Política para Cobrança Boleto Registrado com Envio Automático para Cartório
POLÍTICA PARA A COBRANÇA: BOLETO REGISTRADO COM ENVIO AUTOMÁTICO PARA CARTÓRIO
Responsabilidades da Cobrança
Data Vencimento: Dep. Cobrança
Até 60 dias:Dep. Cobrança e Analista de Crédito
De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial
Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS
Para Analista de Crédito e Cobrança
Cobrança Títulos Antes de ir a Cartório
1) Primeiro contato com o cliente: Enviar email informativo para cliente com 2 dias título vencido.
2)Entrar em contato com cliente com 3 dias título vencido, acordando data provável pagamento, antes de ir para cartório, até 7 dias corridos da data vencimento, agendando data do possível pagamento no follow-up do sistema."
3) Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 15 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Cliente, deverá enviar cópias dos cheques para que título seja baixado do banco. Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
4) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.
4.1) Caso cliente não tenha cumprido data acordada para pagamento, entrar em contato com cliente para confirmação se realizou ou não o pagamento:
4.1.1) Caso o cliente informe que fez o pagamento, pedir o comprovante de pagamento, verificando o porque a baixa não foi feita automaticamente;
4.1.2) Caso o cliente informe que não fez o pagamento, agendar uma nova data informando no follow-up o acordo.
Cobrança Títulos após protesto
5) Caso não seja possível negociação com cliente antes de ir a cartório, o departamento de cobrança acompanhará se título será pago em cartório, ou será protestado.
5.1) Gerar relatório dos títulos em cartório a mais de 25 dias vencidos cobrando o banco do não pagamento.
6) Os títulos com retorno do banco que sofreram protesto, o departamento de cobrança, entrará em contato para negociação, abastecendo o follow-up com informações da negociação e dia pagamento.
7) Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias vencido data original, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema, e envie carta anuência, após compensação cheques.
8) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.
9) O prazo máximo pra ser acordado negociação com cheque pré será para até 90 dias. Caso cliente retorne com proposta de pagamento com prazo superior a 90 dias. Deverá ser enviada a Analista Crédito, e esta , consultar serasa , se necessário definir com gerente vendas.
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - DE 61 A 120 DIAS
Para Gerente Comercial e Vendedor da área
Gerente Comercial
1)Todo mês será enviado ao gerente os 05 maiores devedores da empresa, dos títulos vencidos entre 61 e 90 dias aos quais o gerente entrará em contato tentando uma negociação.
2) O gerente poderá negociar por um prazo de 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não poderá ser superior a 120 dias do vencimento do titulo original.
Vendedor/ Gerente Comercial
1)Todo mês o vendedor e gerente receberão a inadimplência de usa área, vencida entre 61 e 90 dias.
2) O vendedor poderá negociar por um prazo de até 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não pode ser superior a 120 dias do vencimento do titulo original.
Retorno da Cobrança realizada pelo Gerente Comercial / Vendedor
"O Gerente Comercial deverá avaliar a cobrança realizada pelo Vendedor, e reportar para Departamento de Cobrança, nos mês subsequente ao recebimento da cobrança. Ou seja, todo iníco mês, receberão uma cobrança a ser realizada e deverão retornar para Departamento Cobrança a cobrança anterior, com as seguintes diretrizes:
1) Envio para Jurídico
2) Manter sob responsabilidade Gerência
3) Perda
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - Acima de 121 DIAS
Remessa para o jurídico
Somente poderá ser enviada cobrança ao Jurídico, quando a dívida do cliente for acima de 2.000,00.
Preparação documentos para envio Jurídico - dívida de 2.000,00 a 3.999,99.
1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadastrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;
2) Gerar relatório de títulos em aberto do cliente;
3 ) Conferir todos os documentos acima, e enviar com protocolo para Escritório Widal Advogados em Sinop - MT Valor Dívida de 2.000,00 a 3.999,99
1) Notificação Extrajudicial, com prazo de 30 dias;
2) Caso não recebido em 60 dias do dia do envio ao escritório, alterar para "perda";
Preparação documentos para envio Jurídico - dívida acima de 4.000,00
1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadastrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;
2)Separar instrumento de protesto para Escritório Advocacia( somente este tem validade)
3) Preencher e assinar o formulário duplicatas;
4) Separar notas e comprovantes de entrega ao cliente (canhoto assinado)
5) Conferir todos os documentos acima, e enviar com protocolo para Escritório Widal Advogados em Sinop - MT Valor dívida acima de 4.000,00
1) Ação judicial;
2) Departamento Cobrança acompanhará o andamento do processo.
IMPORTANTE
1)As negociações, recebimentos em cheques, confissões de divida, tem o seguinte prazo pra serem realizadas: Cobrança: Até 90 dias do vencimento do título; Vendedor/ Gerente: Até 120 dias do vencimento do titulo;
2) Quando receber títulos com cheques, sempre detalhar o numero cheque, banco e valor no recibo emitido para cliente.
3) O cumprimento dos prazos acima estabelecidos serão acompanhados pela Analista Crédito.
4) O envio para Jurídico e protocolos dos documentos enviados, será de responsabilidade da unidade, com supervisão Coordenador Administrativo.
5) Titulos cujo cumprimento do acordo não foi cumprido, só pode ser renegociados pelo jurídico. Ex.: Cliente devia R$ 10.000,00 atraves de titulos vencidos com 50 dias. Para permanecer na empresa estes titulos devem ser negociados com um prazo máximo de 70 dias, totalizando o prazo maximo de 120 dias. Caso este cheque do cliente volte, o titulo deverá ir diretamente pro juridico.
6) Os títulos não recebidos entre 180 e 210 dias, a comissão será estornada, bem como debitadas do resultado na DRG.