POP:Produtos Recuperados

De mariano
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Procedimento Operacional Padrão - Produtos Recuperados /Avariados

Data: 19/08/2020

1. Objetivo

Identificar os produtos danificados, disponibilizá-los para venda evitando a perda total do produto. 

2. Aplicação

Coordenador Administratvio e Encarregado de Estoque 

É de responsabilidade do Júnior a implantação deste processo assegurando os melhores resultados. 

3. Documentos de Referência

4. Siglas, Abreviaturas e Terminologia

5. Responsabilidades e Autoridades

Atividades
Responsável 
Identificação dos produtos recuperados / avariados Encarregado de Estoque 
Conferência dos itens relacionados e estoque físico Coordenador Administrativo
Transferência para o Depósito de Produtos Recuperados /Avariados Coordenador Administrativo
Alocação dos produtos no local destinado para Produtos Recuperados / Avariados  Encarregado de Estoque 
Cálculo do valor do Produto Recuperado / Avariado para venda  Gerente de Vendas 

6. Diretrizes

Os produtos recuperados / avariados são produtos com embalagem danificada, porém com condições de ser vendido.

Comissão de venda 1,5%. 

7. Descrição das Atividades

7.1 - O Encarregado de Estoque identifica os Produtos Recuperados / Avariados. 

7.2 - O Encarregado de Estoque relaciona os produtos no Formulário Produtos Recuperados / Avariados. 

7.3 - O Encarregado de Estoque encaminha o Formulário Produtos Recuperados / Avariados para o Coordenador Administrativo.

7.4 - O Coordenador Administrativo recebe o Formulário Produtos Recuperados / Avariados. 

7.5 - O Coordenador Administrativo confere os itens relacionados no formulário com o produto físico no estoque. 

7.6/7.7 - O Coordenador Administrativo avalia se o produto pode ser vendido como avaria, se é possível faz a transferência do produto para o depósito de Produtos Recuperados / Avariados. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/POP:Transfer%C3%AAncia_entre_Dep%C3%B3sitos

Se o produto não está em condições de ser vendido como avaria, o Coordenador Administrativo faz o processo de baixa por perda. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Pedido_Produtos_Danificados_Perda_e_Roubo

7.8 - O Coordenador Administrativo entrega o Formulário Produtos Recuperados /Avariados para o Encarregado de Estoque. 

7.9 - O Encarregado de Estoque confere os produtos listados no formulário com os produtos transferidos para o depósito avaria através do relatório 132.

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Relatorio_SRNF132

7.10 /7.11 - O Encarregado de Estoque verifica se a transferência de produtos feita pelo Coordenador Administrativo está correta., se está arquiva o Formulário Produtos Recuperados /Avariados. 

Se a transferência não está correta, o Encarregado de Estoque anota no formulário qual produto foi transferido incorretamente. O processo encaminha-se para os itens 7.13 e 7.14. 

7.12 - O Encarregado de Estoque aloca os produtos no local destinado para produtos avariados. O processo encaminha-se para o item 7.15.

Disponibiliza no estoque um local de fácil visualização para os clientes e vendedores.

7.13 - O Coordenador Administrativo corrige a transferência fazendo a movimentação inversa. Obs: O sistema não permite excluir transferências. 

7.14 - O Coordenador Administrativo transfere o produto correto no sistema. O processo encaminha-se para o item 7.17.

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Transfer%C3%AAncia_entre_dep%C3%B3sitos

7.15 - O Coordenador Administrativo informa ao Gerente de Vendas quais os produtos foram transferidos para o depósito avaria. 

7.16 - O Gerente de Vendas analisa os Produtos Recuperados /Avariados. Por exemplo: produtos amassados, com vazamentos, etc. 

7.17 - A partir da análise do produto o Gerente de Vendas calcula o valor que pode ser vendido. 

7.18 - O Gerente de Vendas informa aos vendedores quais são os produtos que estão avariados e o preço para venda. 

8. Registros

Nº de Registro 
Nome do Registro
R11-01 ajuda.comercialmariano.com.br
R11-02 Skype 
R11-03 E-mail
R11-04 Telefone 

9. Indicadores

Indicador Fórmula
Periodicidade
Meta
Quantidade de produtos avariados (quantidade de produtos/quantidade de produtos avariados)x100 Semanal

10. Plano de Comunicação do Processo

O que comunicar
Quem Comunica Pra quem comunica
Quando Comunica
Como Comunica
Objetivo Específico
Os produtos avariados Encarregado de Estoque  Coordenador Administrativo Sempre que houver produtos avariados no estoque Pessoalmente entregando o Formulário de Produtos Recuperados /Avariados Informar ao Coordenador Administrativo que possuem produtos avariados no estoque
Transferência dos produtos avariados  Coordenador Administrativo Encarregado de Estoque Sempre que houver transferência para o depósito avaria Pessoalmente entregando o formulário de produtos Recuperados / Avariados Informar ao Encarregado de Estoque que a transferência foi realizada
Produtos transferidos incorretamente  Encarregado de Estoque  Coordenador Administrativo Sempre que houver produtos transferidos incorretamente Pessoalmente entregando o Formulário de Produtos Recuperados Informar ao Coordenador Administrativo que o produto transferido não é o informado no formulário
Correção da transferência  Coordenador Administrativo Encarregado de Estoque Sempre que houver correção na transferência dos produtos Pessoalmente entregando o Formulário de Produtos Recuperados Informar ao Encarregado de Estoque que a transferência foi corrigida
Transferência dos produtos avariados Coordenador Administrativo Gerente de Vendas  Sempre que houver transferência para o depósito avaria Skype ou telefone Informar ao Gerente de Vendas que possuem produtos para venda no depósito avaria
Preço dos produtos avariados Gerente de Vendas  Vendedores Sempre que houver produto avariado para venda Skype o, e-mail ou telefone Informar aos vendedores o valor dos produtos avariados para venda

11. Anexos:

01 – Fluxograma do Processo

https://cawemo.com/share/4317439d-aa98-4cbf-b9bf-45008fb133d8

02- Formulário Produtos Recuperados /Avariados 

03 - Tempo de Guarda dos Documentos



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