Mariano:Manual Indicadores Comerciais

De mariano
Revisão de 13h06min de 20 de maio de 2020 por Daiane.bianchini (discussão | contribs)

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Indicadores Comerciais 

IE – Volume Broker Ipiranga xxxx (nº) - preencher o valor quando houver venda broker de acordo com a sua unidade, conforme exemplo abaixo:

Acessar a planilha enviada mensalmente pelo Departamento Comercial aba Realizado Broker . Cadastrar no Stratws a litragem realizada mensal. (consolidar o indicador)

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IE – Volume Ipiranga xxxx (n'º)preencher a litragem Ipiranga realizada no mês, conforme exemplo abaixo:

Acessar a planilha enviada mensalmente pelo Departamento Comercial aba Metas 2020. Cadastrar no Stratws a litragem realizada mensal + volume broker.

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IE – Broker (representatividade de litragem deste canal x litragem total Iconic) xxxx (%) – não preencher, apenas consolidar este indicador. Após informar os valores nos indicadores Volume Broker Ipiranga e Volume Ipiranga.

Esse indicador não possui meta.

Observações:

Para medirmos este indicador, basta inserir o volume broker vendido pela unidade em determinado mês no stratws, fornecido na planilha de metas CM ou Sell In enviadas pelo Octávio (ambas contidas na aba Broker), e inserir a soma de volume total vendido pela unidade (volume vendido pela unidade + volume broker), também fornecido na mesma planilha Metas CM (ou extraindo o dado diretamente do sistema), e colocar no Stratws os dois valores separados. O cálculo do percentual será feito pelo software

 

  • Fórmula

      
  % Broker =     Vol. Broker                         x 100

                   Vol. Unidade + Vol. Broker 



IE - Cobertura de Mercado (número de clientes atendidos x número de clientes na região) xxxx (%) 

Nesse indicador vamos medir o percentual de cobertura, para isso vamos usar o relatório 601 - Performance de Cobertura. 

Para gerar o relatório acessar o menu: 

Gestão / Gestão de KPIs / Performance de Cobertura - Rel. 601

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Para gerar o relatório, preencher os campos: 

Empresa: digitar código da empresa 

Filial: digitar código da filial 

Data Inicial: digitar data do primeiro dia do mês ( por exemplo para AGM de maio digitar 01/04/2020)

Data Final: digitar data do último dia do mês ( por exemplo para AGM de maio digitar 30/04/2020)

Cidade: não preencher 

Segmento: não preencher

Representante: não preencher 

Mostrar Clientes: N 

Após preencher os dados clicar em OK.

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Informar no Stratws o percentual que está em performance da unidade na coluna % Rea. 

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IE - Clientes sem Vendas xxxx (%) 

Neste indicador vamos medir o percentual de não venda, para isso vamos usar o relatório 602 Performance de Clientes sem Vendas. 

Para gerar o relatório acessar o menu: 

Gestão / Gestão de KPIs / Performance de Clientes sem Vendas - Rel. 602

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Para gerar o relatório preencher os campos:

Empresa: digitar código da empresa

Filial: digitar código da filial

Cliente: não preencher

Motivo: não preencher

Situação: não preencher

Vendedor/Equipe: não preencher

Cidade: não preencher

Segmento: não preencher

Inativo desde: sempre 3 meses antes de AGM, por exemplo AGM de maio informar mês de fevereiro no campo Abril no Stratws. 

Marca: não preencher

Família: não preencher

Origem: não preencher

Produto: não preencher

Quebra e Ordenação: Equipe

Listar Fone/E-mail: N

Data Corte: 1

Clicar em OK.

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Informar no Stratws o percentual de não venda.

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IE - Produtos por PDV xxxx (%) 

Nesse indicador vamos medir o mix de produtos . Para as filiais Comercial Mariano a marca Ipiranga e para Mariano Lubrificantes os lubrificantes e graxas. 

