Mariano Recrutamento e Seleção de Colaboradores

De mariano
Revisão de 09h53min de 22 de dezembro de 2017 por Daiane.bianchini (discussão | contribs)

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Uma dúvida constante de quem está abrindo vagas dentro do grupo da Comercial Mariano, de como esta o funcionamento dos processos seletivos, segue abaixo a descrição desse processo: 

O gestor de uma determinada unidade identifica a necessidade de preencher ou criar determinado cargo, e solicita ao departamento de Recursos Humanos (RH) a abertura da vaga, ressaltando o prazo e o motivo da contratação. Logo em seguida preencha o formulário (RP) que esta em anexo com o perfil e os dados tais como; requisitos do candidato, faixa salarial, se é aumento de quadro ou substituição, entre outros. No caso de substituição importante o nome do subsistido.

No caso de vagas novas, uma função que não existia, não é substituição, sendo um aumento de quadro será necessário aprovação do Recursos humanos e passado para a diretoria, assim podendo dar sequencia depois da validade dos diretores sendo administrativo ou comercial.

Importante analisarmos os pontos abaixo se será uma seleção interna ou externa, se temos alguém que podemos reaproveitar internamente;

SELEÇÃO INTERNA OU EXTERNA

Após a solicitação de abertura da vaga (RP), a gestão de pessoas analisa e avalia se o processo de recrutamento será interno — aproveitando os próprios colaboradores da empresa que desejam mudar de cargo e que se encaixam na descrição da vaga —, ou externo (recrutando profissionais disponíveis no mercado); (Critério do gestor da vaga);

ABERTURA DA VAGA AO MERCADO

Depois de selecionado qual o tipo de contratação, o RH deve elaborar o anúncio da vaga. Embora possa variar de uma unidade para a outra, depende de como funciona a cultura da localidade, analisar o que mais é utilizado, este anúncio geralmente contém o título da vaga ofertada, descrição das atividades que deverão ser desempenhadas pelo profissional contratado, benefícios e o salário oferecido pela empresa. Outro dado que precisa ser informado é como entrar em contato com a empresa, seja por email ou telefone.

ANÚNCIO DA VAGA

Após preparar o anúncio da vaga, com todas as informações acima, o RH deve selecionar os locais em que a vaga será veiculada — como agências de empregos, banco de talentos da própria empresa, internet, portais de trabalho, Linkedin, grupos específicos de vagas no Facebook, jornais etc.

SELEÇÃO DOS CURRÍCULOS E POSSÍVEIS COLABORADORES

Depois de receber os currículos dos candidatos interessados à vaga, é hora de fazer uma triagem dos profissionais que mais se adequam à vaga e exigências da empresa.  Após isso, a empresa entra em contato com todos os pré-selecionados e marca a entrevista de emprego, sendo por vídeo Skype ou presencial.

RETORNO AO CANDIDATO

Após a realização das entrevistas, o RH avalia, juntamente com demais interessados na contratação, qual o candidato melhor se encaixa às necessidades da empresa. Uma vez selecionado o candidato a ser contratado, a organização deve entrar em contato tanto com ele quanto com os que não foram selecionados, agradecendo e convidando-os para uma próxima oportunidade.

CONTRATAÇÃO

Depois de definido o candidato ideal para exercer o cargo, o RH verificar as consultas em geral,  deve fornecer a lista de documentos que o profissional deverá levar à empresa, dentro de um prazo pré-estabelecido, bem como indicar a realização de um teste admissional.