Anexos:

01 – Fluxograma do Processo

https://cawemo.com/share/a0c92cf9-9454-458d-9be2-653239f04a08

02 - Formulário de Produtos para Envio a Garantia

03 - Tempo de Guarda dos Documentos 

04 - Processo de envio a Garantia Tecfil 

No processo de envio para garantia do fornecedor Tefcil temos 2 situaçãoes: 

Preencher formulário e enviar para o e-mail: evandro.silva@tecfil.com.br, juntamente com as fotos dos produtos. 

  • Garantia com sinistro - produtos com defeito onde houve sinistro

Preencher formulário e enviar para o e-mail: evandro.silva@tecfil.com.br, juntamente com as fotos dos produtos. 


Elaborado por: 
Aprovado por:
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Controle de Revisões 
Revisão
Data
Descrição
Data da Revalidação
00 07/12/2020 Em fase de validação