Mudanças entre as edições de "Analista de Credito e Cobrança FQCG"

De mariano
Ir para: navegação, pesquisa
 
(10 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
Analisar e liberar pedidos bloqueados
+
{| border="0" cellpadding="0" cellspacing="0" width="1092"
Atualizar limites de crédito antes do vencimento  
+
|-
Atualizar limite de crédito insuficiente  
+
| colspan="8" height="20" | '''Atividades Diárias '''
Atualizar cadastro de clientes Receber e validar os dados do Formulário Cadastro de Clientes Consultar serasa, sintegra, receita federal e solicitar referência comercial para cadastro à prazo Fazer cadastro do cliente no sistema Definir limite de crédito Realizar análise de crédito para pessoa física e jurídica Retornar a unidade posição sobre efetivação do cadastro Fornecer referência comercial Encaminhar boleto atualizado aos clientes agendados - confirmar recebimento do boleto por e-mail e colocar observações no folow-up Gerar relatório 205 clientes provável pagamento - cobrança boleto - após baixa das ordens de pagamento e baixa do retorno da cobrança Encaminhar relatório 110 para clientes com títulos em aberto - vencidos com 2 dias Gerar relatório 204 cobrança boletos vencidos com 3 dias - após baixa das ordens de pagamento e baixa do retorno da cobrança Fazer a cobrança dos boletos por telefone informando data do provável pagamento e observações no folow-up Enviar nota fiscal e boleto quando solicitado pelo cliente Baixar títulos no banco quando houver negociação Gerar relatório 205 clientes provável pagamento - cobrança boletos protestados Fazer a cobrança dos títulos protestados por telefone, informando data do provável pagamento e observações no folow-up Gerar relatório 115 - dos títulos protestados com juros e as despesas de cartório e encaminhar para os clientes Acompanhar e negociar com clientes a quitação de débitos, envolvendo aspectos como prazos, abatimentos, juros e despesas de cartório Fazer baixa, sustação e alteração de vencimento no banco com justificativa da unidade Acompanhar retorno do banco com confirmação de baixa, sustação e alteração de vencimento - retornar para unidade Fazer a exclusão de clientes no Serasa quando houver recebimento Fazer a atualização no sistema quando houver recebimento de clientes inclusos no Serasa - alterar situação para 2 - Liquidado Serasa Emitir Carta de Anuência Prestar atendimento cordial por telefone, pessoalmente ou através de mensagem eletrônica (e-mail e skype) aos clientes e colaboradores Fazer rateio fechamento serasa analisando as formas de consultas utilizadas reportando para unidade as diferenças encontradas Fazer a inclusão de clientes no Serasa Fazer a atualização no sistema quando enviado ao Serasa - Informar situação Serasa 1 - Título enviado ao Serasa Gerar relatório mensal para acompanhar os clientes incluidos e liquidados no Serasa - Relatório 131 Encaminhar para gerente de vendas clientes inadimplentes com títulos vencidos entre 61 e 90 dias Solicitar e acompanhar o andamento dos processos jurídicos junto ao Escritório de Advocacia Apresentar relatório índice de inadimplência por unidade Identificar os 5 maiores devedores de cada unidade e tratar com gerente de vendas Alterar portadores conforme diretrizes do gerente de vendas - jurídico, gerência ou perdas Gerar relatório por portador perdas, encaminhar para Rosangela e aguardar liberação para enviar ao departamento contábil Manter atualizados os limites de crédito Ser responsável pelos dados coletados e inseridos no cadastro Ligar para os clientes antes do título ir para cartório, informando gerente ou vendedor caso não consigam contato Manter a cobrança atualizada Acompanhar os indicadores do contas a receber (inadimplência da cobrança) Enviar Carta de Anuência por AR Arquivar os Comprovantes de AR Participar, sempre que solicitado, de todas as atividades desenvolvidas pela empresa, voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento dos colaboradores, visando garantir a qualidade de seu trabalho diário Zelar pelos materiais e equipamentos de trabalho Manter a organização do seu local de trabalho
+
|-
 +
| colspan="8" height="20" |
 +
{| border="0" cellpadding="0" cellspacing="0" width="1092"
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Analisar e liberar pedidos bloqueados 
 +
|}
 +
 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Atualizar  limites de crédito antes do vencimento 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Atualizar limite de crédito insuficiente 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Acompanhar limite de crédito dos clientes 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Atualizar cadastro de clientes 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Receber e validar os dados do Formulário Cadastro de Clientes 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Consultar serasa, sintegra, receita federal e solicitar referência comercial para cadastro à prazo
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Fazer cadastro de cliente no sistema 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Definir limite de crédito 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Realizar análise de crédito para pessoa física e jurídica 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Retornar a unidade posição sobre efetivação do cadastro 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Fornecer referência comercial
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Encaminhar boleto atualizado aos clientes agendados - confirmar recebimento do boleto por e-mail e colocar observações  no folow-up
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Gerar relatório 205 clientes provável pagamento - cobrança boleto - após baixa das ordens de pagamento e baixa do retorno da cobrança  
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Encaminhar relatório 110 para clientes com títulos em aberto - vencidos com 2 dias 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Gerar relatório 204 cobrança boletos vencidos com 3 dias -  após baixa das ordens de pagamento e baixa do retorno da cobrança 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Fazer a cobrança dos boletos por telefone informando data do provável pagamento e observações no folow-up
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Enviar nota fiscal e boleto quando solicitado pelo cliente
