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O processo de vendas no Grupo Comercial Mariano se utiliza de dois aplicativos para dar entrada em pedidos. Enquanto os consultores de vendas externos se utilizam do ''MTVENDORS'' (que será explicado em um tópico a parte), consultores de vendas internos da unidade (balcão e televendas) se utilizam diretamente do sapiens para inserirem seus pedidos ao atenderem seus clientes. Tal processo será detalhado abaixo.
 
O processo de vendas no Grupo Comercial Mariano se utiliza de dois aplicativos para dar entrada em pedidos. Enquanto os consultores de vendas externos se utilizam do ''MTVENDORS'' (que será explicado em um tópico a parte), consultores de vendas internos da unidade (balcão e televendas) se utilizam diretamente do sapiens para inserirem seus pedidos ao atenderem seus clientes. Tal processo será detalhado abaixo.
  
='''Cadastro'''=
 
 
Para acesso a tela ''F120GPD'' o usuário se utilizará do caminho ''Mercado/Gestão de Vendas/Pedidos/Varejo/Agrupado '' no menu
 
Para acesso a tela ''F120GPD'' o usuário se utilizará do caminho ''Mercado/Gestão de Vendas/Pedidos/Varejo/Agrupado '' no menu
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_1.jpg]]
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'''Pedido:''' não digitar o número do pedido, teclar enter e o sistema busca a sequência. <br>
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'''Pedido:''' não digitar o número do pedido, teclar enter e o sistema busca a sequência.<br/>'''Emissão:''' o sistema busca automaticamente
'''Emissão:''' o sistema busca automaticamente <br>
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=='''Transação'''==
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*90100 – pedido  <br>
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*90101 – orçamento <br>
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*90199 – produtos recuperados  <br>
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=='''Cliente'''==
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Informar código do cliente da venda, ou fazer a pesquisa usando a lupa [[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_30.jpg]] <br>
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== '''Transação''' ==
  
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*90100 – pedido
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*90101 – orçamento
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*90199 – produtos recuperados
  
Clicar na lupa [[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_30.jpg]]  para fazer a pesquisa  <br>
+
== '''Cliente''' ==
Ao abrir a tela temos algumas formas de pesquisa, por exemplo: <br>
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Nome, Fantasia, Telefone, Cnpj, Inscrição, Cidade ....  <br>
+
Para selecionar o tipo de pesquisa, clicar em cima do nome que deseja pesquisar.  <br>
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[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_3.jpg]]
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Informar código do cliente da venda, ou fazer a pesquisa usando a lupa [[File:Manual vendas sapiens imagem 30.jpg|RTENOTITLE]]
  
A pesquisa também pode ser feita por filtro simples. Esta forma de pesquisa permite filtrar por partes. 
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 2.jpg|RTENOTITLE]]
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_4.jpg]]
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Clicar na lupa [[File:Manual vendas sapiens imagem 30.jpg|RTENOTITLE]] para fazer a pesquisa<br/>Ao abrir a tela temos algumas formas de pesquisa, por exemplo:<br/>Nome, Fantasia, Telefone, Cnpj, Inscrição, Cidade ....<br/>Para selecionar o tipo de pesquisa, clicar em cima do nome que deseja pesquisar.
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 3.jpg|RTENOTITLE]]
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A pesquisa também pode ser feita por filtro simples. Esta forma de pesquisa permite filtrar por partes.
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 4.jpg|RTENOTITLE]]
  
 
Apos realizada a pesquisa e encontrada a informação, para selecionar a mesma e voltar a tela do pedido basta posicionar o cursor em cima do registro e clicar no '''''OK'''''
 
Apos realizada a pesquisa e encontrada a informação, para selecionar a mesma e voltar a tela do pedido basta posicionar o cursor em cima do registro e clicar no '''''OK'''''
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De volta a tela de vendas o usuário precisará preencher outros campos conforme abaixo:
 
De volta a tela de vendas o usuário precisará preencher outros campos conforme abaixo:
  
