Mariano:Manual Integração Contábil

De mariano
Revisão de 11h16min de 28 de setembro de 2016 por Daiane.bianchini (discussão | contribs)

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Para iniciar a integração contábil é preciso verificar as contas auxiliares de clientes e fornecedores.

Verificação de Contas Auxiliares - Cliente e Fornecedor

Para gerar o relatório e consultar as contas auxiliares acessar o menu:

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Relatórios / Operacionais

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Relatório 106 - clientes

Relatório 107 - Fornecedores

Informar empresa

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Imprimir os relatórios

Relatório Clientes

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Relatório Fornecedores

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Fazer a importação na empresa de origem

Para fazer a importação acessar o menu:

Cadastros / Controladoria / Contabilidade / Plano Contábil / Modelo x Empresa

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Fazer a importação na empresa de acordo de origem de acordo com o relatório.

Para fazer a alteração, preencher os campos:

Tipo Plano: 4

Empresa Destino: verificar no relatório o campo filial

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Na aba Seleção preencher conta reduzida de acordo com o relatório de clientes e fornecedores

Clicar em OK.

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Clicar em mostrar

Clicar em ok.

Clicar em Processar.

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Clicar em Sim.

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Clicar em OK.

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Gerar novamente os relatórios para confirmar se os dados foram atualizados.

Integração Contábil

Para iniciar a inegração contábil seguir o check list abaixo. 

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Para fazer a integração contábil acessar o menu: 

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Integrações Contábeis

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Para iniciar a integração informar:

Filial: informar código da filial

Período Sugerido: mês de integração

Tipo de Atualização: Período Completo

Quantidade Dias: 0

Quantidade Vezes: 1

Qdte. Movimentos por processamento: 0

Selecionar as opções:

Lote por filial

Lote Diário - exceto para estoque e patrimônio

Desativar depuração de regras

Selecionar os módulos individualmente de acordo com a sequência abaixo:

1º - Notas Fiscais Saídas e Notas Fiscais Entradas

2º - Contas a Pagar e Contas a Receber

3º - Tesouraria

4º - Patrimônio (fazer lotes programados manual conforme check-list)

5º - Estoque (integrar somente após todas as conferências/conciliações)

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Clicar em validar

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Corrigir caso hajam divergências. Se estiver correto o sistema mostrará a mensagem abaixo. 

Clicar em OK.

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Clicar em Contabilizar e Processar

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Após processar serão criados os lotes contábeis.

Visualizar os lançamentos.

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Verificar se os lotes possuem diferenças, caso possuam diferenças fazer as correções.

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Anotar os números dos lotes inicial e final no check list. 

Selecionar todos os lotes e clicar em processar. 

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Confirmar a contabilização. 

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Clicar em ok. 

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Contabilizar os Lotes Programados 

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Lotes / Processamento

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Para contabilizar os lotes programados informar: 

Competência: mês de contabilização

Clicar em Mostrar.

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Confirmar a geração dos lançamentos. 

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Clicar em Ok.

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Visualizar o lote. 

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Observação: a Integração e Geração dos lotes da folha de pagamento são gerados pelo Gerente do Setor no sistema Rubi. 

Fechamento de período para Lançamentos

Cadastros / Filiais / Períodos para Lançamentos

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Para fechar o período preencher os campos: 

Filial: informar código da filial

Data Inicial: período disponível para lançamento . Ex: na contabilização do mês 08 a data inicial deve ser 01/09

Data Final: ultimo dia do ano

Selecionar as opções : 

Vendas

Compras 

Contas a Pagar 

Contas a Receber 

Tesouraria 

Patrimônio 

Clicar em Mostrar

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Clicar em Processar 

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Conciliações Contábeis 

Conferir Conta Transitória - 20055

Controladoria / Gestão de Contabilidade /Contabilidade / Relatórios / Contábeis

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Relatório: 117

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Para gerar o relatório preencher os campos:

Empresa: informar código da empresa

Filial: informar código da filial

Data Inicial: período mensal

Data Final: período mensal

Conta Reduzida: 20055

Livro: 0

Tamanho do Livro: 0

Página Inicial: 0

Contas Reduzidas (Lista as Subordinadas): não preencher

Apresenta Total diário por conta: S

Apresenta Total Mensal por Conta: N

Mostrar Usuário: S

Impressão Frente e Versão: N

Imprimir Folha / Página: P

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O saldo inicial do relatório deve ser zero e o final também. Quando ocorrer saldo gerar o relatório diário e verificar por dia a diferença.

