Mariano:Manual Gerenciamento Compra

De mariano
Revisão de 09h11min de 28 de junho de 2015 por Eduardo (discussão | contribs) (Analise para reposição de estoque)

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Gerenciamento de compras de produtos para revenda

Este processos esta dividido em tres etapas:

Calculo do consumo médio

Como próprio titulo indica, trata-se de um processo que realizara o calculo referente ao consumo médio dos produtos indicados (através dos filtros selecionados) que serão utilizados na Analise de reposição de estoque.
Este processo se utiliza da tela F211CCM para a realização dos cálculos que pode ser acessada no ERP através do menu /Suprimentos / Gestão de Estoques / Análise de Reposição / Cálculo de Consumo Médio

Analise para reposição de estoque

Responsável pela sugestão sistêmica de quais produtos deverão ser adquiridos levando-se em consideração diversos fatores mensurados pelo ERP (Calculo do consumo médio, saldo do produto em estoque, período mínimo e máximo para reposição,produtos já solicitados em outras ordens de compras, etc...) .
O processo possibilita vários modelos de calculo de sugestão dependendo das parametrizações indicadas nos seletores existentes.
Este processo se utiliza da tela F211ARA do ERP que poderá ser acessada através do menu /Suprimentos / Gestão de Estoques / Análise de Reposição / Agrupada.
Alem de sugerir quais produtos deverão ser adquiridos, esta tela indica também uma quantidade a ser comprada (calculada através do processo de calculo do consumo médio realizado na etapa anterior) e permite que o usuário faça alterações nestas bem como indique se deseja ou não adquirir cada um dos produtos sugeridos.
Caso haja uma tabela de preços acordada entre o fornecedor e a empresa e as condições de pagamento já serão sugeridas neste momento.

Criação de uma ordem de compra

Necessária para a conferencia da mercadoria na chegada desta a unidade, bem como o controle de pendencias.




Para realizar o pedido de compras de mercadorias para Estoque, será necessária a observação de algumas premissas no sistema:

  • Durante o processo de implantação do Sistema na unidade o Gerente deverá estabelecer uma quantidade mínima dias e quantidade máxima de dias para cada item/ ou fornecedor.
  • Após a implantação, caso exista a necessidade de se alterar esta quantidade a informação deverá ser repassada item a item junto com o cadastro do produto, ou então seguiremos a quantidade estabelecida para o fornecedor.
  • Esta informação será colocada no sistema, pelo Depto Fiscal, na tela F210EST acessada através do menu /Suprimentos / Gestão de Estoques / Análise de Reposição / Cálculo de Consumo Médio nos campos Quantidade Mínima Dias: e Quantidade Máxima Dias:
  • Outro item necessário é o envio da Tabela com Preço de Compra sem impostos (ou seja, preço de compra do item que constará na nota) por Fornecedor, em formato Excel – constando Código do Produto no Fornecedor, descrição Item e Preço Compra, para Depto Comercial atualmente na pessoa do Sr Marco Antônio lotado na unidade de Várzea Grande.

Por sua vez o Depto Comercial carregara esta tabela na tela F082GTP que pode ser acessada através do menu Cadastros / Mercado e Suprimentos / Tabelas de Preço / Compras conforme a Imagem_01. Neste local, pode ser observado a validade e número da tabela de compras.
Sempre que ocorrer mudanças na tabela de preço, deverá ser enviada para Depto Comercial – Marco Antônio, e a mesma colocará no sistema com nova validade.
Com estas informações, poderá ser realizado o pedido de compras, seguindo os seguintes passos.