POP:Compras de Produtos para Comercialização Gerenciador

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Procedimento Operacional Padrão - Compras Produtos para Comercialização - Gerenciador

Data:02/06/2020

1. Objetivo

Fazer o gerenciamento das compras de acordo com as metas estabelecidas, evitando compras desnecessárias ou falta de produtos.

2. Aplicação

Gerentes de Vendas e Gerente de Compras. 

É de responsabilidade do Valdir  a implantação deste processo assegurando os melhores resultados. 

3. Documentos de Referência

4. Siglas, Abreviaturas e Terminologia

OC - Ordem de Compra 

NFE - Nota Fiscal Eletrônica 

SDE /eDocs - Senior Documentos Eletrônicos 

XML - Arquivo eletrônico 

Danfe - Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica

5. Responsabilidades e Autoridades

Atividades
Responsável 
Verificar se todos os itens da análise estão marcados Gerente de Vendas / Gerente de Compras
Fechar a Ordem de Compra
Gerente de Vendas /Gerente de Compras 
Enviar a Ordem de Compra ao Fornecedor
Gerente de Vendas /Gerente de Compras
Acompanhar o faturamento  Gerente de Vendas / Gerente de Compras 
Verificar NFE x OC Gerente de Vendas /Gerente de Compras

6. Diretrizes

Acompanhar preço e quantidade da OC x NFE

7. Descrição das Atividades

7.1 - O Gerente de Vendas /Gerente de Compras faz o calculo do consumo médio. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Gerenciamento_de_Compras

7.2 - O Gerente de Vendas /Gerente de Compras informa a quantidade de dias de estoque por fornecedor. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Gerenciamento_de_Compras

7.3 - O Gerente de Vendas /Gerente de Compras gera a análise de reposição agrupada por fornecedor. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Gerenciamento_de_Compras

7.4 - O Gerente de Vendas /Gerente de Compras  analisa a sugestão do gerenciador. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Gerenciamento_de_Compras

7.5 / 7.6 - O Gerente de Vendas /Gerente de Compras  caso a sugestão esteja ok, gera a ordem de compra. 

Caso a sugestão não esteja correta o Gerente de Vendas / Gerente de Compras altera a quantidade ou desmarca o item. 

O Gerente de Vendas /Gerente de Compras deve analisar a sugestão do gerenciador : 

- Itens de baixo giro 

- Itens de alto giro 

- Início e final de safra ( onde se aplica) 

- Produtos sazonais 

- Usinas / mineradoras (onde se aplica)

- Madeireiras (onde se aplica)

- Produtos sob encomenda 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Gerenciamento_de_Compras

7.7 - O Gerente de Vendas /Gerente de Compras envia a OC de acordo com o fornecedor. 

O envio da OC para Iconic no estado do Mato Grosso do Sul é via formulário para o call center, nos demais estados o envio é feito através de planilha em excel para o acessor. 

Para os demais fornecedores é enviada a própria Ordem de Compra. 

7.8 - O fornecedor recebe a Ordem de Compra,

7.9 - O fornecedor confirma o recebimento da Ordem de Compra ao solicitante. 

 O Gerente de Vendas /Gerente de Compras deve acompanhar com o fornecedor o recebimento do pedido. 

7,10 - O Gerente de Vendas /Gerente de Compras gera o relatório 200. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Relatorio_SRNF200

7.11 - O Gerente de Vendas /Gerente de Compras acompanha a emissão da Nota Fiscal. 

Caso haja necessidade de consultar a NFE o Gerente de Vendas / Gerente de Compras acessa o SDE. 

http://192.168.254.30/nfeprod/Login.aspx?ReturnUrl=%2fnfeprod%2fNfce%2fNfce.aspx

7.12 / 7.13 - Caso a nota esteja emitida a mesma fica disponível para entrada de produtos no sistema. 

Se a nota fiscal não foi emitida, O Gerente de Vendas / Gerente de Compras aguarda a emissão da NFE pelo fornecedor. 

8. Registros

Nº de Registro 
Nome do Registro
R02-01
ajuda.comercialmariano.com.br
R02-02
e-mail fornecedor 
R02-03
SDE/e-Docs - Senior Documentos Eletrônicos 
R02 -04
Formulário Pedido Texaco MS 
R02 -05
Formulário Pedido Ipiranga MS 
R02-06
Formulário Pedido Ipiranga Grupo Mariano 
R02-07 Formulário Ordem de Compra Mariano 

9. Indicadores

Indicador Fórmula
Periodicidade
Meta
 % de OC não conformes 
(Quantidade de OC não conforme / quantidade de OC emitidas)x100
Mensal 
 % Quebra de Estoque  (Pedidos com quebra/Pedidos Faturados)x100 Mensal -10%

10. Plano de Comunicação do Processo

O que comunicar
Quem Comunicar Pra quem comunicar
Quando Comunicar
Como Comunicar
Objetivo Específico
Atraso na entrega do pedido adquirido  Gerente de Vendas / Gerente de Compras Equipe de Vendas  Antes de vencer o prazo combinado de entrega
Skype e whatsapp Manter a equipe de vendas informada sobre a entrega dos produtos e permitir ações alternativas em tempo hábil
Falta de produtos na Companhia  Gerente de Vendas / Gerente de Compras  Equipe de Vendas  Quando receber a informação do fornecedor por indisponibilidade 
Skype e whatsapp Manter a equipe de vendas informada sobre a falta de produtos na companhia

11. Anexos:

01 – Fluxograma do Processo

https://cawemo.com/share/ee571a8d-85ed-46a9-bc55-770522c5bce2


Elaborado por: 
Aprovado por:
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Controle de Revisões 
Revisão
Data
Descrição
Data da Revalidação
00 02/06/2020 Em fase de validação