Mariano:Manual Cadastro de Clientes à Vista

De mariano
Revisão de 17h18min de 26 de janeiro de 2016 por Daiane.bianchini (discussão | contribs)

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Para cadastrar um cliente a vista no sistema, confirmar: 

Pessoa Jurídica - confirmar os dados informados no Sintegra/Receita

Pessoa Física – confirmar CPF x nome na receita federal.

  www.sintegra.gov.br

 www.receita.fazenda.gov.br

Cadastros / Clientes e Fornecedores / Clientes / Cadastro

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Todos os dados do cadastro deverão ser digitados em letra maiúscula, sem acento e sem caracteres especiais.

O único campo digitado com letra minúscula deve ser o e-mail.

Código Cliente: Para incluir um novo cliente, digitar 0 e teclar enter

Cliente: Nome do cliente ou razão social

Fantasia: Nome fantasia para pessoa jurídica ou repetir o nome do cliente para pessoa física

Tipo de Cliente: F – Pessoa Física J- Pessoa Jurídica

Tipo de Mercado: I – Interno

Tipo de Empresa: Escolher o tipo de empresa de acordo com a atividade do cliente. Para Consumidor Final, selecionar a opção 99 – Outros

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Tipo Direito Propriedade: 1 – Privada    2 - Pública

                                            

Cnpj/CPF: Se o tipo de Cliente = F - digitar o CPF

                   Se o tipo de cliente = J – digitar o CNPJ

 

Ramo de Atividade: Informar o ramo de atividade do cliente de acordo com seu segmento

 Para clientes consumidor final código do ramo de atividade 20401, os demais consultar na planilha de Ramo de Atividade

 Cliente Contribuinte de ICMS:

Clientes pessoa jurídica ou física (produtor rural), selecionar S (sim), obrigatoriamente esses clientes deverão ter Inscrição Estadual.

Quando cliente não possui Inscrição Estadual, marcar N (não) – não contribuinte.

 Inscrição Estadual: Digitar a Inscrição Estadual do cliente, que será validade pelo sistema.

Os clientes que não possuem Inscrição Estadual, digitar ISENTO

Grupo de Empresas: Zero

 Benefício Fiscal: Zero

 Código Suframa / Data: Deixar em branco. Será utilizado somente para as empresas da Zona Franca de Manaus, Área de Livre Comércio e Amazônia Legal

 Tributa ICMS – S

 Tributa IPI – N

 Tributa PIS – S

 Tributa Cofins – S

 Telefone: Digitar o número do telefone do cliente seguindo o padrão:

(XX)XXXX-XXXX em todos os campos que solicitar telefone/fax.

 Caixa Postal / E-mail: Digitar caixa postal caso cliente possua

E-mail: Digitar corretamente o e-mail do cliente, pois o sistema dispara e-mails automáticos em algumas situações.

 Digitar em letra minúscula.

 Cep: Digitar o cep do cliente, o sistema validará e buscará automaticamente a cidade e estado. Verificar se está correto após a digitação.

Caso algum Cep não esteja cadastrado, solicitar o cadastramento do mesmo.

 Endereço: Digitar o endereço do cliente corretamente, sem o número

 Número do Endereço: Digitar o número do endereço ou SN – para sem número

 Complemento: Digitar o complemento do endereço, caso haja

 Proximidade: Caso necessite, digitar nesse campo os pontos de referência do cliente

 Bairro: Digitar o bairro do cliente

Campo obrigatório, pois caso contrário, não gerará o arquivo xml da nota fiscal

 Cidade: Campo automático de acordo com o Cep informado

 Estado: Campo automático de acordo com o Cep informado

 Situação Cliente:  A – Ativo  I - Inativo

O cliente somente será ativado mediante a consistência dos dados necessários para o cadastro, quando clicar no botão do rodapé da página, denominado regra.

Essa rotina validará os dados necessários para o cadastro, e informará os campos faltantes para ativação do cliente.

O cliente sempre nascerá no status de Inativo.

 Código do País: Campo automático de acordo com o Cep informado

 Cliente e/ou Fornecedor: Digitar “C” Cliente

 Mensagem 1: 0

 Mensagem 2: 0

 Mensagem 3: 0

 Mensagem 4: 0

 Número Identificação Fiscal: em branco

 Bloqueia Crédito Cliente: N – Não

 Motivo Situação:

 9 – Cadastro à vista (cadastros para vendas à vista em dinheiro e cartão)

 17 – Cliente Cheque

 Observação Motivo: descrever a justificativa do motivo, caso necessário

 E-mail para documentos eletrônicos: Digitar corretamente e em letra minúscula, o e-mail onde o cliente receberá automaticamente os arquivos Danfe e Xml gerados pelo sistema.