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Baixar  títulos no banco quando houver negociação
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Gerar relatório 205 clientes provável pagamento - cobrança boletos protestados 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Fazer a cobrança dos títulos protestados por telefone, informando data do provável pagamento e observações no folow-up
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Gerar relatório 115 - dos títulos protestados com juros e as despesas de cartório e encaminhar para os clientes 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Acompanhar e negociar com clientes a quitação de débitos, envolvendo aspectos como prazos, abatimentos, juros e despesas de cartório
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Fazer baixa, sustação e  alteração de vencimento no banco  com justificativa da unidade 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Acompanhar retorno do banco com confirmação de baixa, sustação e alteração de vencimento - retornar para unidade
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Fazer a exclusão de clientes no Serasa quando houver recebimento 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Fazer a atualização no sistema quando houver recebimento de clientes inclusos no Serasa - alterar situação para 2 - Liquidado Serasa 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Fazer a inclusão de clientes no Serasa (somente para títulos em carteira, cheques, ou boletos que por algum motivo não foi possível protestar
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Fazer a atualização no sistema quando enviado Serasa - informar situação 1 - Título Enviado Serasa
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Separar documentos de clientes inadimplentes 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Emitir Carta de Anuência 
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Baixar as ordens de pagamento&nbsp;<br/>
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Baixar os títulos recebidos em dinheiro<br/>
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Baixar os títulos recebidos em cheque&nbsp;<br/>
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Baixar as devoluções - verificar relatório 119<br/>
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Identificar e baixar ordens de pagamento lançadas na Cred Pend&nbsp;<br/>
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Conferir relatório 116 - Títulos a vista em aberto<br/>
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Acompanhar extrato e lançar no sistema os cheques devolvidos&nbsp;<br/>
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Consultar depósitos a vista&nbsp;<br/>
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Gerar relatório 114 e conferir os títulos que não foram gerados boletos e solicitar a geração dos boletos&nbsp;
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Prestar atendimento cordial por telefone, pessoalmente ou através de mensagem eletrônica (e-mail e skype) aos clientes e colaboradores&nbsp;
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | <br/>
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | '''Atividades Mensais&nbsp;'''
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Fazer rateio fechamento serasa analisando as formas de consultas utilizadas reportando para unidade as diferenças encontradas
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Fazer a inclusão de clientes no Serasa&nbsp;
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Fazer a atualização no sistema quando enviado ao Serasa - Informar situação Serasa 1 - Título enviado ao Serasa&nbsp;
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Gerar relatório mensal para acompanhar os clientes incluidos e liquidados no Serasa - Relatório 131
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Encaminhar para gerente de vendas clientes inadimplentes com títulos vencidos entre 61 e 90 dias&nbsp;
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Separar documentos de clientes inadimplentes para imclusão no Serasa ou envio ao jurídico
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Solicitar e acompanhar o andamento dos processos jurídicos junto ao Escritório de Advocacia&nbsp;
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Apresentar relatório índice de inadimplência por unidade
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Identificar os 5 maiores devedores de cada unidade e tratar com gerente de vendas
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Alterar portadores conforme diretrizes&nbsp; do gerente de vendas - jurídico, gerência ou perdas&nbsp;&nbsp;
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Gerar relatório por portador&nbsp; perdas, encaminhar para Rosangela e aguardar liberação para enviar ao departamento contábil&nbsp;
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | <br/>
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | '''Responsabilidades'''
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Manter atualizados os limites de crédito
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Ser responsável pelos dados coletados e inseridos no cadastro
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Ligar para os clientes antes do título ir para cartório, informando gerente ou vendedor&nbsp; caso não consigam contato&nbsp;
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Manter a cobrança atualizada&nbsp;
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Acompanhar os indicadores do contas a receber (inadimplência da cobrança)
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Enviar Carta de Anuência por AR&nbsp;
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Arquivar os Comprovantes de AR
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Participar, sempre que solicitado, de todas as atividades desenvolvidas pela empresa, voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento dos colaboradores, visando garantir a qualidade de seu trabalho diário
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Zelar pelos materiais e equipamentos de trabalho&nbsp;
 +
|-
 +
| colspan="8" height="20" | Manter a organização do seu local de trabalho&nbsp;
 +
|}

