Mariano:Relatorio RFNF825
Pensando em deixar cada vez mais claras as ações internas da empresa, desenvolvemos uma memória de cálculo de comissões nos pedidos, a mesma mostrará detalhadamente como é calculada a comissão dos vendedores e operadores nos pedidos emitidos.
Esperamos que esta ferramenta ajude aos gestores no entendimento dos cálculos, e nas explicações quando necessárias aos nossos consultores de vendas, sanando as duvidas e semeando o conhecimento das estratégias de negócios da Empresa.
A ferramenta se resume em um relatório que mostra em duas visões (dependendo da escolha do usuário) , tudo o que influi no calculo de comissão de um pedido, como custo dos produtos, frete e taxa financeira.
Executando o Relatório
Para acesso ao relatório além do caminho usual em:
MERCADO/GESTÃO DE FATURAMENTO E OUTRAS SAIDAS/NOTAS FISCAIS DE SAIDA/RELATORIOS
Relatório 825, sugerimos também acessa-lo pelo Menu Gestão em :GESTÃO/GESTÃO DE VENDEDORES/DETALHAMENTO DE COMISSÃO NOS PEDIDOS – REL 825, ambos podem ser usados pois apontam para o mesmo relatório.
Tela de Entrada
1 > Empresa: Definir qual empresa a ser verificada.
2 > Filial: Definir qual Filial a ser verificada.
3 > Data Inicial: Data Inicial de analise.
4 > Data Final: Data Final de analise.
5 > Número Pedido (+): É possível escolher determinado(s) numero(s) de pedido(s), caso seja necessário mais de um pedido, deve-se separa-los por “ , ”(VÍRGULA).
6 > Representante (+): Nesse campo informa-se, caso seja necessário, algum código de EQUIPE. OBS: não informar código de Vendedor ou Operador, senão o relatório será gerado em Branco.
7 > Canal de Venda: São QUATRO opções nesse campo:
0 = Todos : Mostra todos os tipos de Canais de venda.
1 = Balcão: Vendas efetuadas por vendedores de Balcão.
2 = Externos: Vendas efetuadas por vendedores Externos.
3 = Operadores: Vendas Efetuadas por Operadores.
Observação sobre campo 7: Caso seja escolhido no campo 6 um equipe de balcão, não há motivos para nesse campo escolher os tipos 2 ou 3. Assim como se no campo 6 escolher o equipes externas, não há porque utilizar nesse campo Canal 1.
8 > Situação (+): Situação do pedido, mais usados: 1 – Aberto, 4 – liquidado, 5 – Cancelado,
9 – Não Fechado, caso fique em branco, será listado todas as situações caso existirem.
9 > Analítico / Sintético: Modos de listar o relatório, dividindo-se em:
A : Sintético= Lista os pedidos em linha única para verificação.
S : Analítico = Lista os pedidos de forma extremamente detalhada para verificação do cálculo.
10 > OK : executa o relatório.
Execução em Modo Analítico
Quadro 1 : Mostra dados do pedido como Número, Cliente, Vendedor, Operador, Forma de Pagamento, Condição de Pagamento, Situação do Pedido, e Valor Total do Pedido, além da transportadora indicada no pedido, e o CEP Inicial para cálculo do frete.
Quadro 2 : Mostra o custo dos produtos, sem incidência de frete ou taxa financeira, apenas o custo bruto da tabela de preço.
Quadro 3 : Mostra o Custo total do pedido, que é a soma do custo dos produtos + valor de frete + custa da taxa financeira.
Quadro 4 : Refere-se ao frete do pedido, com o tipo do Frete: X-Sem Frete, F-Frete a Pagar, C-Frete Pago, traz também o percentual de frete aplicado, e o valor em moeda do frete, o percentual do frete agora é buscado a partir da Tabela de Preço de Frete, onde cada transportadora tem seus percentuais com base no CEP inicial do LOCAL DE ENTREGA do cliente, para ajudar no entendimento do calculo é mostrado a Fórmula no quadro.
Quadro 5 : Este quadro trata o calculo da Taxa Financeira, mostrando a percentual da taxa, e o valor em moeda da mesma, e assim como no frete traz a fórmula utilizada.
Quadro 6 : Quadro para tratamento do Markup do pedido, trazendo o markup bruto, e também o markup liquido, além das fórmulas utilizadas para os mesmos. Para cálculo do markup liquido é levado em consideração o fator de valor agregado, que são despesas fixas do pedido. Esse é o markup mostrado efetivamente aos vendedores. Este valor agregado é normalmente de 30% podendo variar entre filiais.
Quadro 7: Referente à Comissão, mostrando o percentual da mesma, e também o valor em moeda. Uma observação importante é como chegamos a este percentual, no sapiens está cadastrado uma tabela chamada Desconto Progressivo, que é atualizada somente perante solicitação da diretoria, esta traz faixas de markups para busca do percentual de comissão, utilizando nosso exemplo de pedido na imagem acima, o markup bruto é de 22,04 - este faz parte da faixa 4, com Markup Inicial 21,93 e final 22,80 – todos os pedidos cujo markup ficar entre essa faixa, o percentual de comissão será de 1,03%, porém, as faixas tem percentuais diferentes para vendedores externos e vendedores internos, se esse mesmo pedido fosse feito pelo balcão, apesar da faixa ser a mesma, o percentual seria um pouco mais baixo. A faixa varia também de Filial por Filial, podendo conter valores diferentes dependendo da unidade.
Quadro 8 : Este mostra o rateio da comissão com base no cadastro da equipe e em quem fez o pedido, Vendedor ou Operador, como no quadro 7, mostra percentual e valor em moeda.
Execução em Modo Sintético