Mariano:Manual Inventário

De mariano
Revisão de 14h44min de 25 de maio de 2016 por Daiane.bianchini (discussão | contribs)

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INVENTÁRIO DE ESTOQUE

PROCEDIMENTOS:

 

1) AÇÕES INICIAIS:

  1.1) Na semana da contagem, o encarregado de estoque deve verificar os produtos que não tem código de barras em sua embalagem. Estes produtos devem ser relacionados na prancheta, enquanto organiza o depósito para o inventario de estoque. Para estes produtos deve ser impresso o código de barras e etiquetado em uma unidade. Desta forma, no dia da contagem, todos os produtos possuirão código.

 1.2) Impressão das etiquetas pelo sistema:

 Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Expedição / Relatórios

RTENOTITLE

 Para impressão de etiqueta código barras, escolher o relatório 105.

RTENOTITLE

Marcar as opções filtro conforme necessário e OK.

1.3) Enquanto organiza estoque para contagem, o encarregado do estoque, deve fazer uso do coletor, confirmando se está lendo as etiquetas corretamente, caso encontrem alguma divergência entre o Produto e a Etiqueta, entrar em contato com Departamento Fiscal para regularização antes do início do inventario de estoque.

1.4) Verificar se todas as notas fiscais DE ENTRADA em que os produtos estão disponíveis no estoque da empresa já foram lançadas no sistema;

1.5) Verificar se tem pedidos fechados, porém, em que os produtos ainda não saíram do estoque da empresa;

1.6) No dia anterior a contagem avaliar as condições do estoque, produtos que estão em aberto, produtos que devem ser descartados, separando estes produtos, e fazendo procedimento de baixa ou transferência de depósito;

1.6.1) Verificar se estes produtos que devem ser efetivamente descartados, isto é, não poderão ser reaproveitados (impróprios para consumo) foram baixados do sistema;

1.6.2) Verificar se estes produtos que devem estar do depósito 99 (Avaria), estão transferidos para este;

Relatório poderá ser gerado:

Suprimentos / Gestão de Estoque / Controle de Estoque / Relatórios

Escolher relatório 131 – Situação do Estoque por Depósito

Executar

RTENOTITLE

Preencher:

Empresa

Depósito

OK.

 Importante, deixar os produtos do depósito avaria (99) separados, pois sofrerão contagem com coletor específico, e não juntamente com produtos de depósito principal.

 1.7) O depósito Garantia 202-998 não sofrerá contagem, para isso deverá ser emitido relatório dos produtos que constam neste depósito, e a mercadoria deverá ser identificada para não ser contada.

 Relatório poderá ser gerado:

Suprimentos – Gestão de Estoque – Controle de Estoque – Relatórios

Escolher relatório 131 – Situação do Estoque por Depósito

Executar

RTENOTITLE

Preencher:

Empresa

Depósito

OK.

 1.8) Ao encerrar o expediente, no dia do inventario de estoque, cancelar todas pré-faturas em aberto, e gerar relatório nota fiscal entrada 101 confirmando se há notas com situação 1, e que estas realmente não chegaram na empresa.

 1.9) No computador onde serão baixados os arquivos para coletor, criar uma pasta na área de trabalho – Contagem Estoque.

 1.10) No sistema Senior, os produtos ficam alocados em depósitos diferentes. Os depósitos que faremos a contagem, serão 1 e 99(avaria), porém esta contagem acontece separadamente.

Iniciaremos, contando o depósito 1, e na sequência do inventário, organizaremos para que seja contado depósito avaria 99.

O depósito de garantia não sofrerá contagem, por isso, estes produtos deverão estar separados para que realmente não sejam contados.


2) MAPEAMENTO DO ESTOQUE E MATERIAL  PARA A CONTAGEM:

 2.1) Separar o estoque por sessão (em partes, mapear), de forma que os responsáveis pela contagem com coletor, tanto na contagem como recontagem, façam em todos os itens, da sessão(parte) a ele determinada.

 2.2) Separar o material da contagem (caneta, calculadora, rascunho, prancheta, pano e etiqueta autocolante);

 2.3) Salvar na pasta Contagem Estoque a lista com códigos de barras, enviada por e-mail, se necessário pesquisar código barras;

 2.4) Determinar os funcionários responsáveis pela coleta dos dados no coletor e equipe contagem, informando formulário contagem.

 

3) GERAÇÃO DO ARQUIVO PARA COLETOR:

  Suprimentos /Gestão de Estoques / Inventario / Exportador e Importador Arquivos Coletor(1009) Executar

 RTENOTITLE

Operação: Exportação

Código: 1009

 Clicar em [[File:]]... salvar em pasta Contagem Estoque criada na área de trabalho – colocar nome do arquivo ex.:

  Dep1 arquivo para contagem.txt

Executar – abrirá seguinte tela:

RTENOTITLE

Preencher:

Data do Inventário: data informada da abertura do inventário – PESQUISAR em ...

