Política para Cobrança Boleto Registrado com Envio Automático para Cartório

De mariano
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POLÍTICA PARA A COBRANÇA: BOLETO REGISTRADO COM ENVIO AUTOMÁTICO PARA CARTÓRIO

Responsabilidades da Cobrança

Data Vencimento: Dep. Cobrança

Até 60 dias:Dep. Cobrança e Analista de Crédito

De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial

Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS

Para Analista de Crédito e Cobrança

Cobrança Títulos Antes de ir a Cartório

1) Primeiro contato com o cliente: Enviar email informativo para cliente com 2 dias título vencido.

2)Entrar em contato com cliente com 3 dias título vencido, acordando data provável pagamento, antes de ir para cartório, até 12 dias corridos da data vencimento, agendando data do possível pagamento no follow-up do sistema."

3) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.

3.1) Caso cliente não tenha cumprido data acordada para pagamento, entrar em contato com cliente para confirmação se realizou ou não o pagamento:

3.1.1) Caso o cliente informe que fez o pagamento, pedir o comprovante de pagamento, verificando o porque a baixa não foi feita automaticamente;

3.1.2) Caso o cliente informe que não fez o pagamento, agendar uma nova data informando no follow-up o acordo.

Cobrança Títulos após protesto

5) Caso não seja possível negociação com cliente antes de ir a cartório, o departamento de cobrança acompanhará se título será pago em cartório, ou será protestado.

5.1) Gerar relatório dos títulos em cartório a mais de 25 dias vencidos cobrando o banco do não pagamento.

6) Os títulos com retorno do banco que sofreram protesto, o departamento de cobrança, entrará em contato para negociação, abastecendo o follow-up com informações da negociação e dia pagamento.

7) Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias vencido data original, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema, e envie carta anuência, após compensação cheques.

8) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.

9) O prazo máximo pra ser acordado negociação com cheque pré será para até 90 dias. Caso cliente retorne com proposta de pagamento com prazo superior a 90 dias. Deverá ser enviada a Analista Crédito, e esta , consultar serasa , se necessário definir com gerente vendas.

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - DE 61 A 120 DIAS

Para Gerente Comercial e Vendedor da área

Vendedor/ Gerente Comercial

1)Todo mês o vendedor e gerente receberão a inadimplência de usa área, vencida entre 61 e 90 dias.

2) O vendedor poderá negociar por um prazo de até 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.

3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não pode ser superior a 120 dias do vencimento do titulo original.

Retorno da Cobrança realizada pelo Gerente Comercial / Vendedor

"O Gerente Comercial deverá avaliar a cobrança realizada pelo Vendedor, e reportar para Departamento de Cobrança, nos mês subsequente ao recebimento da cobrança. Ou seja, todo iníco mês, receberão uma cobrança a ser realizada e deverão retornar para Departamento Cobrança a cobrança anterior, com as seguintes diretrizes:

1) Envio para Jurídico

2) Manter sob responsabilidade Gerência

3) Perda

PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - Acima de 121 DIAS

Remessa para o jurídico

Somente poderá ser enviada cobrança ao Jurídico, quando a dívida do cliente for acima de 2.000,00.

Preparação documentos para envio Jurídico - dívida de 2.000,00 a 3.999,99.

1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadastrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;

2) Gerar relatório de títulos em aberto do cliente;

3 ) Conferir todos os documentos acima, e enviar com protocolo para Escritório Mariano e Fernandes em Dourados - MS 

Valor Dívida de 2.000,00 a 3.999,99

1) Notificação Extrajudicial, com prazo de 30 dias;

2) Caso não recebido em 60 dias do dia do envio ao escritório, alterar para "perda";

Preparação documentos para envio Jurídico - dívida acima de 4.000,00

1) Gerar relatório 112 em Cadastros - Relatórios - Clientes ( este relatório possui dados cadastrais). Este relatório é obrigatório para compor a documentação a ser enviada para jurídico;

2)Separar instrumento de protesto para Escritório Advocacia( somente este tem validade)

3) Preencher e assinar o formulário duplicatas;

4) Separar notas e comprovantes de entrega ao cliente (canhoto assinado)

5) Conferir todos os documentos acima, e enviar com protocolo para Escritório Mariano e Fernandes em Dourados - MS Valor dívida acima de 4.000,00

1) Ação judicial;

2) Departamento Cobrança acompanhará o andamento do processo.

IMPORTANTE

1)As negociações, recebimentos em cheques, confissões de divida, tem o seguinte prazo pra serem realizadas: Cobrança: Até 90 dias do vencimento do título; Vendedor/ Gerente: Até 120 dias do vencimento do titulo;

2) Quando receber títulos com cheques, sempre detalhar o numero cheque, banco e valor no recibo emitido para cliente.

3) O cumprimento dos prazos acima estabelecidos serão acompanhados pela Analista Crédito.

4) O envio para Jurídico e protocolos dos documentos enviados, será de responsabilidade da unidade, com supervisão Coordenador Administrativo.

5) Titulos cujo cumprimento do acordo não foi cumprido, só pode ser renegociados pelo jurídico. Ex.: Cliente devia R$ 10.000,00 atraves de titulos vencidos com 50 dias. Para permanecer na empresa estes titulos devem ser negociados com um prazo máximo de 70 dias, totalizando o prazo maximo de 120 dias. Caso este cheque do cliente volte, o titulo deverá ir diretamente pro juridico.

6) Os títulos não recebidos entre 180 e 210 dias, a comissão será estornada, bem como debitadas do resultado na DRG.