Mariano:Manual Manutenção e Limpeza de Base
Manutenção e Limpeza de Base
Churn
Os clientes dessa base serão clientes sem vendas há pelo menos 1 ano, somente se forem CNPJ ou CPF com Inscrição Estadual, exceto cliente Inadimplentes ou perdas.
Poderão trabalhar nessa base vendedores do balcão e televendas.
O vendedor que reativar um cliente da base Churn poderá fazer o atendimento do cliente durante 3 meses consecutivos recebendo a comissão do mesmo. Após esse período o cliente retorna a base da região de vendas do vendedor de origem.
Quando a venda Churn for realizada por televendas o representante do pedido deverá ser a Equipe Churn Televendas.
Para pagamento da comissão o Gerente deverá identificar na equipe churn qual televendas efetuou a venda e informar o valor na planilha de comissão para pagamento.
Observação:
O Supervisor irá monitorar os clientes Churn com vendas e solicitará ao Auxiliar Administrativo a alteração para base do vendedor de origem após os 3 meses.
Própria Empresa
Nessa base estarão todos os clientes do balcão. O vendedor irá colocar seu código de representante no ato da venda.
Clientes cadastrados para devolução também serão Própria Empresa.
Os clientes com CNPJ ou Inscrição inativos na Receita estarão na carteira própria empresa com situação inativo.
Todos os cadastros Pessoa Física não contribuinte estarão também nessa base.
Limpeza de Base Automática
Uma vez por mês ocorrerá a limpeza de base seguindo os critérios:
- Clientes sem compra a 1 ano (exceto clientes com motivo perda e inadimplente) vão para base Churn, desde que sejam CNPJ ou CPF com Inscrição Estadual.
- Clientes com CPF sem inscrição na base dos vendedores externos vão para base Própria Empresa.
O vendedor receberá um aviso com 30 dias de antecedência informando que o cliente sairá da sua carteira caso não haja vendas.
Observação:
Clientes com motivo INADIMPLENTE ou PERDA permanecem na carteira do vendedor.
Motivos do Cadastro de Clientes
Temos em nosso sistema os seguintes motivos cadastrados:
Motivo | Descrição | QUANDO UTILIZAR ESTE MOTIVO |
1 | CLIENTE INADIMPLENTE | CLIENTE COM CONTAS A RECEBER EM ABERTO |
2 | CLIENTE INADIMPLENTE FECHADO | CLIENTE COM CONTAS A RECEBER E QUE FECHOU AS PORTAS |
9 | CADASTRO A VISTA | CLIENTE CADASTRO A VISTA |
10 | FECHADO | CLIENTE QUE FECHOU EMPRESA - NÃO EXISTE MAIS |
11 | CADASTRO INCOMPLETO | CLIENTE ESTÁ COM DADOS INCOMPLETOS (E-MAIL, TELEFONE ... ) |
14 | BLOQUEIO POSTO IPIRANGA | CLIENTE POSTO IPIRANGA - VENDA LUB COM AUTORIZAÇÃO |
15 | POSTO IPIRANGA INADIMPLENTE | CLIENTE POSTO IPIRANGA E COM CONTAS A RECEBER VENCIDO |
16 | CLIENTE BAIXA POR PERDA | CLIENTE COM CONTAS A RECEBER BAIXADO POR PERDA |
17 | CLIENTE CHEQUE | CLIENTE PARA VENDA CHEQUE SENDO A VISTA OU A PRAZO |
18 | CLIENTE VENDA BROKER | CLIENTE COM VENDA BROKER |
19 | CLIENTE REQUISIÇÃO | CLIENTE QUE PASSA REQUISIÇÃO OU PRECISA DE AUTORIZAÇÃO PARA VENDA |
99 | CLIENTE LIBERADO | CLIENTE COM VENDA A PRAZO (BOLETO OU CARTEIRA) |
100 | >CLIENTE SOMENTE CUPOM FISCAL< | SOMENTE PARA CLIENTE COM CONDIÇÃO PAGAMENTO CHPARC |
Para mantermos a base de clientes atualizada temos o relatório 602. Neste relatório é possível verificar os clientes sem vendas.
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Relatorio_RFNF602
Segue abaixo Formulário para Alteração no Cadastro de Clientes
Regra de alteração dos clientes para base churn
Roda todo dia 1º as 04:00 da manhã
- Cliente novo não pode ser enviado para churn se a data de cadastro do mesmo for inferior a data de envio para o churn (3 meses).
- Representante novo vai pra churn? SIM
- Tipo de equipe seja 2
- Não exista nota fiscal no periodo estipulado para este cliente
- Cliente ja não esteja na equipe churn.
- Todos os clientes com tipo de equipe 1 seta para equipe 9999
- Todos os cliente que tiver tipo de ciente = "F" e inscrição estadual = ISENTO que esteja para equipe 2 e que não tenham tido venda seta para equipe 9999
- data de envio para o churn
- epresa 4 = 180 dias
- demais = 365 dias