POP:Ordem de Pagamento

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Procedimento Operacional Padrão - Ordem de Pagamento 

Data: 19/03/2021

1. Objetivo

Identificar e liquidar valores recebidos através de depósitos em conta. 

2. Aplicação

Coordenador Administrativo

É de responsabilidade da Ellen a implantação deste processo assegurando os melhores resultados. 

3. Documentos de Referência

4. Siglas, Abreviaturas e Terminologia

OP - Ordem de Pagamento 

ADT - Adiantamento 

CREDPEND - Créditos Pendentes 

5. Responsabilidades e Autoridades

Atividades
Responsável 
Confirmação das Ordens de Pagamento Coordenador Administrativo
Identificação das Ordens de Pagamento  Auxiliar Administrativo
Baixa das Ordens de Pagamento Auxiliar Administrativo
Lançamento do Adiantamento  Auxiliar Administrativo
Lançamento na Cred Pend Encarregado Financeiro 

6. Diretrizes

Verificar o histórico no extrato bancário, agência e conta, cliente e CNPJ. 

7. Descrição das Atividades

7.1 - O Coordenador Administrativo recebe a solicitação do vendedor para confirmação da Ordem de Pagamento. 

7.2 - O Coordenador Administrativo acessa o Internet Banking. 

7.3 - O Coordenador Administrativo consulta a Ordem de Pagamento. 

7.4 / 7.5 - Se a Ordem de Pagamento não foi efetivada o Coordenador Administrativo informa o solicitante que o valor não consta na conta da empresa. 

Se a Ordem de Pagamento foi efetivda o Coordendador Administrativo confirma o recebimento ao solicitante. 

7.6 - O Coordenador Administrativo encaminha as Ordens de Pagamento para o Auxiliar Administrativo no próximo dia útil no primeiro horário.

7.7 - O Auxiliar Administrativo recebe as Ordens de Pagamento. 

7.8 - O Auxiliar Administrativo consulta se possui títulos no sistema. 

7.9 / 7.10 - Se possui título no constas a receber do cliente  o Auxiliar Administrativo faz a baixa da Ordem de Pagamento no sistema. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Baixas_Contas_a_Receber_Ordem_de_Pagamento

O Auxiliar Administrativo deve baixar as Ordens de Pagamento até as 09:00 horas, caso ocorra algum imprevisto avisar o Departamento de Cobrança.

Se não possui título lançado no sistema o Auxiliar Administrativo verifica se é possível identificar o cliente. 

Dicas para identificação do cliente: 

1 - Verifica de qual cidade é a agência do valor depositado

2 - Entra em contato com o vendedor que atende a região

3 - Verifica se algum cliente informou ou fez compra para pagamento com depósito

7.11 / 7.12 - Se o cliente foi identificado o Auxiliar Administrativo lança o adiantamento para o cliente. 

Mariano:Manual Adiantamento a Clientes - mariano (comercialmariano.com.br)

Quando o título a receber for gerado no sistema, baixar o título contra o adiantamento. 

Mariano:Manual Baixa por Devolução e Adiantamento Contas a Receber - mariano (comercialmariano.com.br)

Se a Ordem de Pagamento não foi identificada o Auxiliar Administrativo encaminha para Auxiliar de Cobrança 

7.13 - A Auxiliar de Cobrança identifica se possível o cliente que efetuou o pagamento. 

7.14 - A Auxiliar de Cobrança informa por e-mail se localizou ou não o pagamento ao Auxiliar Administrativo. Em caso afirmativo, informar ao Auxiliar Administrativo código do cliente e os títulos pagos através da Ordem de Pagamento. 

7.15 - O Auxiliar Administrativo recebe a informação. 

7.16 / 7.17 - Se o cliente foi identificado pela Auxiliar de Cobrança, o Auxiliar Administrativo faz a baixa ou lança um adiantamento ao cliente. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Baixas_Contas_a_Receber_Ordem_de_Pagamento

Mariano:Manual Adiantamento a Clientes - mariano (comercialmariano.com.br)

Se a Ordem de Pagamento não foi identificada pela Auxiliar de Cobrança,  o Auxiliar Administrativo encaminha por e-mail o valor e data do depósito ao Encarregado Financeiro e solicita a inclusão do valor na Cred Pend. 

O Auxiliar Administrativo tem 2 dias para enviar ao Encarregado Financeiro, exceto no último dia do mês que o prazo é de 1 dia. 

7.18 - O Encarregado Financeiro lança a Ordem de Pagamento na conta Créditos Pendentes. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Creditos_Pendentes

8. Registros

Nº de Registro 
Nome do Registro
R19-01 ajuda.comercialmariano.com.br
R19-02 E-mail, skype, telefone

9. Indicadores

Indicador Fórmula
Periodicidade
Meta








10. Plano de Comunicação do Processo

O que comunicar
Quem Comunica Pra quem comunica
Quando Comunica
Como Comunica
Objetivo Específico
A efetivação da Ordem de Pagamento  Coordenador Administrativo Auxiliar Administrativo /Consultor de Vendas  Sempre que houver solicitação para confirmação de recebimento por depósito bancário Pessoalmente, por e-mail ou skype  Informar ao solicitante que a Ordem de Pagamento foi recebida
A não efetivação da Ordem de Pagamento Coordenador Administrativo Auxiliar Administrativoi / Consultor de Vendas Sempre que houver soliictação para confirmação de recebimento por depósito bancário Pessoalmente, por e-mail ou skype Informar ao solicitante que a Ordem de Pagamento não foi recebida
Identificação da Ordem de Pagamento Auxiliar Administrativo Auxiliar Cobrança  Sempre que o Auxiliar Administrativo não conseguir identificar a Ordem de Pagamento E-mail Informar ao Auxiliar Cobrança que não foi possível identificar a Ordem de Pagamento
Identificação ou não identificação da Ordem de Pagamento Auxiliar Cobrança  Auxiliar Administrativo Sempre que for receber solicitação para identificação de Ordem de Pagamento E-mail Informar ao Auxiliar Administrativo se conseguiu ou não identificar a Ordem de Pagamento
Inclusão da Ordem de Pagamento na Cred Pend Auxiliar  Administrativo Encarregado Financeiro Sempre que houver Ordem de Pagamento não identificada  E-mail  Lançar a Ordem de Pagamento como Crédito Pendente

11. Anexos:

01 – Fluxograma do Processo

https://cawemo.com/share/023638db-1450-4dcf-8b16-2a70008e7cd5


Elaborado por: 
Aprovado por:
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Controle de Revisões 
Revisão
Data
Descrição
Data da Revalidação
31/03/2021