POP:Emisso de Nota Fiscal Cliente Retira
Procedimento Operacional Padrão - Modelo Padrão
Data: 29/07/2020
1. Objetivo
2. Aplicação
Operador de Caixa / Faturista
É de responsabilidade do Pedro a implantação deste processo assegurando os melhores resultados.
3. Documentos de Referência
4. Siglas, Abreviaturas e Terminologia
NFe - Nota fiscal Eletrônica
XML - Arquivo eletrônico
Danfe - Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica
5. Responsabilidades e Autoridades
Atividades |
Responsável |
Fechamento de Pedido | Operador de Caixa / Faturista |
Autorização da NFe | Secretaria da Fazenda |
Emissão do Danfe | SDE/eDocs |
6. Diretrizes
7. Descrição das Atividades
7.1 - O Operador de Caixa/ Faturista solicita o pedido ao cliente.
7.2 - O Operador de Caixa / Faturista confere a condição de pagamento do pedido com o recebimento do cliente.
7.3 /7.4 - O Operador de Caixa / Faturista verifica se está correto e acessa o sistema ERP.
Caso não esteja o Operador de Caixa encaminha para o vendedor refazer o pedido de acordo com o recebimento.
7.5 - O Operador de Caixa / Faturista emite a Nota Fiscal.
7.6 /7.7 - Se a nota foi autorizada o Operador de Caixa / Faturista destaca o canhoto da Nota FIscal
Caso a Nota Fiscal não seja autorizada o Operador de Caixa / Faturista consulta a mensagem de erro no ajuda.
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Rejeicoes
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Criticas_Integracao_SDE
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Erro_de_Retorno_SDE
7.8 - O Operador de Caixa coleta a assinatura do cliente.
7.9 - O Operador de Caixa arquiva o canhoto da nota fiscal.
7.10 /7.11 - Se a mensagem de erro está cadastrada no ajuda o Operador de Caixa verifica se é possível solucionar.
Caso não consiga solucionar o Operador de Caixa encaminha ao Back Office (encaminha ao responsável de acordo com o erro).
7.12 - Se o Operador de Caixa consegue solucionar faz a correção.
7.13 - O Operador de Caixa reenvia a Nota FIscal.
7.14 - Se o Operador de Caixa constatar que o erro na Nota Fiscal refere-se a problemas na situação cadastral do cliente, inutiliza a Nota Fiscal.
7.15 - O Operador de Caixa informa o cliente sobre o problema na situação cadastral.
7.16 - Se a Nota Fiscal retornar com status Denegada O Operador de Caixa verifica o retorno da Nfe no SDE.
7.17 - Retorno correto no ERP (descrição = Cancelada / descrição situação Nfe = denegada)
7.18 - Quando a Nota Denegada estiver com erro de retorno, o Operador de Caixa faz o reenvio do retorno.
http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Manual_Erro_de_Retorno_SDE
7.19 - Caso após reenvio do retorno o erro permaneça o Operador de Caixa entra em contato com o Departamento de TI e solicita a correção.
7.20 - Quando o Operador de Caixa não consegue solucionar o erro e envia para o Back Office, o Back Office consulta o erro no sistema.
7.21 - O Back Office corrige e cadastra a solução no ajuda.
7.22 - O Back Office informa o Operador de Caixa.
8. Registros
Nº de Registro |
Nome do Registro |
R06-01 | ajuda.comercialmariano.com.br |
R06-02 | Skype |
R06-03 | Telefone |
R06-04 | SDE/e-Docs - Senior Documentos Eletrônicos |
9. Indicadores
Indicador | Fórmula |
Periodicidade |
Meta |
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10. Plano de Comunicação do Processo
O que comunicar |
Quem Comunica | Pra quem comunica |
Quando Comunica |
Como Comunica |
Objetivo Específico |
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11. Anexos:
01 – Fluxograma do Processo
Elaborado por: |
Aprovado por: |
Nome: | Nome: |
Controle de Revisões |
Revisão |
Data |
Descrição |
Data da Revalidação |
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