Mudanças entre as edições de "Mariano:Manual Integração Contábil"
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Edição das 17h09min de 28 de setembro de 2016
Para iniciar a integração contábil é preciso verificar as contas auxiliares de clientes e fornecedores.
Verificação de Contas Auxiliares - Cliente e Fornecedor
Para gerar o relatório e consultar as contas auxiliares acessar o menu:
Controladoria / Gestão de Contabilidade / Relatórios / Operacionais
Relatório 106 - clientes
Relatório 107 - Fornecedores
Informar empresa
Imprimir os relatórios
Relatório Clientes
Relatório Fornecedores
Fazer a importação na empresa de origem
Para fazer a importação acessar o menu:
Cadastros / Controladoria / Contabilidade / Plano Contábil / Modelo x Empresa
Fazer a importação na empresa de acordo de origem de acordo com o relatório.
Para fazer a alteração, preencher os campos:
Tipo Plano: 4
Empresa Destino: verificar no relatório o campo filial
Na aba Seleção preencher conta reduzida de acordo com o relatório de clientes e fornecedores
Clicar em OK.
Clicar em mostrar
Clicar em ok.
Clicar em Processar.
Clicar em Sim.
Clicar em OK.
Gerar novamente os relatórios para confirmar se os dados foram atualizados.
Integração Contábil
Para iniciar a inegração contábil seguir o check list abaixo.
Para fazer a integração contábil acessar o menu:
Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Integrações Contábeis
Para iniciar a integração informar:
Filial: informar código da filial
Período Sugerido: mês de integração
Tipo de Atualização: Período Completo
Quantidade Dias: 0
Quantidade Vezes: 1
Qdte. Movimentos por processamento: 0
Selecionar as opções:
Lote por filial
Lote Diário - exceto para estoque e patrimônio
Desativar depuração de regras
Selecionar os módulos individualmente de acordo com a sequência abaixo:
1º - Notas Fiscais Saídas e Notas Fiscais Entradas
2º - Contas a Pagar e Contas a Receber
3º - Tesouraria
4º - Patrimônio (fazer lotes programados manual conforme check-list)
5º - Estoque (integrar somente após todas as conferências/conciliações)
Clicar em validar
Corrigir caso hajam divergências. Se estiver correto o sistema mostrará a mensagem abaixo.
Clicar em OK.
Clicar em Contabilizar e Processar
Após processar serão criados os lotes contábeis.
Visualizar os lançamentos.
Verificar se os lotes possuem diferenças, caso possuam diferenças fazer as correções.
Anotar os números dos lotes inicial e final no check list.
Selecionar todos os lotes e clicar em processar.
Confirmar a contabilização.
Clicar em ok.
Contabilizar os Lotes Programados
Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Lotes / Processamento
Para contabilizar os lotes programados informar:
Competência: mês de contabilização
Clicar em Mostrar.
Confirmar a geração dos lançamentos.
Clicar em Ok.
Visualizar o lote.
Observação: a Integração e Geração dos lotes da folha de pagamento são gerados pelo Gerente do Setor no sistema Rubi.
Fechamento de período para Lançamentos
Cadastros / Filiais / Períodos para Lançamentos
Para fechar o período preencher os campos:
Filial: informar código da filial
Data Inicial: período disponível para lançamento . Ex: na contabilização do mês 08 a data inicial deve ser 01/09
Data Final: ultimo dia do ano
Selecionar as opções :
Vendas
Compras
Contas a Pagar
Contas a Receber
Tesouraria
Patrimônio
Clicar em Mostrar
Clicar em Processar
Conciliações Contábeis
Conferir Conta Transitória - 20055
Controladoria / Gestão de Contabilidade /Contabilidade / Relatórios / Contábeis
Relatório: 117
Para gerar o relatório preencher os campos:
Empresa: informar código da empresa
Filial: informar código da filial
Data Inicial: período mensal
Data Final: período mensal
Conta Reduzida: 20055
Livro: 0
Tamanho do Livro: 0
Página Inicial: 0
Contas Reduzidas (Lista as Subordinadas): não preencher
Apresenta Total diário por conta: S
Apresenta Total Mensal por Conta: N
Mostrar Usuário: S
Impressão Frente e Versão: N
Imprimir Folha / Página: P
O saldo inicial do relatório deve ser zero e o final também. Quando ocorrer saldo gerar o relatório diário e verificar por dia a diferença.
Conferir saldo anterior
Conferir saldo final
Ajustar as diferenças na origem.
Após os ajustes o total da conta tem que ser zero.
Conciliação Caixas e Bancos
Para iniciar a conciliação gerar o relatório 100.
Para gerar o relatório acessar o menu:
Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais
Relatório 100
Para gerar o relatório preencher os campos:
Empresa: digitar código da empresa
Filial: digitar código da filial
Data Saldo: informar mês de conciliação
Gerar o relatório e conferir o saldo financeiro e contábil.
Quando houver diferença de saldo gerar o relatório 052.
Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais
Relatório 101
Para gerar o relatório preencher os campos:
Empresa: digitar código da empresa
Filial: digitar código da filial
Conta Financeira: informar a conta financeira que está com diferença no relatório 100
Data Inicial: período mensal
Imprimir o relatório para conferir com o relatório 101
Para gerar o relatório 152 acessar o menu:
Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Contábeis
Relatório 152
Para gerar o relatório preencher os campos:
Empresa: digitar número da empresa
Filial: digitar codigo da filial
Data Inicial: informar período de 5 em 5 dias
Data Final: informar período de 5 em 5 dias
Conta Reduzida: não preencher
Livro: 0
Tamanho Livro: 0
Página Inicial: 0
Conta Auxiliar: conta auxiliar que está com diferença no relatório 100
Código Lista: não preencher
Código Item: não preencher
Apresenta Total Mensal por Conta: S
Consolidado: N
Mostar Usuário: S
Impressão Frente e Verso: N
Imprimir Folha / Página: P
Listar Total Diário? N
Pesquisar no relatório de 5 em 5 dias até encontrar a diferença
Se houver diferença localizar o número do lote na tesouraria.
Finanças / Gestão de Tesouraria / Caixa e Bancos / Consultas / Lançamentos e Composições
Para consultar o lote, preencher os campos:
Conta Interna: número da conta financeira que está com diferença no relatório 100
Período: data da diferença
Localizar a diferença e o número do lote
Ajustar a diferença no lote.
Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Lotes / Processamento
Para fazer a alteração preencher os campos:
Lote: número do lote pesquisado na tesouraria
Modalidade: Contabilizados
Opção: reverter
Classificação: Lote
Clicar em mostrar
Selecionar o lote
Processar
Confirmar a reversão do lote
Após a abertura do lote selecionar a opção c/lançamentos
Clicar em mostrar
Localizar o lançamento com erro.
Clicar na aba lançamento para realizar a correção.
Corrigir os creditos ou debitos de acordo com o lançamento da tesouraria.
Processar a alteração
Selecionar o lote processar para contabilizar novamente.
Conciliação de Clientes / Adiantamentos a Clientes
Conciliação Clientes
Para iniciar a conciliação gerar o relatório 308
Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais
Relatório 308
Para gerar o relatório preencher os campos:
Empresa: digitar o número da empresa
Filial: digitar o código da filial
Mês: informar mês de conciliação
Lista Somente Créditos: N - não
Lista Somente Diferença: S - sim
Por: Código ou Alfabética: C - código
Com o relatório gerado verificar as diferenças
Reverter o lote contábil dos lançamentos programados / manuais para lançar o debito e credito.
Lançar de acordo com as diferenças do relatório 308
Informar o complemento e processar
Na natureza debito informar a conta auxiliar da cielo.
Conta Auxiliar: 122119
Na natureza crédito informar a conta auxiliar de acordo com o relatório 308.
Fazer todos os lançamentos de credito até zerar o valor com o debito.
Fazer alteração do valor do lote de acordo com debito e crédito.
Processar
Clicar em marcar e processar para fechar o lote.
Após lançar os creditos e débitos da cielo, verificar se há outras diferenças.
Para encontrar as diferenças gerar o relatório 152.
Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Contábeis
Relatório 152
Preencher os campos:
Empresa: digitar número da filial
Filial: digitar código da filial
Data Inicial: informar período inicial mensal
Data Final: informar período final mensal
Conta Reduzida: não preencher
Livro: 0
Tamanho do Livro: 0
Página Inicial: 0
Conta Auxiliar: de acordo com relatório 308
Código Lista: não preencher
Código Item: não preencher
Apresenta Total Mensal por Conta: S
Consolidado: N
Mostrar Usuário: S
Impressão Frente e Verso: N
Imprimir Folha / Página: P
Listar Total Diário? N
Consultar o número do lote para fazer o ajuste.
Consultar o extrato do cliente para verificar origem da diferença.
Para consultar acessar o menu:
Finanças / Gestão de Contas a Receber / Contas a Receber / Consultas / Extrato Clientes
Consultar no extrato de contas tipo de título do lançamento.
Cliente: cliente que está com diferença no relatório 308
Período: período final ultimo dia do mês de contabilização
Mostrar
Informar no lote contábil a conta correta de acordo com o plano contábil.
Reverter o lote para fazer as alterações.
Informar no campo Crédito o número da conta de acordo com o plano contábil
Gerar novamente o relatório 308 para verificar se todos os erros foram corrigidos.
Conciliação Adiantamento a Clientes
Gerar o relatório 308 com os seguintes filtros
Empresa: digitar o número da filial
Filial: digitar o código da filial
Mês: informar mês de conciliação
Lista Somente Créditos? S
Lista Somente Diferenças? N
Por: Código ou Alfabética: C
Verificar se há diferenças no relatório. Quando houver seguir o mesmo procedimento para ajuste da conciliação de clientes.
Gerar o relatório 308 para conferir resumo contábil.