=='''Representante'''==
+
== '''Representante''' ==
O representante vem do cadastro do cliente, porém pode ser alterado para o vendedor que estiver realizando a venda.  
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Para vendas a funcionários o representante deve ser Saídas não Comissionadas e não pode ser alterado.
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O representante vem do cadastro do cliente, porém pode ser alterado para o vendedor que estiver realizando a venda. Para vendas a funcionários o representante deve ser Saídas não Comissionadas e não pode ser alterado.
=='''Condições de Pagto'''==  
+
 
A condição de pagamento vem como sugestão do cadastro do cliente, porém pode ser alterada caso tenha alguma negociação diferente. <br>
+
== '''Condições de Pagto''' ==
As únicas condições de pagamento sugeridas do cadastro que não podem ser alteradas são:
+
 
*'''CARTM –''' Carteira Mensal
+
A condição de pagamento vem como sugestão do cadastro do cliente, porém pode ser alterada caso tenha alguma negociação diferente.<br/>As únicas condições de pagamento sugeridas do cadastro que não podem ser alteradas são:
*'''CARTQ –''' Carteira Quinzenal CARTS – Carteira Semanal
+
 
=='''Situação'''==
+
*'''CARTM –''' Carteira Mensal
#– aberto total (quando o pedido é fechado a situação passa a aberto total) <br>
+
*'''CARTQ –''' Carteira Quinzenal CARTS – Carteira Semanal
#– aberto parcial (o pedido fica aberto parcial quando apenas alguns itens do pedido foram faturados - Não utilizado pois sempre faturamos 100%) <br>
+
 
#– suspenso <br>
+
== '''Situação''' ==
#– liquidado (quando o pedido já em nota ou cupom fiscal) <br>
+
 
#– cancelado (quando pedido está cancelado) <br>
+
#– aberto total (quando o pedido é fechado a situação passa a aberto total)
#– aguardando integração wms <br>
+
#– aberto parcial (o pedido fica aberto parcial quando apenas alguns itens do pedido foram faturados - Não utilizado pois sempre faturamos 100%)
#– em transmissão <br>
+
#– suspenso
#– preparação análise ou NF (quando pedido está em análise de embarque, ou seja, os itens do pedido estão com reserva de estoque) <br>
+
#– liquidado (quando o pedido já em nota ou cupom fiscal)
#– não fechado (quando pedido está apenas digitado, ainda não foi fechado) <br>
+
#– cancelado (quando pedido está cancelado)
+
#– aguardando integração wms
=='''Tipo de Faturamento'''==
+
#– em transmissão
#- ECF (para pedido com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica).  
+
#– preparação análise ou NF (quando pedido está em análise de embarque, ou seja, os itens do pedido estão com reserva de estoque)
#- Sapiens (para emissão de nota fiscal)  
+
#– não fechado (quando pedido está apenas digitado, ainda não foi fechado)
+
 
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== '''Tipo de Faturamento''' ==
 +
 
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#- ECF (para pedido com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica).
 +
#- Sapiens (para emissão de nota fiscal)
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Clicar enter até Inserir os dados.
 
Clicar enter até Inserir os dados.
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_5.jpg]]
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 5.jpg|RTENOTITLE]]
  
Aba ''personalizado'' <br>
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Aba ''personalizado''
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_6.jpg]]
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 6.jpg|RTENOTITLE]]
  
=='''Condição de Pagamento'''==
+
== '''Condição de Pagamento''' ==
  
Identificar a condição para recebimento <br>
+
Identificar a condição para recebimento<br/>'''Cartão débito:''' CT02<br/>'''Cartão crédito:''' CT01<br/>'''Cartão crédito 2X:''' CT03<br/>'''Cartão crédito 3X:''' CT04<br/>'''Cheque à vista:''' CHAV<br/>'''Cheque pré:''' escolher as condições de pagamento para cheque pré de acordo com o prazo.
'''Cartão débito:''' CT02 <br>
+
'''Cartão crédito:''' CT01 <br>
+
'''Cartão crédito 2X:''' CT03 <br>
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'''Cartão crédito 3X:''' CT04 <br>
+
'''Cheque à vista:''' CHAV <br>
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'''Cheque pré:''' escolher as condições de pagamento para cheque pré de acordo com o prazo. <br>
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[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_7.jpg]]
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 7.jpg|RTENOTITLE]]
  
 
  Nos pedidos CH PARC devem ser informados condição de pagamento e cliente.   
 
