Mudanças entre as edições de "POP:Conferência e Fechamento do Caixa PDV"
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Edição das 18h21min de 29 de abril de 2021
Procedimento Operacional Padrão - Conferência e Fechamento do Caixa PDV
Data: 29/04/2021
1. Objetivo
Fazer a conferência dos valores a fim de encerrar o caixa com segurança atendendo as exigências financeiras e fiscais.
2. Aplicação
Operador de Caixa
É de responsabilidade da Josefa a implantação deste processo assegurando os melhores resultados.
3. Documentos de Referência
4. Siglas, Abreviaturas e Terminologia
NFe - Nota fiscal Eletrônica
NFCe - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica
XML - Arquivo eletrônico
Danfe - Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica
SDE/eDocs - Senior Documentos Eletrônicos
PDV - Ponto de Venda
AUT - Autorização
DOC = Documento
NSU = Número Sequencial Único
CV = Comprovante de Venda
5. Responsabilidades e Autoridades
Atividades |
Responsável |
Conferência do retorno NFe/NFCe | Operador de Caixa |
Conferência cartões, ch parc e cheques | Operador de Caixa |
Consulta e reenvio das NFe/NFCe | Operador de Caixa |
Execução das sangrias | Operador de Caixa |
Conferência do valor em dinheiro | Operador de Caixa |
Fechamento do Caixa no PDV | Operador de Caixa |
Execução dos ajustes de acordo com cada situação | Operador de Caixa / Coordenador Administrativo |
Entrega dos relatórios do caixa conferidos ao Coordenador Administrativo | Operador de Caixa |
Conferência dos valores recebidos | Coordenador Administrativo |
Arquivo dos relatórios | Coordenador Administrativo |
Lançamento do adiantamento ao Colaborador | Coordenador Administrativo |
Envio da planilha para desconto ao Departamento Pessoal | Coordenador Administrativo |
Solicitação ao financeiro para entrada do valor no caixa 50 | Coordenador Administrativo |
Movimentação no caixa 50 | Encarregado Financeiro |
6. Diretrizes
Fazer as sangrias de acordo com os recebimentos para não acumular valores expressivos no caixa PDV.
Conferir e fazer o fechamento do caixa no mesmo dia da movimentação.
7. Descrição das Atividades
7.1 - O Operador de Caixa confere o retorno das NFe/NFCe.
No relatório 130 conferimos as Notas de Consumidor Eletrônicas que estão fora da sequência, ou seja não estão listadas. Quando isso ocorre o relatório mostra uma linha vermelha, nesses casos o Operador de Caixa deve acessar a retaguarda e SDE e verificar a situação da NFCe. Na maioria das vezes acessando a retaguarda e clicando em cima da NFCe e reconsultando ocorre a atualização para autorizada ou cancelada.
Quando o Operador de Caixa realizar este procedimento e não houver atualização ou o erro permanecer abrir chamado no Suporte da Senior. (Nos casos de abertura de chamado na Senior fechar o caixa normalmente e acompanhar até a solução).
Mariano:Relatorio RFNF130 - mariano (comercialmariano.com.br)
No relatório 220 conferimos as Notas Fiscais não enviadas ou canceladas/inutilizadas com erro.
Mariano:Relatorio RFNF220 - mariano (comercialmariano.com.br)
7.2 /7.3 - O Operador de Caixa faz a consulta e reenvia pela retaguarda se houver NFe/NFCe com erro.
O Operador de Caixa confere os cartões, ch parc e cheques.
Mariano:Relatório FRCR304 - mariano (comercialmariano.com.br)
Cheques: conferir cheque recebido com relatório (forma de pagamento, valor e data de vencimento).
Cartões: Conferir extrato da cielo com relatório (forma de pagamento, quantidade de parcelas, valor e data de vencimento).
Ch parc: Conferir nota promissória com relatório ( quantidade de parcelas, forma de pagamento, valor e vencimento).
7.4 - O Operador de Caixa verifica se as NFe/NFCe foram autorizadas.
7.5 / 7.6 - Se a NFe/NFCe foi cancelada o Operador de Caixa consulta o cancelamento no SDE.
Se a NFe/ NFCe foi autorizada o Operador de Caixa prossegue com a conferência do caixa. O processo encaminha-se para o item 7.9.
7.7 /7.8 - Se os cartões, ch parc e cheques estão corretos o Operador de Caixa faz a sangria do ch parc e cheques.
Mariano:Efetuar Sangria - mariano (comercialmariano.com.br)
Se os cartões, ch parc e cheques estiverem incorretos o Operador de caixa faz o ajuste de acordo com cada situação.
NFCe: se está no prazo de cancelamento, cancelar e emitir novamente de acordo com o recebimento. (Prazo para cancelamento 30 minutos).
Mariano:Cancelamento de Nota de Consumidor Eletrônica PDV Senior - mariano (comercialmariano.com.br)
Se o prazo de cancelamento estiver ultrapassado, fazer a devolução. Considerar a devolução como dinheiro no caixa (as devoluções só podem ser baixadas no caixa 50 no Sapiens). Nos casos de devoluções que envolvem recebimentos com cartão, fazer a baixa da devolução contra o título gerado na Operadora de Cartão, Cód. 22119).