Empresa: digitar número da empresa
Filial: digitar código da filial
Mês: informar mês de conciliação
Lista Somente Créditos? N
Lista Somente Diferenças? N
Por: Código ou Alfabética: C
Conferir no relatório:
Saldo do contas a receber com saldo contábil
Saldo Adto. Clientes com Adiantamento
Saldo financeiro com total
Conciliação de Fornecedores e Adiantamento a Fornecedores
Conciliação de Fornecedores
Para iniciar a conciliação gerar o relatório 309.
Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Operacionais
Relatório 309
Preencher os campos:
Empresa: digitar número da empresa
Filial: digitar código da filial
Mês: informar ,mês de conciliação
Lista Somente Créditos: N
Lista Somente Diferenças: S
Verificar as diferenças do relatório
Quando a diferença ocorre no financeiro consultar extrato de fornecedor.
Finanças / Gestão de Contas a Pagar/ Contas a Pagar / Consultas / Extrato Fornecedor
Localizar no extrato do fornecedor os títulos que estão com diferença no relatório 309.
Corrigir os erros na origem. Após a correção gerar novamente o relatório 309.
Conciliação Adiantamento a Fornecedores
Gerar o relatório 309 com os seguintes filtros
Empresa: digitar o número da filial
Filial: digitar o código da filial
Mês: informar mês de conciliação
Lista Somente Créditos? S
Lista Somente Diferenças? N
Gerar o relatório e verificar se há diferenças, quando houver corrigir as diferenças na origem.
Verificar se há diferenças no relatório. Quando houver seguir o mesmo procedimento para ajuste da conciliação de clientes.
Conciliação do Patrimônio Para inciar a conciliação conferir o patrimônio com os relatórios 117 e 044.
Para gerar o relatório 117 acessar o menu:
Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Contábeis
Relatório 117
Para gerar o relatório preencher os campos:
Imprimir o relatório para conferir com o relatório 044.
Para imprimir o relatório 044 acessar o menu:
Controladoria / Gestão de Patrimonio / Controle de Bens / Relatórios
Relatório 044
Para gerar o relatório preencher os campos:
Conferir saldo do relatório 117 com o saldo do relatório 044.
Lançamentos Programados
Nos lançamentos programados são lançados seguros, aluguel, software e assinatura de jornal.
Lançar o seguro de acordo com a apólice ou proposta.
O lançamento do seguro na contabilidade deve ser pela vigência e valor total a ser pago.
Preencher a planilha em excel para fazer a programação.
Fazer o lançamento no sistema de acordo com a planilha.
Para fazer o lançamento acessar o menu:
Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Lançamentos Programados / Cadastro
Lançar de acordo com a planilha as parcelas e as frações do seguro.
Parcelas
Fração Inicial
Fração Final
Para lançar os demais verificar as contas contábeis no plano contábil.
Conferência do Mútuo
Para conferir o mútuo gerar os relatórios para conferência do contas a pagar e receber com o balancete.
Para gerar o relatório do contas a receber acessar o menu:
Finanças / Gestão de Contas a Receber / Contas a Receber / Relatórios
Relatório 057
Para gerar o relatório preencher os campos:
Imprimir o relatório para conferência
Gerar o relatório 050 do contas a pagar
Finanças / Gestão de Contas a Pagar / Contas a Pagar / Relatorios
Relatório 050
Para gerar o relatório, preencher os campos
Imprimir o relatório.
Imprimir os relatórios e anexar ao check list para conferencia com o balancete.
Integração Folha de Pagamento
Após o fechamento da folha pelo Departamento Pessoal é iniciada a integração contábil da folha.
São enviados pelo Departamento Pessoal os relatórios de rescisão e férias por filial ao Departamento Contábil.
Para iniciar a integração acessar o módulo Adm. Pessoal no sapiens.
Neste módulo serão calculadas as provisões e 13º salário e férias.
Serão contabilizados (férias, rescisões, folha e provisões).
Integração com a Contabilidade
Selecionar a opção cálculo.
Selecionar férias e décimo
Calcular
Excluir as contabilizações
Período: período de fechamento
Opção: não preencher
Excluir
Contabilizar Férias
Contabilização por pagamento (recibo de férias)
Contabilizar Rescisões
Contabilizar a Folha
Data Lançamento: último dia do mês
Calcular
Quando ocorrer erro selecionar o botão listar e e verificar com DP
Integração para Contabilidade
Desmarcar todos e marcar somente a descrição que irá ser contabilizada.
Na seguinte sequencia:
- Férias (individual)
- Rescisões (individual)
- Demais Descrições
Integrar
Impressão dos relatórios para contabilização
Relatórios da Folha
Relatórios do Adiantamento
Conciliação da folha de pagamento
Conciliação da Folha
Conciliação dos Encargos sobre a folha
Conciliação das Provisões
Para iniciar a conciliação gerar o balancete e salvar em excel.
Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Relatórios / Contábeis
Relatório: 103
Para gerar o balancete preencher os campos:
Gerar o balancete em excel
Copiar do balancete em excel somente o que envolve a folha e inserir uma coluna "Folha".
Informar na coluna folha os dados de acordo com os relatórios gerados. Observação cruzamento os valores do balancete com os valores da folha.