Conferir saldo anterior

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Conferir saldo final

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Ajustar as diferenças na origem. 

Após os ajustes o total da conta tem que ser zero.

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Conciliação Caixas e Bancos 

Para iniciar a conciliação gerar o relatório 100. 

Para gerar o relatório acessar o menu: 

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais 

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Relatório 100

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Para gerar o relatório preencher os campos:

Empresa: digitar código da empresa

Filial: digitar código da filial

Data Saldo: informar mês de conciliação

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Gerar o relatório e conferir o saldo financeiro e contábil.

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Quando houver diferença de saldo gerar o relatório 052. 

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais

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Relatório 101

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Para gerar o relatório preencher os campos: 

Empresa: digitar código da empresa

Filial: digitar código da filial

Conta Financeira: informar a conta financeira que está com diferença no relatório 100

Data Inicial: período mensal

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Imprimir o relatório para conferir com o relatório 101

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Para gerar o relatório 152 acessar o menu:

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Contábeis

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Relatório 152

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Para gerar o relatório preencher os campos:

Empresa: digitar número da empresa

Filial: digitar codigo da filial

Data Inicial:  informar período de 5 em 5 dias

Data Final: informar período de 5 em 5 dias

Conta Reduzida: não preencher

Livro: 0

Tamanho Livro: 0

Página Inicial: 0

Conta Auxiliar: conta auxiliar que está com diferença no relatório 100

Código Lista: não preencher 

Código Item: não preencher

Apresenta Total Mensal por Conta: S

Consolidado: N

Mostar Usuário: S

Impressão Frente e Verso: N

Imprimir Folha / Página: P

Listar Total Diário?

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Pesquisar no relatório de 5 em 5 dias até encontrar a diferença 

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Se houver diferença localizar o número do lote na tesouraria.

Finanças / Gestão de Tesouraria / Caixa e Bancos / Consultas / Lançamentos e Composições

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Para consultar o lote, preencher os campos:

Conta Interna: número da conta financeira que está com diferença no relatório 100

Período: data da diferença 

Localizar a diferença e o número do lote

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Ajustar a diferença no lote.

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Lotes / Processamento

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Para fazer a alteração preencher os campos:

Lote: número do lote pesquisado na tesouraria

Modalidade: Contabilizados

Opção: reverter

Classificação: Lote

Clicar em mostrar

Selecionar o lote

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Processar 

Confirmar a reversão do lote

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Após a abertura do lote selecionar a opção c/lançamentos

Clicar em mostrar

Localizar o lançamento com erro. 

Clicar na aba lançamento para realizar a correção.

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Corrigir os creditos ou debitos de acordo com o lançamento da tesouraria. 

Processar a alteração

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Selecionar o lote processar para contabilizar novamente.

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Conciliação de Clientes / Adiantamentos a Clientes

Conciliação Clientes

Para iniciar a conciliação gerar o relatório 308

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais

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Relatório 308

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Para gerar o relatório preencher os campos:

Empresa: digitar o número da empresa

Filial: digitar o código da filial

Mês: informar mês de conciliação

Lista Somente Créditos: N - não

Lista Somente Diferença: S - sim

Por: Código ou Alfabética: C - código

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Com o relatório gerado verificar as diferenças

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Reverter o lote contábil dos lançamentos programados / manuais para lançar o debito e credito. 

Lançar de acordo com as diferenças do relatório 308

Informar o complemento e processar

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Na natureza debito informar a conta auxiliar da cielo.

Conta Auxiliar: 122119

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Na natureza crédito informar a conta auxiliar de acordo com o relatório 308.

Fazer todos os lançamentos de credito até zerar o valor com o debito.

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Fazer alteração do valor do lote de acordo com debito e crédito.

Processar

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Clicar em marcar e processar para fechar o lote. 

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Após lançar os creditos e débitos da cielo, verificar se há outras diferenças. 

Para encontrar as diferenças gerar o relatório 152. 