Mariano:Manual Devolução de Venda Cliente Consumidor Final - mariano (comercialmariano.com.br)
Colocar manual
NFe: se a baixa da NFe está incorreta fazer o estorno da baixa no PDV e baixar a NFe novamente de acordo com o recebimento. (O estorno no PDV só pode ser feito no mesmo dia da baixa)
Mariano:Estorno de Baixa com Nota Fiscal PDV Senior - mariano (comercialmariano.com.br)
Se o ajuste for na Nota Fiscal verificar se é possível cancelar. (Prazo para cancelamento MT 2 horas, MS, PA. AC, RO 24 horas)
Se não for possível o cancelamento fazer a devolução ou solicitar ao cliente a nota de devolução. (Cliente Contribuinte de ICMS deve emitir NFe de Devolução, cliente não contribuinte a empresa pode emitir nota de devolução interna).
Mariano:Manual Devolução de Venda Nota Fiscal do Cliente - mariano (comercialmariano.com.br)
Mariano:Manual Devolução de Venda Cliente Pessoa Física - mariano (comercialmariano.com.br)
Colocar manual baixa por devolução
7.9 - O Operador confere o valor em dinheiro no PDV , no Sapiens e na Retaguarda.
Consultar Saldo do Caixa - mariano (comercialmariano.com.br)
Mariano:Relatorio FTCB103 - mariano (comercialmariano.com.br)
Fazer manual de consulta do saldo do caixa na retaguarda
7.10 /7.11 - Se o valor está correto o Operador de Caixa faz o Fechamento do Caixa PDV.
Se o valor não está correto o Operador de Caixa faz o ajustes de acordo com cada situação. O processo encaminha -se para o item 7.10
Nos casos de diferença de valor no caixa o Operador de Caixa deve informar ao Coordenador Administrativo.
7.12. O Operador de Caixa imprime o relatório 103 da tesouraria.
Mariano:Relatorio FTCB103 - mariano (comercialmariano.com.br)
7.13 - O Operador de Caixa entrega os relatórios ao Coordenador Administrativo.
7.14 - O Coordenador confere os valores recebidos em dinheiro x sangrias.
7.15 / 7.16 - Se os valores estão corretos o Coordenador Administrativo arquiva o relatório. O processo encaminha-se para o item 7.20
Se os valores não estão corretos o Coordenador verifica se é falta ou sobra.
7.17 - O Coordenador Administrativo confere os cartões, ch parc e cheques.
Conferir e validar os relatórios gerados e conferidos pelo Operador de Caixa.
7.18/ 7.19 - Se estão corretos o Coordenador Administrativo arquiva os relatórios.
Se não estão corretos o o Coordenador Administrativo faz os ajustes de acordo com cada situação.
7.20/7.21 - Se houve falta de dinheiro o Coordenador Administrativo lança o adiantamento para o Colaborador. O processo encaminha-se para o item 7.22
Se houve sobra de dinheiro o Coordenador Administrativo encaminha a solicitação ao Financeiro para entrada do valor no caixa 50.
7.22. O Coordenador Administrativo encaminha a planilha ao Departamento Pessoal para desconto.
7.23 - O Encarregado Financeiro faz a movimentação no caixa 50.
Mariano:Manual Movimentação Sobra de Caixa - mariano (comercialmariano.com.br)
7.24 - O Encarregado Financeiro informa ao Coordenador Administrativo que a movimentação foi efetivada.
8. Registros
Nº de Registro |
Nome do Registro |
R20-01 | ajuda.comercialmariano.com.br |
R20-02 | |
R20-03 | Skype |
9. Indicadores
Indicador | Fórmula |
Periodicidade |
Meta |
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10. Plano de Comunicação do Processo
O que comunicar |
Quem Comunica | Pra quem comunica |
Quando Comunica |
Como Comunica |
Objetivo Específico |
A entrega dos relatórios ao Coordenador Administrativo | Operador de Caixa | Coordenador Administrativo | Após a conferência e fechamento do caixa | Pessoalmente | Entregar os relatórios conferidos ao Coordenadro Administrativo |
Adiantamento ao Colaborador | Coordenador Administrativo | Encarregado de Departamento Pessoal | Sempre que houver falta de dinheiro no caixa | Via e-mail | Informar ao Encarregado de Departamento Pessoal sobre o adiantamento |
Solicitação de entrada de valor no caixa 50 | Coordenador Administrativo | Encarregado Financeiro | Sempre que houver falta de dinheiro no caixa | Via e-mail | Informar ao Encarregado Financeiro sobre a sobra de valor em dinheiro no caixa |
Execução da movimentação no caixa 50 | Encarregado Financeiro | Coordenador Administrativo | Após a entrada do valor no caixa 50 | Via e-mail | Informar ao Coordenador Administrativo que foi feita a movimentação no caixa. |
11. Anexos:
01 – Fluxograma do Processo
https://cawemo.com/share/deb16023-f127-425b-acf0-48040ac1a5cb
02 - Tempo de Guarda dos Documentos
Elaborado por: |
Aprovado por: |
Nome: | Nome: |
Controle de Revisões |
Revisão |
Data |
Descrição |
Data da Revalidação |
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