Política para Cobrança Carteira Simples
Política para Cobrança - Carteira Simples
Vencimento até 30 dias: Auxiliar Administrativo
Até 60 dias: Aux Administrativo e Coord Administrativo
De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial
Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade
PROCEDIMENTOS PARA COBRANÇA ATÉ 60 DIAS
Cobrança Carteira feita pela Auxiliar Administrativo na unidade, até 30 dias vencido, antes de incluir no Serasa.
1) Todo sábado, a Auxiliar Administrativo, deverá gerar relatório separar todos os títulos para recebimento em carteira na próxima semana;
2) Toda Segunda-Feira, Auxiliar Administrativo, deverá ligar para clientes e agendar pagamento dos títulos em carteira da semana, informando a data provável pagamento no follow-up bem como será o pagamento, podendo ser por depósito em conta corrente, pagamento realizado pelo cliente na loja, ou em últimos casos, agendar para Entregador ir receber.
3) Diariamente, Auxiliar Administrativo, deverá gerar o relatório provável pagamento do dia anterior e identificar se os clientes, efetuaram o pagamento conforme acordado.
4) Caso cliente, não cumpra a data acordada para pagamento, entrar em contato, e informando no follow up nova data acordada para pagamento, no máximo para até 30 dias vencimento original.
5) Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré (caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa) ou cartão débito ou crédito (30dias), acrescentando taxa do cartao e juros. Cobrança Carteira feita pela Auxiliar Administrativo na unidade, vencidos entre 30 e 60 dias com inclusão Serasa.
6) Caso não seja possível negociação com cliente até 30 dias vencidos, Auxiliar Administrativo solicita Autorização Gerente Comercial para incluir título Serasa
6.1) Gerar relatório dos títulos Carteira Simples com situação serasa e tentar nova negociação informando no follow-up.
7) Negociar para uma data com no máximo 60 dias vencido data original, com cliente enviando cheque pré (caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa) ou cartão débito ou crédito (30dias), acrescentando taxa do cartao e juros. . Retirar a inclusão do Serasa, após compensação cheques.
8) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado. Caso tenha ocorrido o pagamento, retirar a negativação do cliente no Serasa.
9) O prazo máximo pra ser acordado negociação com cheque pré será para até 90 dias. Caso cliente retorne com proposta de pagamento com prazo superior a 90 dias. Deverá ser enviada a Analista Crédito, e esta , consultar serasa , se necessário definir com Gerente Vendas.
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - DE 61 A 120 DIAS
Para Gerente Comercial e Vendedor da área
Gerente Comercial
1) Todo mês o gerente deve analisar os 05 maiores devedores da empresa, aos quais entrará em contato tentando uma negociação.
2) O gerente poderá negociar por um prazo de 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não poderá ser superior a 120 dias do vencimento do titulo original, ou cartão débito ou crédito (30 dias), acrescentando taxa do cartao e juros.
4) A Analista de Crédito e Cobrança enviará os clientes que de alguma forma não foram negativados, o gerente deve analisar e solicitar inclusão no Serasa ou permanência em sua carteira.
Vendedor/ Gerente Comercial
1)Todo mês o vendedor e gerente receberão a inadimplência de usa área, vencida entre 61 e 90 dias.
2) O vendedor poderá negociar por um prazo de até 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
3) O gerente poderá enviar notificação extrajudicial para os clientes com valor da dívida até 3.999,99.
Segue o modelo de notificação:
4) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não pode ser superior a 120 dias do vencimento do titulo original,ou cartão débito ou crédito (30 dias), acrescentando taxa do cartao e juros.
Retorno da Cobrança realizada pelo Gerente Comercial / Vendedor
"O Gerente Comercial deverá avaliar a cobrança realizada pelo Vendedor, e reportar para Departamento de Cobrança, nos mês subsequente ao recebimento da cobrança. Ou seja, todo iníco mês, receberão uma cobrança a ser realizada e deverão retornar para Departamento Cobrança a cobrança anterior, com as seguintes diretrizes:
1) Envio para Jurídico
2) Manter sob responsabilidade Gerência
3) Perda
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - Acima de 121 DIAS
Remessa para o jurídico
Preparação documentos para envio Jurídico - dívida acima de 4.000 (Valor Original, não inclui despesas de cartório ou processuais)
1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadastrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;
2) Gerar relatório 115 em Finanças - Gestão de Contas a Receber - Contas a Receber - Relatórios
3) Enviar a negativação do SERASA ou providenciar o protesto destes títulos sob orientação do advogado;
4) Consultar o quadro social dos sócios no Serasa
5) Preencher e assinar o formulário duplicatas;
6) Separar notas e comprovantes de entrega ao cliente (canhoto assinado)
7 ) Conferir todos os documentos acima, e enviar com protocolo para Escritório Mariano e Fernandes em Dourados - MS
8) Valor dívida acima de 4.000,00
8.1) Ação judicial;
8.2) Departamento Cobrança acompanhará o andamento do processo.
IMPORTANTE
1)As negociações, recebimentos em cheques, confissões de divida, tem o seguinte prazo pra serem realizadas: Cobrança: Até 90 dias do vencimento do título; Vendedor/ Gerente: Até 120 dias do vencimento do titulo;
2) Quando receber títulos com cheques, sempre detalhar o numero cheque, banco e valor no recibo emitido para cliente.
3) O cumprimento dos prazos acima estabelecidos serão acompanhados pela Analista Crédito.
4) O envio para Jurídico e protocolos dos documentos enviados, será de responsabilidade da unidade, com supervisão Coordenador Administrativo.
5) Titulos cujo cumprimento do acordo não foi cumprido, só pode ser renegociados pelo jurídico. Ex.: Cliente devia R$ 10.000,00 atraves de titulos vencidos com 50 dias. Para permanecer na empresa estes titulos devem ser negociados com um prazo máximo de 70 dias, totalizando o prazo maximo de 120 dias. Caso este cheque do cliente volte, o titulo deverá ir diretamente pro juridico.
6) Os títulos não recebidos entre 180 e 210 dias, a comissão será estornada, bem como debitadas do resultado na DRG.