  Nos pedidos CH PARC devem ser informados condição de pagamento e cliente.   
  [[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_8.jpg]]
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  [[File:Manual vendas sapiens imagem 8.jpg|RTENOTITLE]]
  
=='''Produto'''==
+
== '''Produto''' ==
Digitar o código ou pesquisar pela descrição do produto.
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_9.jpg]]
+
Digitar o código ou pesquisar pela descrição do produto.
  
A pesquisa pode ser feita de duas formas:
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 9.jpg|RTENOTITLE]]
Nessa tela abaixo pesquisamos pelo nome completo do produto.  
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_10.jpg]]
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A pesquisa pode ser feita de duas formas: Nessa tela abaixo pesquisamos pelo nome completo do produto.
  
Na aba filtro simples pode ser digitado parte da descrição.  
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 10.jpg|RTENOTITLE]]
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_11.jpg]]
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Na aba filtro simples pode ser digitado parte da descrição.
  
=='''Derivação''' ==
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 11.jpg|RTENOTITLE]]
Após informar o código do produto o sistema irá sugerir a derivação buscando sempre a primeira cadastrada. Os produtos com mais de uma derivação devem ser alterados de acordo com a venda do produto.  <br>
+
  
=='''Depósito''''==
+
== '''Derivação''' ==
Alterar depósito somente quando for de produtos avariados.  <br>
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_12.jpg]]
+
Após informar o código do produto o sistema irá sugerir a derivação buscando sempre a primeira cadastrada. Os produtos com mais de uma derivação devem ser alterados de acordo com a venda do produto.
  
 +
== '''Depósito'''' ==
  
=='''Tabela de Preço'''==
+
Alterar depósito somente quando for de produtos avariados.
Estão cadastradas as tabelas de preço de varejo e atacado.  <br>
+
A tabela de preço pode ser digitada ou fazer a pesquisa.  <br>
+
'''Qtde Pedida''' informar quantidade do produto vendido. <br>
+
'''Preço Unitário''' o preço é sugerido pela tabela de preço, podendo ser alterado gerando acréscimo ou desconto. <br>
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_13.jpg]]
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 12.jpg|RTENOTITLE]]
  
Para incluir mais itens no pedido '''seta para baixo''' apos o ultimo item digitado. <br>
 
Para gravar o item '''seta para cima'''.  <br>
 
Para sair do item digitado antes de gravar '''ESC'''  <br>
 
Para excluir item do pedido Control '''Delete''' <br>
 
Na aba Diversos os dados são carregados de acordo com o cadastro do cliente e a condição de pagamento informada na aba Personalizado. <br>
 
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_14.jpg]]
 
  
 +
== '''Tabela de Preço''' ==
  
Os pedidos que a aba Personalizado não estiver preenchida, os campos da aba Diversos serão automaticamente <br>
+
Estão cadastradas as tabelas de preço de varejo e atacado.<br/>A tabela de preço pode ser digitada ou fazer a pesquisa.<br/>'''Qtde Pedida''' informar quantidade do produto vendido.<br/>'''Preço Unitário''' o preço é sugerido pela tabela de preço, podendo ser alterado gerando acréscimo ou desconto.
preenchidos para forma de pagamento em dinheiro. <br>
+
Os pedidos com a aba Personalizado preenchida serão automaticamente preenchidos de acordo com a condição de <br>
+
pagamento informada. <br>
+
Os campos selecionados são os campos usados na aba Diversos. <br>
+
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_15.jpg]]
+
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_16.jpg]]
+
  
