Política para Cobrança Boleto Registrado com Envio Automático para Cartório

De mariano
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POLÍTICA PARA A COBRANÇA: BOLETO REGISTRADO COM ENVIO AUTOMÁTICO PARA CARTÓRIO

Responsabilidades da Cobrança

Data Vencimento: Dep. Cobrança

Até 60 dias:Dep. Cobrança e Analista de Crédito

De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial

Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS

Para Analista de Crédito e Cobrança

Cobrança Títulos Antes de ir a Cartório

1) Primeiro contato com o cliente: Enviar email informativo para cliente com 2 dias título vencido.

2)Entrar em contato com cliente com 3 dias título vencido, acordando data provável pagamento, antes de ir para cartório, até 12 dias corridos da data vencimento, agendando data do possível pagamento no follow-up do sistema."

3) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.

3.1) Caso cliente não tenha cumprido data acordada para pagamento, entrar em contato com cliente para confirmação se realizou ou não o pagamento:

3.1.1) Caso o cliente informe que fez o pagamento, pedir o comprovante de pagamento, verificando o porque a baixa não foi feita automaticamente;

3.1.2) Caso o cliente informe que não fez o pagamento, agendar uma nova data informando no follow-up o acordo.

Cobrança Títulos após protesto

1) Caso não seja possível negociação com cliente antes de ir a cartório, o departamento de cobrança acompanhará se título será pago em cartório, ou será protestado.

1.1) Gerar relatório dos títulos em cartório a mais de 25 dias vencidos cobrando o banco do não pagamento.

2) Os títulos com retorno do banco que sofreram protesto, o departamento de cobrança, entrará em contato para negociação, abastecendo o follow-up com informações da negociação e dia pagamento.

3) Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias vencido data original. Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos e realize a baixa dos títulos no sistema, e envie carta anuência.

4) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.

5) O prazo máximo pra ser acordado negociação será para até 90 dias. Caso cliente retorne com proposta de pagamento com prazo superior a 90 dias. Deverá ser enviada a Analista Crédito, e esta , consultar serasa , se necessário definir com gerente vendas.

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - DE 61 A 120 DIAS

Para Gerente Comercial e Vendedor da área

Vendedor/ Gerente Comercial

1)Todo mês o vendedor e gerente receberão a inadimplência de usa área, vencida entre 61 e 90 dias.

2) O vendedor poderá negociar por um prazo de até 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.

3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com qualquer tipo de negociação esta não poderá ser superior a 120 dias do vencimento do titulo original.

Retorno da Cobrança realizada pelo Gerente Comercial / Vendedor

Receber a cobrança e imediatamente iniciar as negociações juntamente com o vendedor.

"O Gerente Comercial deverá avaliar a cobrança realizada pelo Vendedor, e reportar para Departamento de Cobrança no prazo estipulado por e-mail, em torno de 60 dias. Ou seja, todo início mês, receberão uma cobrança a ser realizada e deverão retornar para Departamento Cobrança a cobrança anterior, com as seguintes diretrizes:

1) Envio para Jurídico

2) Manter sob responsabilidade Gerência

3) Perda

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - Acima de 121 DIAS

Remessa para o jurídico

Somente poderá ser enviada cobrança ao Jurídico, quando a dívida do cliente for acima de 4.000,00.

Valor da Dívida até 3.999,99

1) Enviar notificação extrajudicial 

Preparação documentos para envio Jurídico - dívida acima de 4.000,00 (Valor Original, não inclui despesas de cartório ou processuais) 

1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadastrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;

2) Separar instrumento de protesto para Escritório Advocacia( somente este tem validade), ou se não houver instrumento de protesto enviar negativação do SERASA. 

3) Consultar o quadro social dos sócios no Serasa 

4) Preencher e assinar o formulário duplicatas;

5) Separar notas e comprovantes de entrega ao cliente (canhoto assinado)

6) Conferir todos os documentos acima, e enviar com protocolo para Escritório Mariano e Fernandes em Dourados - MS 

7) Valor dívida acima de 4.000,00

7.1) Ação judicial;

7.2) Departamento Cobrança acompanhará o andamento do processo.

IMPORTANTE

1)As negociações, recebimentos em cheques, confissões de divida, tem o seguinte prazo pra serem realizadas: Cobrança: Até 90 dias do vencimento do título; Vendedor/ Gerente: Até 120 dias do vencimento do titulo;

2) Quando receber títulos com cheques, sempre detalhar o numero cheque, banco e valor no recibo emitido para cliente.

3) O cumprimento dos prazos acima estabelecidos serão acompanhados pela Analista Crédito.

4) O envio para Jurídico e protocolos dos documentos enviados, será de responsabilidade da unidade, com supervisão Coordenador Administrativo.

5) Titulos cujo cumprimento do acordo não foi cumprido, só pode ser renegociados pelo jurídico. Ex.: Cliente devia R$ 10.000,00 atraves de titulos vencidos com 50 dias. Para permanecer na empresa estes titulos devem ser negociados com um prazo máximo de 70 dias, totalizando o prazo maximo de 120 dias. Caso este cheque do cliente volte, o titulo deverá ir diretamente pro juridico.

6) Os títulos não recebidos entre 180 e 210 dias, a comissão será estornada, bem como debitadas do resultado na DRG.