Para gerar o relatório acessar o menu: 

Gestão / Gestão de KPIs / Medição Produtos por PDV - Rel. 606

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Para gerar o relatório, preencher os campos: 

Empresa: digitar código da empresa

Filial: digitar código da filial 

Data Inicial: informar primeiro dia do mês (mês de análise da AGM) 

Data Final: informar último dia do mês (mês de análise da AGM)

Marca: 0003 

Família: não preencher

Origem: não preencher

Agrupamento Comercial: não preencher

Equipe: não preencher

Vendedor: não preencher

Operador: não preencher 

Segmento: não preencher 

Observação: esses filtros devem ser usados somente para filiais Comercial Mariano. 

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Informar no Stratws o percentual da unidade, coluna média. 

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Produtos por PDV Mariano Lubrificantes .  Para gerar o relatório, preencher os campos: 

Empresa: digitar código da empresa

Filial: digitar código da filial 

Data Inicial: informar primeiro dia do mês (mês de análise da AGM) 

Data Final: informar último dia do mês (mês de análise da AGM)

Marca: não preencher  

Família: não preencher

Origem: "01","02"

Agrupamento Comercial: não preencher

Equipe: não preencher

Vendedor: não preencher

Operador: não preencher 

Segmento: não preencher 

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Informar no Stratws o percentual da unidade, coluna média. 

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IE - Total de não venda em relação ao total de pedidos xxxx (%) 

Neste indicador vamos medir o total de pedidos não fechados em relação ao total de pedidos da unidade

Para gerar o relatório acessar o menu: 

Gestão / Gestão de KPIs / Pedidos por Situação - Rel. 110

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Para gerar o relatório preencher os campos:

Empresa: digitar código da empresa

Filial: digitar código da filial

Cliente: não preencher

Representante: não preencher

Emissão: informar mês de análise da AGM

Transação Produto: não preencher

Transação Serviço: não preencher

Pedido: não preencher

Tipo de Faturamento: não preencher

Transportadora: não preencher

Condição Pagamento: não preencher

Situação: não preencher

Estado: não preencher

Previsão: T (todos)

Ramo Atividade: não preencher

Região de Venda:não preencher

Grupo de Empresas:não preencher

Sintético/Analítico (S/A): A

Mostrar Usuário: N

Após informar os dados clicar em OK. 

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Informar no Stratws o percentual de não vendas em relação ao total de pedidos da unidade.

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Fórmula calcular KPI de não venda: 

orçamentos / orçamentos + pedidos faturados x100

Cálculo do exemplo acima: 302/ 3.474 x100 = 8,69%


IE - Falta de Produtos *** % 

Nesse indicador vamos medir o percentual de falta de produtos em relação aos pedidos faturados. 

Para gerar o relatório acessar o menu: 

Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Expedição / Relatórios 

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Selecionar o relatório 210. 

Executar

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Para gerar o relatório, preencher os campos:

Empresa: digitar código da empresa

Filial: digitar código da filial

Data inicial análise: informar a data inicial para geração do relatório

Data fim análise: informar data final para geração do relatório

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O relatório mostra o percentual de pedidos com quebra em relação ao total de pedidos faturados e o total de produtos faltantes. 

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IE - Produtos Parados em Estoque *** %

O relatório 160 mostra os produtos parados em estoque por origem.  Dá o percentual de produtos parados em estoque em relação ao total de estoque, considerando o preço de custo. 

Para gerar o relatório acessar o menu: 

Suprimentos / Gestão de Estoques / Controle de Estoque / Relatórios 

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Selecionar o relatório e executar

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Para gerar o relatório preencher os dados: 

Empresa: digitar o código da empresa

Filial: digitar o código da filial

Data de Corte: selecionar uma data de corte

Marca: informar somente se desejar pesquisar uma marca específica

Família: informar somente se desejar pesquisar uma família específica

Origem: informar somente se desejar pesquisar uma origem específica

Agrupamento Comercial: não preencher

Produto: informar somente se desejar pesquisar um produto específico

Mostrar Custo: S

Analítico - Sintético: A

Clicar em OK. 

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Analisar os dados do relatório

Volume de produtos parados em estoque 

Quantidade de produtos parados em estoque

Total Preço de Vendas

Total Preço de Custo 

O percentual que está no no campo Relação refere-se ao custo de produtos parados em estoque dividido pelo custo total de estoque. 

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