Política para Cobrança Boleto Registrado com Envio Automático para Cartório

De mariano
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POLÍTICA PARA A COBRANÇA: BOLETO REGISTRADO COM ENVIO AUTOMÁTICO PARA CARTÓRIO

Responsabilidades da Cobrança

Data Vencimento Dep. Cobrança

Até 60 dias Dep. Cobrança e Analista de Crédito

De 61 a 120 dias Vendedor e Gerente Comercial

Acima de 121 dias Jurídico ou Permanência na Unidade


PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS

Para Analista de Crédito e Cobrança

Cobrança Títulos Antes de ir a Cartório

1) Primeiro contato com o cliente: Enviar email informativo para cliente com 2 dias título vencido.

2)Entrar em contato com cliente com 4 dias título vencido, acordando data provável pagamento, antes de ir para cartório, até 7 dias corridos da data vencimento, agendando data do possível pagamento no follow-up do sistema."

3) Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 15 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Cliente, deverá enviar cópias dos cheques para que título seja baixado do banco. Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.

4) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.

4.1) Caso cliente não tenha cumprido data acordada para pagamento, entrar em contato com cliente para confirmação se realizou ou não o pagamento:

4.1.1) Caso o cliente informe que fez o pagamento, pedir o comprovante de pagamento, verificando o porque a baixa não foi feita automaticamente;

4.1.2) Caso o cliente informe que não fez o pagamento, agendar uma nova data informando no follow-up o acordo.

Cobrança Títulos após protesto

5) Caso não seja possível negociação com cliente antes de ir a cartório, o departamento de cobrança acompanhará se título será pago em cartório, ou será protestado.

5.1) Gerar relatório dos títulos em cartório a mais de 25 dias vencidos cobrando o banco do não pagamento.

6) Os títulos com retorno do banco que sofreram protesto, o departamento de cobrança, entrará em contato para negociação, abastecendo o follow-up com informações da negociação e dia pagamento.

7) Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias vencido data original, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema, e envie carta anuência, após compensação cheques.

8) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.

9) O prazo máximo pra ser acordado negociação com cheque pré será para até 90 dias. Caso cliente retorne com proposta de pagamento com prazo superior a 90 dias. Deverá ser enviada a Analista Crédito, e esta , consultar serasa , se necessário definir com gerente vendas.