 Código Anterior: Se o cliente possuir cadastro no sistema OM digitar corretamente o código do sistema anterior. Esse código é de extrema importância para importação e exportação de dados.

 Clicar enter até inserir os dados do cadastro no sistema.

 Sempre que cadastramos um cliente o sistema gera automaticamente um código para o fornecedor, para isso devemos confirmar a mensagem clicando em OK.

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Se os endereços de entrega e cobrança são os mesmos podemos replicá-los. Colocando A para ambos, o sistema replica os endereços automaticamente não precisando digitá-los novamente. Caso sejam diferentes, preencher as abas Entrega e Cobrança.

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Clique em ok e preencha a aba Definições.

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Empresa: 1 - Empresas de Mato Grosso do Sul

          2 – Empresas de Mato Grosso

                3 – Empresa de Rondônia   

                4 – Empresas do Pará 

                5 – Empresa de Minas Gerais     

                6 - WM Comércio de Lubrificantes

Filial:

Mato Grosso do Sul

100 – Dourados

101 – Campo Grande

 Mato Grosso

200 – Várzea Grande

201 – Rondonópolis

202 – Sinop

 Rondônia

300 – Vilhena

301 – Porto Velho

 Pará

400 – Novo Progresso

401 – Santarém

 Minas Gerais

500 -  Contagem

 Mato Grosso

600 – WM – Várzea Grande 

Data/Valor Limite Crédito:

Cadastro à vista - dinheiro e cartão limite de crédito R$ 0,00

 Os cadastros para vendas no cartão devem ser feitos no sistema sempre como se a venda fosse em dinheiro. O vendedor fará a alteração para cartão no pedido.

 Para cadastro de vendas no cheque seguir limite de acordo com a Política de Crédito e Cobrança.

 Limite Aprovado: S – Sim

 Categoria: 70 embandeirado

Informar categoria somente para clientes embandeirados

 Representante: Código da equipe de venda a que o representante pertence

 Vendedor: Código do vendedor para o cliente, e que pertence a equipe

 Tabela de Preço Padrão: informar de acordo com a filial se a tabela de preço é varejo ou atacado

 Condição de Pagamento Padrão: AV – à vista

 % de Frete: 0,00

 Transportadora Padrão: selecionar a transportadora usual do cliente

 Frete CIF ou FOB:

 CIF - frete por conta do emitente

 FOB - frete por conta do destinatário

 Código Forma de Pagamento:

1 – dinheiro

3 - cheque a vista

15 – cheque à prazo

 Usar forma de pagamento 1 para vendas em dinheiro e cartão

 Data Início Prazo Médio Recebimento: não preencher

 Período para Cálculo Desconto: não preencher

 % Desconto Antecipação: não preencher

 % Pontualidade: não preencher

 % Mora Mês / Tolerância: não preencher

 Tipo de Juros: “S” simples

 Portador: 9999

 Carteira: 99

 Critério Dia Vencimento: “S” dias corridos mantem

 Quantidade Dias Vencimento: 0

 Conta Contábil 1: 10340 – clientes

 Conta Contábil 2: 20380 – adiantamento a clientes

 Conta Auxiliar 1: em branco – após a ativação do cadastro sistema informa automaticamente a conta

 Conta Auxiliar 2: em branco

Dia Vencimento Semana: em branco

 1º Dia Especial: em branco

 2º Dia Especial: em branco

 3º Dia Especial: em branco

 Exige Agendamento: N

 Código Fator Correção Contratos: 01 Real

 Sequência Endereço de Entrega Padrão: 0

 Sequência Endereço Cobrança Padrão: 0

 Situação Tributária: em branco

 Origem Percentual Comissão: em branco

 Desc. Percentual Perda: em branco

 Categoria Análise de Crédito: em branco

 Motivo desoneração ICMS: 0 nenhum

 Gerar pedido com componentes /volumes separados: em branco

 Consumidor Final: em branco

 Indicativo Presencial: em branco

 Avalista Ativo: em branco

 Total para Avalizar: 0,00

 Valor avalizado: 0,00

 Disponível para avalizar: 0,00

 Recibo Obrigatório: N – não

 Finalidade:

 C – Consumo (dentro do próprio estado)

 R – Revenda (para qualquer UF)

 F – Consumo (para clientes de outras UF que compram para consumo na UF da filial)

 Clicar enter até inserir.

 O cadastro é ativado somente no botão Regra. Ao clicar neste botão o sistema valida e caso algum campo obrigatório não tenha sido preenchido o cadastro não é ativado.

Clicar no botão Regra.

Clicar no botão Validar

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