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Contábeis 

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Relatório 152

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Preencher os campos:

Empresa: digitar número da filial 

Filial: digitar código da filial

Data Inicial: informar período inicial mensal

Data Final: informar período final mensal

Conta Reduzida: não preencher

Livro: 0

Tamanho do Livro: 0

Página Inicial: 0

Conta Auxiliar: de acordo com relatório 308

Código Lista: não preencher

Código Item: não preencher

Apresenta Total Mensal por Conta: S

Consolidado: N

Mostrar Usuário: S

Impressão Frente e Verso: N

Imprimir Folha / Página: P

Listar Total Diário? N

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Consultar o número do lote para fazer o ajuste.

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Consultar o extrato do cliente para verificar origem da diferença.

Para consultar acessar o menu:

Finanças / Gestão de Contas a Receber / Contas a Receber / Consultas / Extrato Clientes

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Consultar no extrato de contas tipo de título do lançamento. 

Cliente: cliente que está com diferença no relatório 308

Período: período final ultimo dia do mês de contabilização

Mostrar

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Informar no lote contábil a conta correta de acordo com o plano contábil.

Reverter o lote para fazer as alterações.

Informar no campo Crédito o número da conta de acordo com o plano contábil

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Gerar novamente o relatório 308 para verificar se todos os erros foram corrigidos. 

Conciliação Adiantamento a Clientes

Gerar o relatório 308 com os seguintes filtros

Empresa: digitar o número da filial

Filial: digitar o código da filial 

Mês: informar mês de conciliação

Lista Somente Créditos? S

Lista Somente Diferenças?

Por: Código ou Alfabética:

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Verificar se há diferenças no relatório. Quando houver seguir o mesmo procedimento para ajuste da conciliação de clientes.

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Gerar o relatório 308 para conferir resumo contábil. 

Empresa: digitar número da empresa

Filial: digitar código da filial

Mês: informar mês de conciliação

Lista Somente Créditos? N

Lista Somente Diferenças? N

Por: Código ou Alfabética: C

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Conferir no relatório:

Saldo do contas a receber com saldo contábil

Saldo Adto. Clientes com Adiantamento

Saldo financeiro com total

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Conciliação de Fornecedores e Adiantamento a Fornecedores

Conciliação de Fornecedores

Para iniciar a conciliação gerar o relatório 309. 

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais

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Relatório 309

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Preencher os campos: 

Empresa: digitar número da empresa

Filial: digitar código da filial

Mês: informar ,mês de conciliação

Lista Somente Créditos: N

Lista Somente Diferenças: S

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Verificar as diferenças do relatório

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Quando a diferença ocorre no financeiro consultar extrato de fornecedor.

Finanças / Gestão de Contas a Pagar/ Contas a Pagar / Consultas / Extrato Fornecedor

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Localizar no extrato do fornecedor os títulos que estão com diferença no relatório 309. 

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Corrigir os erros na origem. Após a correção gerar novamente o relatório 309. 

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Conciliação Adiantamento a Fornecedores

Gerar o relatório 309 com os seguintes filtros

Empresa: digitar o número da filial

Filial: digitar o código da filial 

Mês: informar mês de conciliação

Lista Somente Créditos? S

Lista Somente Diferenças?

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Gerar o relatório e verificar se há diferenças, quando houver corrigir as diferenças na origem.

RTENOTITLE

Verificar se há diferenças no relatório. Quando houver seguir o mesmo procedimento para ajuste da conciliação de clientes.

Conciliação do Patrimônio Para inciar a conciliação conferir o patrimônio com os relatórios 117 e 044. 

Para gerar o relatório 117 acessar o menu: 

Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Contábeis

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Relatório 117

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Para gerar o relatório preencher os campos:

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Imprimir o relatório para conferir com o relatório 044.

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Para imprimir o relatório 044 acessar o menu:

Controladoria / Gestão de Patrimonio / Controle de Bens / Relatórios

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Relatório 044

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Para gerar o relatório preencher os campos:

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Conferir saldo do relatório 117 com o saldo do relatório 044.

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Lançamentos Programados

Nos lançamentos programados são lançados seguros, aluguel, software e assinatura de jornal.

Lançar o seguro de acordo com a apólice ou proposta.

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