Política para Cobrança Cheque Devolvido
POLÍTICA PARA A COBRANÇA: CHEQUES DEVOLVIDOS
Responsabilidades da Cobrança
Até 60 dias: Coordenador Administrativo /Auxiliar Administrativo
De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial
Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS
Para Dep. Cobrança
Coordenador Administrativo
1) Todo cheque devolvido, assim que mesmo retornar para Loja, o Coordenador Administrativo, deverá realizar o procedimento no sistema e separar cópia do cheque para Auxiliar Administrativo;
Cobrança Cheque Devolvido do Próprio Cliente
1) Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento original.
4)Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
Cobrança Cheque Sustado
1) Assim que Auxiliar Administrativo receber o email, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema. Em situações em que o cliente, não faz acordo,confirmar com a unidade se a mesma possui comprovante entrega mercadoria para então incluir no serasa o cheque sustado."
2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 60 dias vencimento original.
Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
Em situações em que o cliente, não faz acordo,confirmar com a unidade se a mesma possui comprovante entrega mercadoria, solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no serasa o cheque sustado."
Cobrança Cheque Devolvido de Terceiros
1) Assim que Departamento Cobrança receber o email, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja.
Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
Em situações em que o cliente, não faz acordo,confirmar com a unidade se a mesma possui comprovante entrega mercadoria para então incluir no serasa o título do cliente.
2) Diariamente, Dep Cobrança deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento original.
4)Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
Em situações em que o cliente, não faz acordo,confirmar com a unidade se a mesma possui comprovante entrega mercadoria, solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no Serasa o título do cliente."
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - DE 61 A 120 DIAS
Para Gerente Comercial e Vendedor da área
Gerente Comercial
1)Todo mês será enviado ao gerente os 05 maiores devedores da empresa, dos títulos vencidos entre 61 e 90 dias aos quais o gerente entrará em contato tentando uma negociação
2) O gerente poderá negociar por um prazo de 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não poderá ser superior a 120 dias do vencimento do título original.
Vendedor/ Gerente Comercial
1)Todo mês o vendedor e gerente receberão a inadimplência de usa área, vencida entre 61 e 90 dias.
2) O vendedor poderá negociar por um prazo de até 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não pode ser superior a 120 dias do vencimento do título original.
Retorno da Cobrança realizada pelo Gerente Comercial / Vendedor
"O Gerente Comercial deverá avaliar a cobrança realizada pelo Vendedor, e reportar para Departamento de Cobrança, nos mês subsequente ao recebimento da cobrança. Ou seja, todo iníco mês, receberão uma cobrança a ser realizada e deverão retornar para Departamento Cobrança a cobrança anterior, com as seguintes diretrizes:
1) Envio para Jurídico
2) Manter sob responsabilidade Gerência
3) Perda
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - Acima de 121 DIAS
Remessa para o jurídico
Somente poderá ser enviada cobrança ao Jurídico, quando a dívida do cliente for acima de 2.000,00.
Preparação documentos para envio Jurídico - dívida de 2.000,00 a 3.999,99.
1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadatrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;
2) Gerar relatório de títulos em aberto do cliente;
3 ) Conferir todos os documentos acima, e enviar com protocolo para Escritório Widal Advogados em Sinop - MT
Valor Dívida de 2.000,00 a 3.999,99
1) Notificação Extrajudicial, com prazo de 30 dias;
2) Caso não recebido em 60 dias do dia do envio ao escritório, alterar para "perda";
Preparação documentos para envio Jurídico - dívida acima de 4.000,00
1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadatrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;
2) Separar Cheques Originais
3) Separar notas e comprovantes de entrega ao cliente (canhoto assinado)
4 ) Conferir todos os documentos acima, e enviar com protocolo para Escritório Widal Advogados em Sinop - MT
Valor dívida acima de 4.000,00
1) Ação judicial;
2) Departamento Cobrança acompanhará o andamento do processo.