Política para Cobrança Boleto sem Registro

De mariano
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POLÍTICA PARA A COBRANÇA: BOLETO SIMPLES SEM REGISTRO

Responsabilidades da Cobrança

Data Vencimento: Dep. Cobrança

Até 60 dias: Dep. Cobrança e Analista de Crédito

De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial

Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade


PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS Para Analista de Crédito e Cobrança

Cobrança Títulos vencidos até 30 dias antes de incluir no Serasa.

1) Primeiro contato com o cliente: Enviar email informativo para cliente com 2 dias título vencido.

2)Entrar em contato com cliente com 4 dias título vencido, acordando data provável pagamento, até 30 dias corridos da data vencimento, agendando data do possível pagamento no follow-up do sistema. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.

3) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.

3.1) Caso cliente não tenha cumprido data acordada para pagamento, entrar em contato com cliente para confirmação se realizou ou não o pagamento:

3.1.1) Caso o cliente informe que fez o pagamento, pedir o comprovante de pagamento, para efetuar a baixa.

3.1.2) Caso o cliente informe que não fez o pagamento, agendar uma nova data informando no follow-up o acordo.

Cobrança Títulos vencidos entre 30 e 60 dias com inclusão Serasa.

4) Caso não seja possível negociação com cliente até 30 dias vencidos, departamento de cobrança solicita autorização do Gerente Comercial para inclusão título Serasa com a confirmação que a unidade tenha comprovante de entrega da mercadoria ao cliente.

4.1) Gerar relatório dos títulos boleto simples sem registro com situação serasa e tentar nova negociação informando no follow-up.

5) Negociar para uma data com no máximo 60 dias vencido data original, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema, e retire a inclusão do Serasa, após compensação cheques.

6) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado. Caso tenha ocorrido o pagamento, retirar a negativação do cliente no Serasa.

7) O prazo máximo pra ser acordado negociação com cheque pré será para até 90 dias. Caso cliente retorne com proposta de pagamento com prazo superior a 90 dias. Deverá ser enviada a Analista Crédito, e esta , consultar serasa , se necessário definir com gerente vendas.