=='''Endereço de Entrega''' ==
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 13.jpg|RTENOTITLE]]
informar a sequência do endereço de entrega caso cliente possua um endereço de entrega diferente do endereço principal. 
+
Se o cliente possuir um endereço de entrega diferente do endereço principal e na consulta desse campo não aparecer essa informação, solicitar ao setor de cadastro que cadastre esse endereço. 
+
=='''Endereço de Cobrança''' ==
+
Informar endereço de cobrança caso cliente possua um endereço de cobrança diferente do endereço principal. 
+
=='''Carteira'''==
+
Campo preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no pedido. 
+
*99– própria empresa (essa carteira é usada para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)
+
*01- Boleto Registrado
+
*02– Boleto Simples
+
=='''Portador'''==
+
9999 própria empresa (esse portador é usado para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)  <br>
+
Para emissão de boletos os portadores são Banco do Brasil e Bradesco. <br>
+
*'''Sinop''' <br>
+
**2237 Bradesco  <br>
+
**2001 Banco do Brasil <br>
+
*'''Várzea Grande''' <br>
+
**0237 Bradesco  <br> 
+
**0001 Banco do Brasil <br>
+
*'''Rondonópolis''' <br>
+
**1237 Bradesco <br> 
+
**1001 Banco do Brasil  <br>
+
*'''Varzea Grande - WM''' <br>
+
**6001 Banco do Brasil  <br>
+
*'''Campo Grande''' <br>
+
**C001 Banco do Brasil  <br>
+
*'''Dourados''' <br>
+
**D001 Banco do Brasil <br>
+
*'''Vilhena <br>
+
**V237 Bradesco  <br> 
+
**V001 Banco do Brasil <br>
+
*'''Porto Velho''' <br>
+
**P237 Bradesco  <br>
+
**P001 Banco do Brasil <br>
+
*'''Novo Progresso''' <br>
+
**N237 Bradesco <br>
+
*'''Santarém'''<br>
+
**S237 Bradesco <br>
+
  
'''Transportadora:''' selecionar a transportadora de acordo com o envio da mercadoria ao cliente <br>
+
Para incluir mais itens no pedido '''seta para baixo''' apos o ultimo item digitado.<br/>Para gravar o item '''seta para cima'''.<br/>Para sair do item digitado antes de gravar '''ESC'''<br/>Para excluir item do pedido Control '''Delete'''<br/>Na aba Diversos os dados são carregados de acordo com o cadastro do cliente e a condição de pagamento informada na aba Personalizado.
*Cliente Retira <br>
+
*Própria Empresa (entrega na cidade)  <br>
+
*Própria Empresa (entrega na região) <br>
+
*Transportadoras terceirizadas  <br>
+
'''Observação:''' as observações escritas nesse campo aparecerão nos dados adicionais da nota fiscal <br>
+
'''Motivo: ''' nesse campo aparecerá o código do motivo caso o pedido fique bloqueado <br>
+
'''Observação Motivo: ''' nesse campo aparecerá a descrição do motivo do bloqueio do pedido <br>
+
  
Forma de Pagamento: <br>
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 14.jpg|RTENOTITLE]]
01– dinheiro <br>
+
 
03– cheque à vista  <br>
+
 
05- à prazo <br>
+
 
15– cheque pré <br>
+
  Os pedidos que a aba Personalizado não estiver preenchida, os campos da aba Diversos serão automaticamente
18– cartão débito <br>
+
19– cartão crédito <br>
+
20– ch parc  <br>
+
22– cartão crédito parcelado <br>
+
 
   
 
