Mudanças entre as edições de "POP:Cadastro de Clientes"

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<span style="background-color: rgb(255, 255, 0);">Nos casos que o cliente comprar a vista e após algum tempo desejar comprar a prazo, o Consultor de Vendas deve preencher a Ficha de Cadastro e encaminhar a Analista Cadastro.&nbsp;</span>
 
<span style="background-color: rgb(255, 255, 0);">Nos casos que o cliente comprar a vista e após algum tempo desejar comprar a prazo, o Consultor de Vendas deve preencher a Ficha de Cadastro e encaminhar a Analista Cadastro.&nbsp;</span>
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<span style="background-color: rgb(255, 255, 0);">Se o cadastro for para devolução, o Consultor de Vendas cadastra o prospect e encaminha o código para ao Auxiliar Administrativo.&nbsp;</span>
  
 
7.7 - O Auxiliar Administrativo consulta CNPJ ou CPF do cliente na Receita Federal e&nbsp;Sintegra.&nbsp;
 
7.7 - O Auxiliar Administrativo consulta CNPJ ou CPF do cliente na Receita Federal e&nbsp;Sintegra.&nbsp;
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01 – Fluxograma do Processo
 
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02 - Segmento e Ramo de Atividade
  
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*[[Media:Formulario_Segmento_Ramo_Atividade.xlsx|Formulário Segmento / Ramo de Atividade]]
  
  

Edição atual tal como às 16h42min de 3 de dezembro de 2021

Procedimento Operacional Padrão - Cadastro de Clientes 

Data: 09/10/2020

1. Objetivo

Registrar os dados do cliente no sistema para realizar vendas  a vista e a prazo. 

2. Aplicação

Analista Cadastro e Auxiliar Administrativo

É de responsabilidade da Elizabeth a implantação deste processo assegurando os melhores resultados. 

3. Documentos de Referência

4. Siglas, Abreviaturas e Terminologia

PF - Pessoa Física 

PJ - Pessoa Jurídica 

CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Júridica 

CPF - Cadastro de Pessoa Física 

RG - Registro Geral 

ICMS - Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e comunicação. 

IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados

PIS - Programa de Integração Social 

COFINS - Contribuição sobre Financiamento da Seguridade Social 

CARTS - Carteira Semanal 

CARTQ - Carteira Quinzenal 

CARTM - Carteira Mensal 

CEP - Código de Endereçamento Postal 

C- Consumo

R - Revenda

F - Consumo Fora 

5. Responsabilidades e Autoridades

Atividades
Responsável 
Cadastro do cliente como Prospect  Consultor de Vendas 
Consulta CNPJ ou CPF  Auxiliar Administrativo / Auxiliar Cadastro 
Cadastro a Vista  Auxiliar Administrativo
Consulta das Referências Comerciais Auxiliar Cadastro 
Definição do Limite de Crédito  Auxiliar Cadastro / Gerente Comercial 
Cadastro a Prazo  Auxiliar Cadastro 

6. Diretrizes

Seguir a Política de Cadastro / Crédito. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manuais_Pol%C3%ADtica_Cadastro/Cr%C3%A9dito]

7. Descrição das Atividades

7.1 - O Consultor de Vendas abre um orçamento. 

7.2 - O Consultor de Vendas cadastra o cliente como Prospect. 

7.3 - O Consultor de Vendas finaliza o orçamento. 

7.4 /7.5 - Se o orçamento não foi efetivado o Consultor de Vendas mantém o cliente como Prospect e o pedido em orçamento. 

Se o cliente efetiva o orçamento o Consultor de Vendas solicita a efetivação do Prospect como Cliente. 

7.6 /7.7 - Se o cadastro do cliente for a vista o Consultor de Vendas informa o código do Prospect ao Auxiliar Administrativo. O processo encaminha-se para o item 7.7.

Se o cadastro do cliente for a prazo o Consultor de Vendas encaminha por e-mail o código do Prospect cadastrado para Analista Cadastro. O process encaminha-se para o item 7.15. 

Se a primeira compra do cliente for a vista e ele manifestar interesse em comprar a prazo no mesmo dia, o vendedor deve cadastrar o prospect com os dados que precisam para cadastro a prazo, enviar ao Auxiliar Administrativo para liberação do cadastro a vista. Após atender o cliente o vendedor encaminha por e-mail o código solicitando cadastro a prazo a Analista Cadastro. 

Nos casos que o cliente comprar a vista e após algum tempo desejar comprar a prazo, o Consultor de Vendas deve preencher a Ficha de Cadastro e encaminhar a Analista Cadastro. 

Se o cadastro for para devolução, o Consultor de Vendas cadastra o prospect e encaminha o código para ao Auxiliar Administrativo. 

7.7 - O Auxiliar Administrativo consulta CNPJ ou CPF do cliente na Receita Federal e Sintegra. 

http://www.sintegra.gov.br/

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp

7.8 /7.9 - Se o cliente está com a situação irregular o Auxiliar Administrativo informa ao Consultor de Vendas. O processo encaminha -se para o item 7.19.

Se o cliente está com a situação regular o Auxiliar Administrativo confere os dados digitados. 