Edição atual tal como às 16h27min de 11 de abril de 2018

Atividades Diárias 
Analisar e liberar pedidos bloqueados 
Atualizar  limites de crédito antes do vencimento 
Atualizar limite de crédito insuficiente 
Acompanhar limite de crédito dos clientes 
Atualizar cadastro de clientes 
Receber e validar os dados do Formulário Cadastro de Clientes 
Consultar serasa, sintegra, receita federal e solicitar referência comercial para cadastro à prazo
Fazer cadastro de cliente no sistema 
Definir limite de crédito 
Realizar análise de crédito para pessoa física e jurídica 
Retornar a unidade posição sobre efetivação do cadastro 
Fornecer referência comercial
Encaminhar boleto atualizado aos clientes agendados - confirmar recebimento do boleto por e-mail e colocar observações  no folow-up
Gerar relatório 205 clientes provável pagamento - cobrança boleto - após baixa das ordens de pagamento e baixa do retorno da cobrança  
Encaminhar relatório 110 para clientes com títulos em aberto - vencidos com 2 dias 
Gerar relatório 204 cobrança boletos vencidos com 3 dias -  após baixa das ordens de pagamento e baixa do retorno da cobrança 
Fazer a cobrança dos boletos por telefone informando data do provável pagamento e observações no folow-up
Enviar nota fiscal e boleto quando solicitado pelo cliente
Baixar  títulos no banco quando houver negociação
Gerar relatório 205 clientes provável pagamento - cobrança boletos protestados 
Fazer a cobrança dos títulos protestados por telefone, informando data do provável pagamento e observações no folow-up
Gerar relatório 115 - dos títulos protestados com juros e as despesas de cartório e encaminhar para os clientes 
Acompanhar e negociar com clientes a quitação de débitos, envolvendo aspectos como prazos, abatimentos, juros e despesas de cartório
Fazer baixa, sustação e  alteração de vencimento no banco  com justificativa da unidade 
Acompanhar retorno do banco com confirmação de baixa, sustação e alteração de vencimento - retornar para unidade
Fazer a exclusão de clientes no Serasa quando houver recebimento 
Fazer a atualização no sistema quando houver recebimento de clientes inclusos no Serasa - alterar situação para 2 - Liquidado Serasa 
Fazer a inclusão de clientes no Serasa (somente para títulos em carteira, cheques, ou boletos que por algum motivo não foi possível protestar
Fazer a atualização no sistema quando enviado Serasa - informar situação 1 - Título Enviado Serasa
Separar documentos de clientes inadimplentes 
Emitir Carta de Anuência 
Baixar as ordens de pagamento 
Baixar os títulos recebidos em dinheiro
Baixar os títulos recebidos em cheque 
Baixar as devoluções - verificar relatório 119
Identificar e baixar ordens de pagamento lançadas na Cred Pend 
Conferir relatório 116 - Títulos a vista em aberto
Acompanhar extrato e lançar no sistema os cheques devolvidos 
Consultar depósitos a vista 
Gerar relatório 114 e conferir os títulos que não foram gerados boletos e solicitar a geração dos boletos 
Prestar atendimento cordial por telefone, pessoalmente ou através de mensagem eletrônica (e-mail e skype) aos clientes e colaboradores 

Atividades Mensais 
Fazer rateio fechamento serasa analisando as formas de consultas utilizadas reportando para unidade as diferenças encontradas
Fazer a inclusão de clientes no Serasa 
Fazer a atualização no sistema quando enviado ao Serasa - Informar situação Serasa 1 - Título enviado ao Serasa 
Gerar relatório mensal para acompanhar os clientes incluidos e liquidados no Serasa - Relatório 131
Encaminhar para gerente de vendas clientes inadimplentes com títulos vencidos entre 61 e 90 dias 
Separar documentos de clientes inadimplentes para imclusão no Serasa ou envio ao jurídico
Solicitar e acompanhar o andamento dos processos jurídicos junto ao Escritório de Advocacia 
Apresentar relatório índice de inadimplência por unidade
Identificar os 5 maiores devedores de cada unidade e tratar com gerente de vendas
Alterar portadores conforme diretrizes  do gerente de vendas - jurídico, gerência ou perdas  
Gerar relatório por portador  perdas, encaminhar para Rosangela e aguardar liberação para enviar ao departamento contábil 

Responsabilidades
Manter atualizados os limites de crédito
Ser responsável pelos dados coletados e inseridos no cadastro
Ligar para os clientes antes do título ir para cartório, informando gerente ou vendedor  caso não consigam contato 
Manter a cobrança atualizada 
Acompanhar os indicadores do contas a receber (inadimplência da cobrança)
Enviar Carta de Anuência por AR 
Arquivar os Comprovantes de AR
Participar, sempre que solicitado, de todas as atividades desenvolvidas pela empresa, voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento dos colaboradores, visando garantir a qualidade de seu trabalho diário
Zelar pelos materiais e equipamentos de trabalho 
Manter a organização do seu local de trabalho