Mudanças entre as edições de "Mariano:Devolucao de Venda"
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Edição das 16h22min de 2 de outubro de 2019
Fluxo do Processo de Devolução de Vendas
Instrução de Trabalho
Devolução de Venda
OBJETIVO: Devolução do produto de forma adequada no estoque e efetivação da baixa no financeiro
ENTRADAS
Cadastro de Clientes
Cadastro de Fornecedor liberado
Nota Fiscal do Cliente quando o mesmo for CNPJ
Formulário de Devolução Preenchido
Produto devolvido no local destinado a devolução na empresa
INSTRUÇÃO DE TRABALHO – DEVOLUÇÃO DE VENDA
As devoluções de venda podem ser originadas de vendas a consumidor final e vendas para clientes com cadastro (pessoa física e jurídica).
DEVOLUÇÃO CLIENTE CONSUMIDOR FINAL
Nos casos em que o cliente é consumidor final e faz uma devolução temos que preencher os dados cadastrais do cliente no formulário. É importante o registro correto dos dados para o cadastro a vista do cliente. Para as devoluções de clientes consumidor final temos que informar no cadastro do cliente o grupo 2 consumidor, somente com essa informação o sistema busca a nota de origem.
DEVOLUÇÃO CLIENTE PESSOA JURÍDICA
Quando cliente for pessoa jurídica é necessário que emita a nota de devolução, nesse caso faremos o lançamento da nota no sistema.
Após o registro da nota de devolução do cliente no sistema, gerar o relatório 204 . Este relatório lista erros de chave de acesso,série, falta de arquivo xml, número do documento errado, data de emissão ....)
DEVOLUÇÃO CLIENTE PESSOA FÍSICA
Para os clientes pessoa física podemos emitir nota de devolução interna.
PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE DEVOLUÇÃO
Preencher corretamente o formulário e coletar a assinatura do cliente. Nos casos em que devolvemos o valor em dinheiro ao cliente esse formulário serve como recibo.
Vias do Bloco de Devolução:
Branca – enviar para Operador de Caixa
Amarela – deixar junto com produto da devolução
Azul – não destacar – via fixa do bloco
Guardar o bloco durante o período: ano de emissão mais 5 anos
Baixa do Crédito gerado através da Devolução
As devoluções geram um crédito no contas a receber do cliente, após a emissão ou entrada da nota de devolução.
Podemos fazer o aproveitamento do crédito das seguintes formas:
Baixar no caixa 50 – (baixamos no caixa 50 quando cliente compra à vista e precisamos devolver o valor pago ou baixar o novo pedido referente a troca de produtos).
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Devolu%C3%A7%C3%A3o_de_Credito_cliente
Importante: não podemos baixar devolução no PDV, o valor da devolução deve ser considerado como dinheiro no caixa. Imprimir a nota de devolução e encaminhar ao Coordenador Administrativo no movimento do caixa.
Compensar com títulos do contas a receber do cliente – quando cliente comprou a prazo e tem títulos em aberto no contas a receber devemos fazer a baixa por créditos usando o saldo da devolução para abater os valores em aberto.
INTEGRIDADE DOS PRODUTOS RECEBIDOS NA DEVOLUÇÃO
Conferir através do relatório 105 os produtos de entrada por devolução x devolução física do produto.
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Relatorio_SRNF105
O vendedor é responsável por receber os produtos com condições para uma nova venda. Nos casos em que o Encarregado de Estoque verificar que os produtos recebidos estão danificados, solicitar faturamento dos produtos para vendedor.
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Vendas_para_Funcion%C3%A1rios
Saídas
Emissão ou entrada da nota fiscal
Produtos devolvidos no estoque