   
=='''Vendedor:'''==
+
preenchidos para forma de pagamento em dinheiro.
O Sistema busca de acordo com a equipe informada no pedido  
+
=='''Operador:'''==
+
Os pedidos com a aba Personalizado preenchida serão automaticamente preenchidos de acordo com a condição de
Só é informado operador caso a venda seja de equipe externa e tenha sido realizada pelo televendas.  
+
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pagamento informada. 
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Os campos selecionados são os campos usados na aba Diversos. 
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== '''Endereço de Entrega''' ==
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informar a sequência do endereço de entrega caso cliente possua um endereço de entrega diferente do endereço principal. Se o cliente possuir um endereço de entrega diferente do endereço principal e na consulta desse campo não aparecer essa informação, solicitar ao setor de cadastro que cadastre esse endereço.
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== '''Endereço de Cobrança''' ==
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Informar endereço de cobrança caso cliente possua um endereço de cobrança diferente do endereço principal.
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== '''Carteira''' ==
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Campo preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no pedido.
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*99– própria empresa (essa carteira é usada para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)
 +
*01- Boleto Registrado
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*02– Boleto Simples
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== '''Portador''' ==
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9999 própria empresa (esse portador é usado para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)<br/>Para emissão de boletos os portadores são Banco do Brasil e Bradesco.
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*'''Sinop'''
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**2237 Bradesco
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**2001 Banco do Brasil
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*'''Várzea Grande'''
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**0237 Bradesco
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**0001 Banco do Brasil
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*'''Rondonópolis'''
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**1237 Bradesco
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**1001 Banco do Brasil
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*'''Varzea Grande - WM'''
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**6001 Banco do Brasil
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*'''Campo Grande'''
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**C001 Banco do Brasil
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*'''Dourados'''
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**D001 Banco do Brasil
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*'''Vilhena '''
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**V237 Bradesco
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**V001 Banco do Brasil
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*'''Porto Velho'''
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**P237 Bradesco
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**P001 Banco do Brasil
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*'''Novo Progresso'''
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**N237 Bradesco
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*'''Santarém'''
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**S237 Bradesco
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'''Transportadora:''' selecionar a transportadora de acordo com o envio da mercadoria ao cliente
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*Cliente Retira
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*Própria Empresa (entrega na cidade)
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*Própria Empresa (entrega na região)
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*Transportadoras terceirizadas
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'''Observação:''' as observações escritas nesse campo aparecerão nos dados adicionais da nota fiscal<br/>'''Motivo: ''' nesse campo aparecerá o código do motivo caso o pedido fique bloqueado<br/>'''Observação Motivo: ''' nesse campo aparecerá a descrição do motivo do bloqueio do pedido
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Forma de Pagamento:<br/>01– dinheiro<br/>03– cheque à vista<br/>05- à prazo<br/>15– cheque pré<br/>18– cartão débito<br/>19– cartão crédito<br/>20– ch parc<br/>22– cartão crédito parcelado
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== '''Vendedor:''' ==
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O Sistema busca de acordo com a equipe informada no pedido
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Só é informado operador caso a venda seja de equipe externa e tenha sido realizada pelo televendas.
  
 
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*[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_17.jpg]]botão Recalcular recalcula a comissão do pedido  
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*[[File:Manual vendas sapiens imagem 17.jpg|RTENOTITLE]]botão Recalcular recalcula a comissão do pedido
*[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_18.jpg]]botão Fechar fecha o pedido  
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*[[File:Manual vendas sapiens imagem 18.jpg|RTENOTITLE]]botão Fechar fecha o pedido
Após clicar no botão Fechar confirmar o fechamento do pedido será solicitado pelo sistema a indicação para o tipo de documento fiscal: <br> 
+
Pedido: quando o pedido for com nota fiscal <br>
+
Pré – venda: quando pedido for com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica.  <br>
+
Escolher uma opção para fechamento do pedido.<br>
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_19.jpg]]
+
Após clicar no botão Fechar confirmar o fechamento do pedido será solicitado pelo sistema a indicação para o tipo de documento fiscal:<br/>Pedido: quando o pedido for com nota fiscal<br/>Pré – venda: quando pedido for com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica.<br/>Escolher uma opção para fechamento do pedido.
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_20.jpg]]
+
  
