Mariano:Manual Cadastro de Clientes à Vista
Para cadastrar um cliente a vista no sistema, confirmar:
Pessoa Jurídica - confirmar os dados informados no Sintegra/Receita
Pessoa Física – confirmar CPF x nome na receita federal.
Cadastros / Clientes e Fornecedores / Clientes / Cadastro
Todos os dados do cadastro deverão ser digitados em letra maiúscula, sem acento e sem caracteres especiais.
O único campo digitado com letra minúscula deve ser o e-mail.
Código Cliente: Para incluir um novo cliente, digitar 0 e teclar enter
Cliente: Nome do cliente ou razão social
Fantasia: Nome fantasia para pessoa jurídica ou repetir o nome do cliente para pessoa física
Tipo de Cliente: F – Pessoa Física J- Pessoa Jurídica
Tipo de Mercado: I – Interno
Tipo de Empresa: Escolher o tipo de empresa de acordo com a atividade do cliente. Para Consumidor Final, selecionar a opção 99 – Outros
Tipo Direito Propriedade: 1 – Privada 2 - Pública
Cnpj/CPF: Se o tipo de Cliente = F - digitar o CPF
Se o tipo de cliente = J – digitar o CNPJ
Ramo de Atividade: Informar o ramo de atividade do cliente de acordo com seu segmento
Para clientes consumidor final código do ramo de atividade 20401, os demais consultar na planilha de Ramo de Atividade
Cliente Contribuinte de ICMS:
Clientes pessoa jurídica ou física (produtor rural), selecionar S (sim), obrigatoriamente esses clientes deverão ter Inscrição Estadual.
Quando cliente não possui Inscrição Estadual, marcar N (não) – não contribuinte.
Inscrição Estadual: Digitar a Inscrição Estadual do cliente, que será validade pelo sistema.
Os clientes que não possuem Inscrição Estadual, digitar ISENTO
Grupo de Empresas: Zero
Benefício Fiscal: Zero
Código Suframa / Data: Deixar em branco. Será utilizado somente para as empresas da Zona Franca de Manaus, Área de Livre Comércio e Amazônia Legal
Tributa ICMS – S
Tributa IPI – N
Tributa PIS – S
Tributa Cofins – S
Telefone: Digitar o número do telefone do cliente seguindo o padrão:
(XX)XXXX-XXXX em todos os campos que solicitar telefone/fax.
Caixa Postal / E-mail: Digitar caixa postal caso cliente possua
E-mail: Digitar corretamente o e-mail do cliente, pois o sistema dispara e-mails automáticos em algumas situações.
Digitar em letra minúscula.
Cep: Digitar o cep do cliente, o sistema validará e buscará automaticamente a cidade e estado. Verificar se está correto após a digitação.
Caso algum Cep não esteja cadastrado, solicitar o cadastramento do mesmo.
Endereço: Digitar o endereço do cliente corretamente, sem o número
Número do Endereço: Digitar o número do endereço ou SN – para sem número
Complemento: Digitar o complemento do endereço, caso haja
Proximidade: Caso necessite, digitar nesse campo os pontos de referência do cliente
Bairro: Digitar o bairro do cliente
Campo obrigatório, pois caso contrário, não gerará o arquivo xml da nota fiscal
Cidade: Campo automático de acordo com o Cep informado
Estado: Campo automático de acordo com o Cep informado
Situação Cliente: A – Ativo I - Inativo
O cliente somente será ativado mediante a consistência dos dados necessários para o cadastro, quando clicar no botão do rodapé da página, denominado regra.
Essa rotina validará os dados necessários para o cadastro, e informará os campos faltantes para ativação do cliente.
O cliente sempre nascerá no status de Inativo.
Código do País: Campo automático de acordo com o Cep informado
Cliente e/ou Fornecedor: Digitar “C” Cliente
Mensagem 1: 0
Mensagem 2: 0
Mensagem 3: 0
Mensagem 4: 0
Número Identificação Fiscal: em branco
Bloqueia Crédito Cliente: N – Não
Motivo Situação:
9 – Cadastro à vista (cadastros para vendas à vista em dinheiro e cartão)
17 – Cliente Cheque
Observação Motivo: descrever a justificativa do motivo, caso necessário
E-mail para documentos eletrônicos: Digitar corretamente e em letra minúscula, o e-mail onde o cliente receberá automaticamente os arquivos Danfe e Xml gerados pelo sistema.
Código Anterior: Se o cliente possuir cadastro no sistema OM digitar corretamente o código do sistema anterior. Esse código é de extrema importância para importação e exportação de dados.
Clicar enter até inserir os dados do cadastro no sistema.
Sempre que cadastramos um cliente o sistema gera automaticamente um código para o fornecedor, para isso devemos confirmar a mensagem clicando em OK.
Se os endereços de entrega e cobrança são os mesmos podemos replicá-los. Colocando A para ambos, o sistema replica os endereços automaticamente não precisando digitá-los novamente. Caso sejam diferentes, preencher as abas Entrega e Cobrança.
Clique em ok e preencha a aba Definições.