POP:Cadastro de Clientes

De mariano
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Procedimento Operacional Padrão - Cadastro de Clientes 

Data: 09/10/2020

1. Objetivo

2. Aplicação

Auxiliar Cadastro e Auxiliar Administrativo

3. Documentos de Referência

4. Siglas, Abreviaturas e Terminologia

5. Responsabilidades e Autoridades

Atividades
Responsável 








6. Diretrizes

7. Descrição das Atividades

7.1 - O Consultor de Vendas abre um orçamento. 

7.2 - O Consultor de Vendas cadastra o cliente como Prospect. 

7.3 - O Consultor de Vendas finaliza o orçamento. 

7.4 /7.5 - Se o orçamento não foi efetivado o Consultor de Vendas mantém o cliente como Prospect e o pedido em orçamento. 

Se o cliente efetiva o orçamento o Consultor de Vendas solicita a efetivação do Prospect como Cliente. 

7.6 /7.7 - Se o cadastro do cliente for a vista o Consultor de Vendas informa o código do Prospect ao Auxiliar Administrativo. O processo encaminha-se para o item 7.7.

Se o cadastro do cliente for a prazo o Consultor de Vendas encaminha por e-mail o código do Prospect cadastrado para Axiliar Cadastro. O process encaminha-se para o item 7.15. 

7.7 - O Auxiliar Administrativo consulta CNPJ ou CPF do cliente na Receita Federal ou Sintegra. 

Para CNPJ, consultar Sintegra 

http://www.sintegra.gov.br/

Para CPF, consultar Receita Federal 

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp

7.8 /7.9 - Se o cliente está com a situação irregular o Auxiliar Administrativo informa ao Consultor de Vendas. O processo encaminha -se para o item 7.19.

Se o cliente está com a situação regular o Auxiliar Administrativo confere os dados digitados. 

7.10 /7.11 - Se o cadastro estiver correto o Auxiliar Administrativo altera o Prospect para Cliente. O processo encaminha-se para o item 7.13. 

Se no cadastro do Prospect constar informações incorretas ou faltantes o Auxiliar Administrativo entra em contato com o Consultor de Vendas. 

7.12 - O Auxiliar Administrativo coleta as informações com o Consultor de Vendas. 

7.13 - O Auxiliar Administrativo finaliza o cadastro. 

7.14 - O Auxiliar Administrativo informa o Consultor de Vendas sobre o cadastro finalizado. 

7.15 - A Auxiliar Cadastro abre o e-mail por ordem de chegada. 

7.16 - A Auxiliar Cadastro consulta CNPJ ou CPF do cliente na Receita Federal ou Sintegra. 

Para CNPJ, consultar Sintegra 

http://www.sintegra.gov.br/

Para CPF, consultar Receita Federal 

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp

7.17 /7.18 - Se o cliente está com situação irregular a Auxiliar Cadastro informa ao Consultor de Vendas. O processo encaminha-se para o item 7.19. 

Se o cliente está com situação regular a Auxiliar Cadastro confere os dados digitados. O processo encaminha-se para o item 7.20.

7.19 - O Consultor de Vendas verifica com o cliente as informações solicitadas. 

7.20 - Após coletar as informações com o cliente, o Consultor de Vendas encaminha e-mail com as informações aos solicitantes. 

7.21 /7.22 - Se houver informações incorretas ou faltantes a Auxiliar Cadastro encaminha por e-mail ao Consultor de Vendas. O processo encaminha-se para o item 7.19. 

Se o cadastro estiver correto a Auxiliar Cadastro consulta as referências comerciais do cliente. 

7.23 - A Auxiliar Cadastro avalia informações e define Limite de Crédito. 

7.24 /7.25 -  Se o limite de crédito for aprovado pelo Departamento a  Auxiliar Cadastro altera o Prospect para Cliente. O processo encaminha-se para o item 7.29. 

Se o limite de crédito não for aprovado pelo Departamento a Auxiliar Cadastro envia para o Gerente Comercial avaliar. 

7.26 - O Gerente Comercial avalia o limite.

7.27 /7.28 - Se o limite for aprovado o Gerente de Vendas informa ao Departamento de Crédito sobre a aprovação. O processo encaminha -se para o item 7.24. 

Se o limite for negado o Gerente de Vendas soliicta ao Auxiliar Administrativo a liberação do Cadastro a Vista. 

7.29 - A Auxiliar cadastro finaliza o cadastro do cliente. 

7.30 - A Auxiliar Cadastro informa ao Consultor de Vendas e Gerente Comercial sobre a finalização do cadastro. 

8. Registros

Nº de Registro 
Nome do Registro




9. Indicadores

Indicador Fórmula
Periodicidade
Meta








10. Plano de Comunicação do Processo

O que comunicar
Quem Comunica Pra quem comunica
Quando Comunica
Como Comunica
Objetivo Específico












11. Anexos:

01 – Fluxograma do Processo




Elaborado por: 
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Data da Revalidação