='''Impressão do Pedido'''=
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 19.jpg|RTENOTITLE]] [[File:Manual vendas sapiens imagem 20.jpg|RTENOTITLE]]
Após o fechamento do pedido fazer a impressão, clicando no botão imprimir.  <br>
+
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_21.jpg]]  
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Selecionar a impressora e imprimir o pedido.  <br>
+
= '''Impressão do Pedido''' =
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_22.jpg]]
+
Após o fechamento do pedido fazer a impressão, clicando no botão imprimir.<br/>[[File:Manual vendas sapiens imagem 21.jpg|RTENOTITLE]]
  
=='''Reimprimir Pedidos'''==
+
Selecionar a impressora e imprimir o pedido.
+
 
Mercado/ Gestão de Vendas / Pedidos / Relatórios
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 22.jpg|RTENOTITLE]]
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== '''Reimprimir Pedidos''' ==
 +
 
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Mercado/ Gestão de Vendas / Pedidos / Relatórios
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Informar:<br/>Empresa:<br/>Filial:<br/>'''Número do Pedido: '''informar número do pedido que será impresso<br/>[[File:Manual vendas sapiens imagem 23.jpg|RTENOTITLE]]<br/>Selecionar a impressora e imprimir o pedido<br/>[[File:Manual vendas sapiens imagem 24.jpg|RTENOTITLE]]
 +
 
 +
= '''Alteração de Pedido''' =
  
Informar: <br> 
+
Para alterar um pedido o mesmo deve estar com situação ''1 – aberto total''. Alterar a situação do pedido para ''9 – não fechado''
Empresa:  <br>
+
Filial:  <br>
+
'''Número do Pedido: '''informar número do pedido que será impresso <br>
+
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_23.jpg]] <br>
+
Selecionar a impressora e imprimir o pedido <br>
+
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_24.jpg]] <br>
+
  
='''Alteração de Pedido'''=
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 25.jpg|RTENOTITLE]]
Para alterar um pedido o mesmo deve estar com situação ''1 – aberto total''.
+
Alterar a situação do pedido para ''9 – não fechado ''
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_25.jpg]]
+
Ao reabilitar o pedido o mesmo pode ser alterado.
  
Ao reabilitar o pedido o mesmo pode ser alterado.
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 26.jpg|RTENOTITLE]]
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_26.jpg]]
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'''Buscar Valores:'''' atualiza os preços no pedido<br/>'''Só Recalculo:''' recalcula o pedido e mantem o preço
  
'''Buscar Valores:'''' atualiza os preços no pedido  <br>
+
[[File:Manual vendas sapiens imagem 27.jpg|RTENOTITLE]]
'''Só Recalculo:''' recalcula o pedido e mantem o preço <br>
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_27.jpg]]
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= '''Cancelamento de Pedidos''' =
  
='''Cancelamento de Pedidos'''=
+
Alterar situação do pedido para 5 e confirmar o cancelamento.
Alterar situação do pedido para 5 e confirmar o cancelamento. <br>
+
  
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_28.jpg]] <br>
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[[File:Manual vendas sapiens imagem 28.jpg|RTENOTITLE]]<br/><br/>[[File:Manual vendas sapiens imagem 29.jpg|RTENOTITLE]]
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+
[[imagem:manual_vendas_sapiens_imagem_29.jpg]]
+

Edição das 10h21min de 1 de julho de 2016

O processo de vendas no Grupo Comercial Mariano se utiliza de dois aplicativos para dar entrada em pedidos. Enquanto os consultores de vendas externos se utilizam do MTVENDORS (que será explicado em um tópico a parte), consultores de vendas internos da unidade (balcão e televendas) se utilizam diretamente do sapiens para inserirem seus pedidos ao atenderem seus clientes. Tal processo será detalhado abaixo.

Para acesso a tela F120GPD o usuário se utilizará do caminho Mercado/Gestão de Vendas/Pedidos/Varejo/Agrupado no menu

RTENOTITLE

Pedido: não digitar o número do pedido, teclar enter e o sistema busca a sequência.
Emissão: o sistema busca automaticamente

Transação

  • 90100 – pedido
  • 90101 – orçamento
  • 90199 – produtos recuperados

Cliente

Informar código do cliente da venda, ou fazer a pesquisa usando a lupa RTENOTITLE

RTENOTITLE

Clicar na lupa RTENOTITLE para fazer a pesquisa
Ao abrir a tela temos algumas formas de pesquisa, por exemplo:
Nome, Fantasia, Telefone, Cnpj, Inscrição, Cidade ....
Para selecionar o tipo de pesquisa, clicar em cima do nome que deseja pesquisar.