Empresa Origem:

Depósito:

Ok

Após geração do arquivo, o responsável pela contagem da unidade, irá baixar no coletor. Após baixa, deste arquivo, poderá ser iniciada a contagem do estoque na unidade.

4) COLETOR : FORMA DE USAR

4.1) Limpar as últimas contagens do coletor:

No coletor:

3. UTILITÁRIOS

 3. APAGAR REG

1. TODOS

1. SIM

Repetir este processo 2 vezes, certificando-se que ao chegar em APAGAR REGISTRO não apareça mais nenhuma opção.

 4.2) Baixar arquivo de produtos para o coletor (antes de começar a contagem do estoque):

O arquivo contendo os produtos para Contagem 1.

 No coletor:

 3. UTILITÁRIOS

 1. TRANSFERENCIA

 3. BAIXAR LISTA

 Feito isso coloque o coletor na base.

 4.3) Acesse o programa Optimizer, conforme tela abaixo

 

RTENOTITLE

Neste acesse a guia /Ferramentas/Comunicação/Download da Tabela de Consulta ou simplesmente aperte a tecla “F7” no seu teclado.

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A tela abaixo deve aparecer.

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Clique em Browse para procurar o arquivo contendo a lista de produtos na pasta Contagem Estoque. Após achá-lo clique em Open.

RTENOTITLE

O programa voltará a tela anterior. Clique em OK.

 Durante o processo de envio você verá a tela abaixo indicativa de progresso.

RTENOTITLE

Após o término do envio deverá aparecer a tela abaixo indicando a conclusão do processo.

RTENOTITLE

Feito isso você já terá no seu coletor a lista contendo todos os nossos produtos, podendo DAR INÍCIO A CONTAGEM.

 4.4) Os funcionários que farão a contagem individual deverão contar o produto e anotar a quantidade na etiqueta autocolante. Caso o produto esteja acondicionado em caixas fechadas, deverão tirar uma unidade do produto, colar a etiqueta e deixar esta unidade a mostra, em cima da caixa;

4.5) O responsável pelo coletor irá coletar estes dados já contados, da seguinte forma:

 No coletor acessar:

 1. EXECUTAR

 CONTAGEM >1< (selecionar o número da contagem)

 Pegar em mãos o produto em que está fixada a etiqueta;

  • Ler o código de barras, conferir se é o produto mesmo em mãos, e digitar a quantidade contada;
  • Após coletada a informação tirar a etiqueta do produto, para que nenhum funcionário ‘cole’ a recontagem;

 4.6) Caso o usuário do coletor não encontre o produto no coletor deverá anotar todos os dados para cadastro do produto, e enviar por e-mail para fiscontabil.bo@comercialmariano.com.br, para que proceda os acertos necessários.

  • Os  produtos que não forem localizado o cadastro correto no sistema, (fabricante e código) não deverão dar entrada em código errado (outro fabricante e código) por ser similar. Na segunda-feira, deverá ser enviada planilha de cadastro do produto, e só então será dada a entrada do produto no sistema.

 4.7) Caso o coletor não reconheça um código de barras automaticamente, temos as seguintes maneiras para inserir a contagem no coletor:

 4.7.1) Coleta manual do código de barras (digitar no coletor): Pode ocorrer de algum código de barras não estar com uma boa impressão, impedindo o coletor de lê-lo. Neste caso o usuário deverá digitar manualmente o código, teclando enter a seguir.

 4.7.2) Digitar Letras: Apertar a tecla FUNÇÃO até que o A (maiúsculo) apareça em cima da bateria (inferior direita).  Utilizar as letras necessárias e, para voltar, apertar função até que não apareça mais nenhuma letra.

 4.7.3) Corrigir digitação errada: Tecla BS

 4.8) Apagar Registro incorreto:

 3. UTILITÁRIOS

 3. APAGAR REGISTRO

2. ULTIMO GRAVADO

TEM CERTEZA

1.SIM

2.NÃO

 4.9) Baixa da contagem do estoque no sistema (após finalizado a contagem do estoque):

 No coletor e vá em:

 2. ENVIAR DADOS

 Coloque o mesmo na base.

 Acesse o programa Optimizer conforme instruções em tópico anterior neste documento.

 Dentro deste vá para /Ferramentas/Comunicação/Receber Dados, ou simplesmente aperte a tecla “F8” no seu teclado.

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A tela abaixo deve aparecer.

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