7.10 /7.11 - Se o cadastro estiver correto o Auxiliar Administrativo altera o Prospect para Cliente. O processo encaminha-se para o item 7.13. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Cadastro_de_Clientes_%C3%A0_Vista

Se no cadastro do Prospect constar informações incorretas ou faltantes o Auxiliar Administrativo entra em contato com o Consultor de Vendas. 

7.12 - O Auxiliar Administrativo coleta as informações com o Consultor de Vendas. 

7.13 - O Auxiliar Administrativo finaliza o cadastro. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Cadastro_de_Clientes_%C3%A0_Vista

7.14 - O Auxiliar Administrativo informa o Consultor de Vendas sobre o cadastro finalizado. 

7.15 - A Analista Cadastro abre o e-mail por ordem de chegada. 

7.16 - A Analista Cadastro consulta CNPJ ou CPF do cliente na Receita Federal e Sintegra. 

http://www.sintegra.gov.br/

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp

7.17 /7.18 - Se o cliente está com situação irregular a Analista Cadastro informa ao Consultor de Vendas. O processo encaminha-se para o item 7.19. 

Se o cliente está com situação regular a Analista Cadastro confere os dados digitados. O processo encaminha-se para o item 7.20.

7.19 - O Consultor de Vendas verifica com o cliente as informações solicitadas. 

7.20 - Após coletar as informações com o cliente, o Consultor de Vendas encaminha e-mail com as informações aos solicitantes. 

7.21 /7.22 - Se houver informações incorretas ou faltantes a Analista  Cadastro encaminha por e-mail ao Consultor de Vendas. O processo encaminha-se para o item 7.19. 

Se o cadastro estiver correto a Analista Cadastro consulta as referências comerciais do cliente. 

7.23 - A Analista Cadastro avalia informações e define Limite de Crédito. 

7.24 /7.25 -  Se o limite de crédito for aprovado pelo Departamento a  Analista Cadastro altera o Prospect para Cliente. O processo encaminha-se para o item 7.29. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Cadastro_de_Clientes_%C3%A0_Prazo

Se o limite de crédito não for aprovado pelo Departamento a Analista Cadastro envia para o Gerente Comercial avaliar. 

7.26 - O Gerente Comercial avalia o limite.

7.27 /7.28 - Se o limite for aprovado o Gerente de Vendas informa ao Departamento de Crédito sobre a aprovação. O processo encaminha -se para o item 7.24. 

Se o limite for negado o Gerente de Vendas soliicta ao Auxiliar Administrativo a liberação do Cadastro a Vista. 

7.29 - A Analista Cadastro finaliza o cadastro do cliente. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Cadastro_de_Clientes_%C3%A0_Prazo

7.30 - A Analista Cadastro informa ao Consultor de Vendas e Gerente Comercial sobre a finalização do cadastro. 

8. Registros

Nº de Registro 
Nome do Registro
R17-01 ajuda.comercialmariano.com.br
R17-02 E-mail
R17-03 Skype 
R17-04 www.correios.com.br

9. Indicadores

Indicador Fórmula
Periodicidade
Meta








10. Plano de Comunicação do Processo

O que comunicar
Quem Comunica Pra quem comunica
Quando Comunica
Como Comunica
Objetivo Específico
Cliente prospect cadastrado Consultor de Vendas  Auxiliar Administrativo ou Analista Cadastro Sempre que o cliente prospect efetivar o orçamento  E-mail  Informar ao Auxiliar Administrativo ou Auxiliar cadastro que possui um cliente prospect para efetivar como cliente
Cliente Prospect com situação irregular  Auxiliar Administrativo ou Analista Cadastro  Consultor de Vendas  Sempre que o cliente estiver com situação irregular E-mail Informar ao Consultor de Vendas que o cliente está com situação irregular 
Informações incorretas ou faltantes  Auxiliar Administrativo ou Analista Cadastro  Consultor de Vendas  Ao conferir os dados cadastrados para o cliente Prospect  E-mail  Informar ao Consultor de Vendas que no cadastro do cliente como Prospect possui informações incorretas ou falta de informações
Limite de crédito não aprovado pelo departamento  Analista Cadastro  Gerente Comercial  Ao fazer a análise do limite de crédito  E-mail Informar ao Gerente Comercial a não aprovação do limite de crédito pelo Departamento 
Limite não aprovado pelo Gerente Comercial  Gerente Comercial  Auxiliar Administrativo Ao fazer a análise do limite de crédito Skype ou telefone  Informar ao Auxiliar Administrativo que não foi concedido limite ao cliente e o cadastro deve ser liberado somente para compras a vista 
Aprovação do Limite  Gerente Comercial  Analista  Cadastro  Ao fazer a análise do limite de crédito E-mail Informar ao departamento de crédito a aprovação do limite 
Cliente Cadastrado 
Auxiliar Administrativo ou Analista Cadastro 
Consultor de Vendas e Gerente Comercial 
Ao finalizar o cadastro do cliente
E-mail 
Informar ao Consultor de Vendas que o cliente foi cadastrado

11. Anexos:

01 – Fluxograma do Processo

https://cawemo.com/share/4ba20cfb-d355-421b-a02e-c3280555b2ec

02 - Segmento e Ramo de Atividade


Elaborado por: 
Aprovado por:
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Controle de Revisões 
Revisão
Data
Descrição
Data da Revalidação
00 10/12/2020 Em fase de validação