Mariano:Manual Manutenção e Limpeza de Base

De mariano
Revisão de 10h15min de 9 de abril de 2020 por Daiane.bianchini (discussão | contribs)

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Manutenção e Limpeza de Base

Churn

Os clientes dessa base serão clientes sem vendas há pelo menos 1 ano, somente se forem CNPJ ou CPF com Inscrição Estadual, exceto cliente Inadimplentes ou perdas. 

Poderão trabalhar nessa base vendedores do balcão e televendas. 

O vendedor que reativar um cliente da base Churn poderá fazer o atendimento do cliente durante 3 meses consecutivos recebendo a comissão do mesmo. Após esse período o cliente retorna a base da região de vendas do vendedor de origem.

Observação:

O Supervisor irá monitorar os clientes Churn com vendas e solicitará ao Auxiliar Administrativo a alteração para base do vendedor de origem após os 3 meses.  

                                                                                                                                                                                                                                                                       


Própria Empresa

Nessa base estarão todos os clientes do balcão. O vendedor irá colocar seu código de representante no ato da venda.

Clientes cadastrados para devolução também serão Própria Empresa.

Os clientes com CNPJ ou Inscrição inativos na Receita estarão na carteira própria empresa com situação inativo.

Todos os cadastros Pessoa Física não contribuinte estarão também nessa base. 



Limpeza de Base Automática 

Uma vez por mês ocorrerá a limpeza de base seguindo os critérios:

- Clientes sem compra a 1 ano (exceto clientes com motivo perda e inadimplente) vão para base Churn, desde que sejam CNPJ ou CPF com Inscrição Estadual. 

- Clientes com CPF sem inscrição  na base dos vendedores externos vão para base Própria Empresa. 

O vendedor receberá um aviso com 30 dias de antecedência informando que o cliente sairá da sua carteira caso não haja vendas.

Observação: 

Clientes com motivo INADIMPLENTE ou PERDA  permanecem na carteira do vendedor



Motivos do Cadastro de Clientes 

Temos em nosso sistema os seguintes motivos cadastrados: 

Motivo Descrição QUANDO UTILIZAR ESTE MOTIVO
1 CLIENTE INADIMPLENTE CLIENTE COM CONTAS A RECEBER EM ABERTO
2 CLIENTE INADIMPLENTE FECHADO CLIENTE COM CONTAS A RECEBER E QUE FECHOU AS PORTAS
9 CADASTRO A VISTA CLIENTE CADASTRO A VISTA
10 FECHADO CLIENTE QUE FECHOU EMPRESA - NÃO EXISTE MAIS
11 CADASTRO INCOMPLETO CLIENTE ESTÁ COM DADOS INCOMPLETOS (E-MAIL, TELEFONE ... ) 
14 BLOQUEIO POSTO IPIRANGA CLIENTE POSTO IPIRANGA - VENDA LUB COM AUTORIZAÇÃO
15 POSTO IPIRANGA INADIMPLENTE CLIENTE POSTO IPIRANGA E COM CONTAS A RECEBER VENCIDO
16 CLIENTE BAIXA POR PERDA CLIENTE COM CONTAS A RECEBER BAIXADO POR PERDA
17 CLIENTE CHEQUE CLIENTE PARA VENDA CHEQUE SENDO A VISTA  OU A PRAZO
18 CLIENTE VENDA BROKER CLIENTE COM VENDA BROKER
19 CLIENTE REQUISIÇÃO CLIENTE QUE PASSA REQUISIÇÃO OU PRECISA DE AUTORIZAÇÃO PARA VENDA
99 CLIENTE LIBERADO CLIENTE COM VENDA A PRAZO (BOLETO OU CARTEIRA)
100 >CLIENTE SOMENTE CUPOM FISCAL< SOMENTE PARA CLIENTE COM CONDIÇÃO PAGAMENTO CHPARC


Para mantermos a base de clientes atualizada temos o relatório 602. Neste relatório é possível verificar os clientes sem vendas. 

http://ajuda.comercialmariano.com.br/index.php/Mariano:Relatorio_RFNF602