RTENOTITLE

A pesquisa também pode ser feita por filtro simples. Esta forma de pesquisa permite filtrar por partes.

RTENOTITLE

Apos realizada a pesquisa e encontrada a informação, para selecionar a mesma e voltar a tela do pedido basta posicionar o cursor em cima do registro e clicar no OK

De volta a tela de vendas o usuário precisará preencher outros campos conforme abaixo:

Representante

O representante vem do cadastro do cliente, porém pode ser alterado para o vendedor que estiver realizando a venda. Para vendas a funcionários o representante deve ser Saídas não Comissionadas e não pode ser alterado.

Condições de Pagto

A condição de pagamento vem como sugestão do cadastro do cliente, porém pode ser alterada caso tenha alguma negociação diferente.
As únicas condições de pagamento sugeridas do cadastro que não podem ser alteradas são:

  • CARTM – Carteira Mensal
  • CARTQ – Carteira Quinzenal CARTS – Carteira Semanal

Situação

  1. – aberto total (quando o pedido é fechado a situação passa a aberto total)
  2. – aberto parcial (o pedido fica aberto parcial quando apenas alguns itens do pedido foram faturados - Não utilizado pois sempre faturamos 100%)
  3. – suspenso
  4. – liquidado (quando o pedido já em nota ou cupom fiscal)
  5. – cancelado (quando pedido está cancelado)
  6. – aguardando integração wms
  7. – em transmissão
  8. – preparação análise ou NF (quando pedido está em análise de embarque, ou seja, os itens do pedido estão com reserva de estoque)
  9. – não fechado (quando pedido está apenas digitado, ainda não foi fechado)

Tipo de Faturamento

  1. - ECF (para pedido com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica).
  2. - Sapiens (para emissão de nota fiscal)

Clicar enter até Inserir os dados.

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Aba personalizado

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Condição de Pagamento

Identificar a condição para recebimento
Cartão débito: CT02
Cartão crédito: CT01
Cartão crédito 2X: CT03
Cartão crédito 3X: CT04
Cheque à vista: CHAV
Cheque pré: escolher as condições de pagamento para cheque pré de acordo com o prazo.

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Nos pedidos CH PARC devem ser informados condição de pagamento e cliente.  
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Produto

Digitar o código ou pesquisar pela descrição do produto.

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A pesquisa pode ser feita de duas formas: Nessa tela abaixo pesquisamos pelo nome completo do produto.

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Na aba filtro simples pode ser digitado parte da descrição.

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Derivação

Após informar o código do produto o sistema irá sugerir a derivação buscando sempre a primeira cadastrada. Os produtos com mais de uma derivação devem ser alterados de acordo com a venda do produto.

Depósito'

Alterar depósito somente quando for de produtos avariados.

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Tabela de Preço

Estão cadastradas as tabelas de preço de varejo e atacado.
A tabela de preço pode ser digitada ou fazer a pesquisa.
Qtde Pedida informar quantidade do produto vendido.
Preço Unitário o preço é sugerido pela tabela de preço, podendo ser alterado gerando acréscimo ou desconto.

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Para incluir mais itens no pedido seta para baixo apos o ultimo item digitado.
Para gravar o item seta para cima.
Para sair do item digitado antes de gravar ESC
Para excluir item do pedido Control Delete
Na aba Diversos os dados são carregados de acordo com o cadastro do cliente e a condição de pagamento informada na aba Personalizado.

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Os pedidos que a aba Personalizado não estiver preenchida, os campos da aba Diversos serão automaticamente 

preenchidos para forma de pagamento em dinheiro. 

