Mariano:Manual Integração Contábil

De mariano
Revisão de 16h49min de 27 de setembro de 2016 por Daiane.bianchini (discussão | contribs)

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Para iniciar a integração contábil é preciso verificar as contas auxiliares de clientes e fornecedores.

Verificação de Contas Auxiliares - Cliente e Fornecedor

Para gerar o relatório e consultar as contas auxiliares acessar o menu:

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Relatórios / Operacionais

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Relatório 106 - clientes

Relatório 107 - Fornecedores

Informar empresa

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Imprimir os relatórios

Relatório Clientes

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Relatório Fornecedores

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Fazer a importação na empresa de origem

Para fazer a importação acessar o menu:

Cadastros / Controladoria / Contabilidade / Plano Contábil / Modelo x Empresa

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Fazer a importação na empresa de acordo de origem de acordo com o relatório.

Para fazer a alteração, preencher os campos:

Tipo Plano: 4

Empresa Destino: verificar no relatório o campo filial

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Na aba Seleção preencher conta reduzida de acordo com o relatório de clientes e fornecedores

Clicar em OK.

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Clicar em mostrar

Clicar em ok.

Clicar em Processar.

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Clicar em Sim.

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Clicar em OK.

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Gerar novamente os relatórios para confirmar se os dados foram atualizados.

Integração Contábil

Para iniciar a inegração contábil seguir o check list abaixo. 

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Para fazer a integração contábil acessar o menu: 

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Integrações Contábeis

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Para iniciar a integração informar:

Filial: informar código da filial

Período Sugerido: mês de integração

Tipo de Atualização: Período Completo

Quantidade Dias: 0

Quantidade Vezes: 1

Qdte. Movimentos por processamento: 0

Selecionar as opções:

Lote por filial

Lote Diário - exceto para estoque e patrimônio

Desativar depuração de regras

Selecionar os módulos individualmente de acordo com a sequência abaixo:

1º - Notas Fiscais Saídas e Notas Fiscais Entradas

2º - Contas a Pagar e Contas a Receber

3º - Tesouraria

4º - Patrimônio (fazer lotes programados manual conforme check-list)

5º - Estoque (integrar somente após todas as conferências/conciliações)

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Clicar em validar

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Corrigir caso hajam divergências. Se estiver correto o sistema mostrará a mensagem abaixo. 

Clicar em OK.

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Clicar em Contabilizar e Processar

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Após processar serão criados os lotes contábeis.

Visualizar os lançamentos.

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Verificar se os lotes possuem diferenças, caso possuam diferenças fazer as correções.

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Anotar os números dos lotes inicial e final no check list. 

Selecionar todos os lotes e clicar em processar. 

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Confirmar a contabilização. 

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Clicar em ok. 

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Contabilizar os Lotes Programados 

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Lotes / Processamento

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Para contabilizar os lotes programados informar: 

Competência: mês de contabilização

Clicar em Mostrar.

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Confirmar a geração dos lançamentos. 

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Clicar em Ok.

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Visualizar o lote. 

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Observação: a Integração e Geração dos lotes da folha de pagamento são gerados pelo Gerente do Setor no sistema Rubi. 

Fechamento de período para Lançamentos

Cadastros / Filiais / Períodos para Lançamentos

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Para fechar o período preencher os campos: 

Filial: informar código da filial

Data Inicial: período disponível para lançamento . Ex: na contabilização do mês 08 a data inicial deve ser 01/09

Data Final: ultimo dia do ano

Selecionar as opções : 

Vendas

Compras 

Contas a Pagar 

Contas a Receber 

Tesouraria 

Patrimônio 

Clicar em Mostrar

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Clicar em Processar 

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Conciliações Contábeis 

Conferir Conta Transitória - 20055

Controladoria / Gestão de Contabilidade /Contabilidade / Relatórios / Contábeis

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Relatório: 117

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Para gerar o relatório preencher os campos:

Empresa: informar código da empresa

Filial: informar código da filial

Data Inicial: período mensal

Data Final: período mensal

Conta Reduzida: 20055

Livro: 0

Tamanho do Livro: 0

Página Inicial: 0

Contas Reduzidas (Lista as Subordinadas): não preencher

Apresenta Total diário por conta: S

Apresenta Total Mensal por Conta: N

Mostrar Usuário: S

Impressão Frente e Versão: N

Imprimir Folha / Página: P

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O saldo inicial do relatório deve ser zero e o final também. Quando ocorrer saldo gerar o relatório diário e verificar por dia a diferença.

Conferir saldo anterior

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Conferir saldo final

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Ajustar as diferenças na origem. 

Após os ajustes o total da conta tem que ser zero.

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Conciliação Caixas e Bancos 

Para iniciar a conciliação gerar o relatório 100. 

Para gerar o relatório acessar o menu: 

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais 

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Relatório 100

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Para gerar o relatório preencher os campos:

Empresa:

Filial:

Data Saldo:

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Gerar o relatório e conferir o saldo financeiro e contábil.

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Quando houver diferença de saldo gerar o relatório 052. 

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais

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Relatório 101

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Para gerar o relatório preencher os campos: 

Empresa: 

Filial: 

Conta Financeira: informar a conta financeira que está com diferença no relatório 100

Data Inicial: período mensal

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Imprimir o relatório para conferir com o relatório 152

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Para gerar o relatório 152 acessar o menu:

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Contábeis

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Relatório 152

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Para gerar o relatório preencher os campos:

Data Inicial - informar período de 5 em 5 dias

Data Final

Conta Auxiliar: conta auxiliar que está com diferença no relatório 100

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Pesquisar no relatório de 5 em 5 dias até encontrar a diferença 

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Se houver diferença localizar o número do lote na tesouraria.

Finanças / Gestão de Tesouraria / Caixa e Bancos / Consultas / Lançamentos e Composições

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Para gerar o relatório, preencher os campos:

Informar : 

Conta Interna: número da conta financeira que está com diferença no relatório 100

Período: data da diferença 

Localizar a diferença e o número do lote

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Ajustar a diferença no lote.

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Lotes / Processamento

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Para fazer a alteração preencher os campos:

Lote: número do lote pesquisado na tesouraria

Modalidade: Contabilizados

Opção: reverter

Classificação: Lote

Clicar em mostrar

Selecionar o lote

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Processar 

Confirmar a reversão do lote

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Após a abertura do lote selecionar a opção c/lançamentos

Clicar em mostrar

Localizar o lançamento com erro. 

Clicar na aba lançamento para realizar a correção.

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Corrigir os creditos ou debitos de acordo com o lançamento da tesouraria. 

Processar a alteração

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Selecionar o lote processar para contabilizar novamente.

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Conciliação de Clientes / Adiantamentos a Clientes

Para iniciar a conciliação gerar o relatório 308

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais

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Relatório 308

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Para gerar o relatório preencher os campos

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Com o relatório gerado verificar as diferenças

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Reverter o lote contábil dos lançamentos programados / manuais para lançar o debito e credito. 

Lançar de acordo com as diferenças do relatório 308

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