Política para Cobrança Cheque Devolvido
POLÍTICA PARA A COBRANÇA: CHEQUES DEVOLVIDOS
Responsabilidades da Cobrança
Até 60 dias: Coordenador Administrativo /Auxiliar Administrativo
De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial
Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS
Para Dep. Cobrança
Coordenador Administrativo
1) Todo cheque devolvido, assim que mesmo retornar para Loja, o Coordenador Administrativo, deverá realizar o procedimento no sistema e separar cópia do cheque para Auxiliar Administrativo;
Cobrança Cheque Devolvido do Próprio Cliente
1) Assim que Auxiliar Administrativo receber cópia cheque, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento original.
4)Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
Cobrança Cheque Sustado
1) Assim que Auxiliar Administrativo receber o email, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema. Em situações em que o cliente, não faz acordo,confirmar com a unidade se a mesma possui comprovante entrega mercadoria para então incluir no serasa o cheque sustado."
2) Diariamente, Auxiliar Administrativo deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 60 dias vencimento original.
Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
Em situações em que o cliente, não faz acordo,confirmar com a unidade se a mesma possui comprovante entrega mercadoria, solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no serasa o cheque sustado."
Cobrança Cheque Devolvido de Terceiros
1) Assim que Departamento Cobrança receber o email, deverá ligar para cliente e agendar pagamento dos cheques devolvidos, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento prazo máximo de 60 dias, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja.
Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
Em situações em que o cliente, não faz acordo,confirmar com a unidade se a mesma possui comprovante entrega mercadoria para então incluir no serasa o título do cliente.
2) Diariamente, Dep Cobrança deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
3) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento original.
4)Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
Em situações em que o cliente, não faz acordo,confirmar com a unidade se a mesma possui comprovante entrega mercadoria, solicitar autorização Gerente Comercial para então incluir no Serasa o título do cliente."