Os pedidos com a aba Personalizado preenchida serão automaticamente preenchidos de acordo com a condição de 

pagamento informada.  

Os campos selecionados são os campos usados na aba Diversos.  

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Endereço de Entrega

informar a sequência do endereço de entrega caso cliente possua um endereço de entrega diferente do endereço principal. Se o cliente possuir um endereço de entrega diferente do endereço principal e na consulta desse campo não aparecer essa informação, solicitar ao setor de cadastro que cadastre esse endereço.

Endereço de Cobrança

Informar endereço de cobrança caso cliente possua um endereço de cobrança diferente do endereço principal.

Carteira

Campo preenchido automaticamente de acordo com a condição de pagamento informada no pedido.

  • 99– própria empresa (essa carteira é usada para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)
  • 01- Boleto Registrado
  • 02– Boleto Simples

Portador

9999 própria empresa (esse portador é usado para vendas com cartão de crédito e débito, dinheiro, cheque, ch parc e em carteira)
Para emissão de boletos os portadores são Banco do Brasil e Bradesco.

  • Sinop
    • 2237 Bradesco
    • 2001 Banco do Brasil
  • Várzea Grande
    • 0237 Bradesco
    • 0001 Banco do Brasil
  • Rondonópolis
    • 1237 Bradesco
    • 1001 Banco do Brasil
  • Varzea Grande - WM
    • 6001 Banco do Brasil
  • Campo Grande
    • C001 Banco do Brasil
  • Dourados
    • D001 Banco do Brasil
  • Vilhena
    • V237 Bradesco
    • V001 Banco do Brasil
  • Porto Velho
    • P237 Bradesco
    • P001 Banco do Brasil
  • Novo Progresso
    • N237 Bradesco
  • Santarém
    • S237 Bradesco

Transportadora: selecionar a transportadora de acordo com o envio da mercadoria ao cliente

  • Cliente Retira
  • Própria Empresa (entrega na cidade)
  • Própria Empresa (entrega na região)
  • Transportadoras terceirizadas

Observação: as observações escritas nesse campo aparecerão nos dados adicionais da nota fiscal
Motivo: nesse campo aparecerá o código do motivo caso o pedido fique bloqueado
Observação Motivo: nesse campo aparecerá a descrição do motivo do bloqueio do pedido

Forma de Pagamento:
01– dinheiro
03– cheque à vista
05- à prazo
15– cheque pré
18– cartão débito
19– cartão crédito
20– ch parc
22– cartão crédito parcelado

Vendedor:

O Sistema busca de acordo com a equipe informada no pedido

Operador:

Só é informado operador caso a venda seja de equipe externa e tenha sido realizada pelo televendas.


  • RTENOTITLEbotão Recalcular recalcula a comissão do pedido
  • RTENOTITLEbotão Fechar fecha o pedido

Após clicar no botão Fechar confirmar o fechamento do pedido será solicitado pelo sistema a indicação para o tipo de documento fiscal:
Pedido: quando o pedido for com nota fiscal
Pré – venda: quando pedido for com cupom fiscal ou nota fiscal de consumidor eletrônica.
Escolher uma opção para fechamento do pedido.

RTENOTITLE RTENOTITLE

Impressão do Pedido

Após o fechamento do pedido fazer a impressão, clicando no botão imprimir.
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Selecionar a impressora e imprimir o pedido.

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Reimprimir Pedidos

Mercado/ Gestão de Vendas / Pedidos / Relatórios

Informar:
Empresa:
Filial:
Número do Pedido: informar número do pedido que será impresso
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Selecionar a impressora e imprimir o pedido
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Alteração de Pedido

Para alterar um pedido o mesmo deve estar com situação 1 – aberto total. Alterar a situação do pedido para 9 – não fechado

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Ao reabilitar o pedido o mesmo pode ser alterado.

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Buscar Valores:' atualiza os preços no pedido
Só Recalculo: recalcula o pedido e mantem o preço

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Cancelamento de Pedidos

Alterar situação do pedido para 5 e confirmar o cancelamento.

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