Mudanças entre as edições de "Mariano:Manual Cadastro de Clientes à Prazo"

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'''Cliente ou Fornecedor''': C – Cliente
 
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'''Situação do cliente:'''    A – Ativo   I - Inativo
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O cliente somente será ativado mediante a consistência dos dados necessários para o cadastro, quando clicar no botão do rodapé da página denominado Regra
 
O cliente somente será ativado mediante a consistência dos dados necessários para o cadastro, quando clicar no botão do rodapé da página denominado Regra

Edição das 10h10min de 22 de abril de 2016

Antes de cadastrar qualquer cliente será necessário possuir todos os documentos exigidos para aprovação de limite de crédito, porém alguns documentos são OBRIGATÓRIOS mesmo que seja apenas atualização cadastral, sendo eles:

 Consulta SINTEGRA – Site da Sefaz ou Sefin

Consulta SERASA – Relato para Pessoa Jurídica e Credit Bureau para Pessoa Física (ver manual)

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E SITUAÇÃO CADASTRAL – site da receita

 Como pesquisar

 Acesse o site do Sefaz do seu Estado para consultar o SINTEGRA e verifique a Inscrição Estadual do cliente que deverá estar Habilitada, Ativa.

 www.sintegra.gov.br

 Escolha o estado, a pesquisa pode ser por cnpj, cpf ou inscrição estadual.

 Se o cliente tiver Inscrição, aparecerão os dados da empresa ou da fazenda.

 Para imprimir o Cartão Cnpj:

 Acesse o site: www.receita.fazenda.gov.br

 -Empresa / Cadastro CNPJ

-Consultas

-Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral (clique nessa opção)

-Digite o número do cnpj e o código da imagem que aparecer ao lado.

Cadastro de Clientes à Prazo

 Todos os dados do cadastro deverão ser digitados em letra maiúscula, sem acento e sem caracteres especiais.

Somente o campo E-mail será digitado com letra minúscula.

 Cadastro / Clientes e Fornecedores / Clientes / Cadastro

RTENOTITLE

Para cadastrar um novo cliente, no campo Cliente digitar 0 e teclar enter

RTENOTITLE

RTENOTITLE

Cliente: ao lado do código do cliente digitar o nome ou razão social

Fantasia: nome fantasia para pessoa jurídica ou repetir o nome do cliente pessoa física

Tipo de Cliente: J – se for pessoa jurídica F – se for pessoa física

Tipo de Mercado: I – Interno

Tipo de Empresa: Escolher o tipo de empresa de acordo com a atividade do cliente.

Para Consumidor Final, selecionar a opção 99 – Outros

RTENOTITLE

Tipo Direito Propriedade: 1- Privada

                                         2- Pública            

 Cpf/Cnpj : Se o tipo de cliente for F, digitar o CPF


Ramo de atividade':antes de escolher o ramo de atividade de cada cliente é necessária a consulta do CNPJ no site da Receita federal ou no Sintegra para verificar através do CNAE o que a empresa faz e escolher o segmento correto. O vendedor que atende o cliente, também poderá indicar o segmento avisando o responsável pelo cadastro.

Rota ou Localidade: em branco

Contribuinte ICMS: caso o cliente, seja pessoa jurídica ou física (Produtor Rural), deverá ser marcado como “S, e obrigatoriamente o cliente deverá ter Inscrição Estadual

Quando o Cliente não possuir Inscrição Estadual, marcar como “N” não contribuinte 

Com a consulta ao site da Sefaz, vemos se o cliente possui ou não Inscrição Estadual.

  • Atenção: Se este campo não for preenchido corretamente, a nota emitida sairá sem inscrição estadual.

 Inscrição Estadual: digitar a Inscrição Estadual do cliente, que será validada pelo sistema

Caso não haja, escrever ISENTO

Grupo de Empresas: zero

Benefício Fiscal: zero

 Código Suframa /Data: deixar em branco, será utilizado somente para as empresas da Zona Franca de Manaus, Área de Livre Comércio e Amazônia Legal

 Tributa ICMS: S

Tributa IPI: N

Tributa PIS: S

Tributa COFINS: S

 Telefone: digitar o número do telefone do cliente, seguindo o padrão:

(xx)xxxx-xxxx em todos os campos que solicitar telefone / fax

Caixa postal: informar caso o cliente possua

E-mail: digitar corretamente o e-mail do cliente, pois o sistema dispara e-mails automáticos em algumas situações

Digitar em letra “Minúscula”

Cep: digitar o cep do cliente. O sistema validará e buscará automaticamente a cidade e estado

Caso algum CEP não esteja cadastrado, favor solicitar o cadastramento do mesmo

Endereço: digitar o endereço do cliente corretamente, sem número

Número do Endereço: digitar o número do endereço ou SN para sem número

Complemento: digitar o complemento do endereço, caso haja

Proximidade: caso necessite, digitar nesse campo os pontos de referência do cliente

Bairro: digitar o bairro do cliente – Campo Obrigatório, pois caso contrário, não gerará o arquivo XML da nota fiscal

Cidade: Campo automático de acordo com o Cep informado

Estado: Campo automático de acordo com o Cep informado

Código do País: Campo automático de acordo com o Cep informado        

Cliente ou Fornecedor: C – Cliente

Situação do cliente:    A – Ativo

                                       I - Inativo

O cliente somente será ativado mediante a consistência dos dados necessários para o cadastro, quando clicar no botão do rodapé da página denominado Regra

Essa rotina validará os dados necessários para o cadastro, e informará os campos faltantes para ativação do cliente.

 Bloqueia Crédito Cliente: N – não

 Motivo Situação:

1 CLIENTE INADIMPLENTE - CLIENTE COM CONTAS A RECEBER EM ABERTO

2 CLIENTE INADIMPLENTE - FECHADO CLIENTE COM CONTAS A RECEBER E QUE FECHOU AS PORTAS

9 CADASTRO A VISTA - CLIENTE CADASTRO A VISTA

10 FECHADO - CLIENTE QUE FECHOU EMPRESA - NÃO EXISTE MAIS

11 CADASTRO INCOMPLETO - CLIENTE MUDOU-SE, OU COM CNPJ/INSC BLOQUEADA

14 BLOQUEIO POSTO IPIRANGA - CLIENTE POSTO IPIRANGA - VENDA LUB COM AUTORIZAÇÃO

15 POSTO IPIRANGA INADIMPLENTE - CLIENTE POSTO IPIRANGA E COM CONTAS A RECEBER VENCIDO

16 CLIENTE BAIXA POR PERDA - CLIENTE COM CONTAS A RECEBER BAIXADO POR PERDA

17 CLIENTE CHEQUE - CLIENTE PARA VENDA CHEQUE SENDO A VISTA OU A PRAZO

18 CLIENTE VENDA BROKER - CLIENTE COM VENDA BROKER

19 CLIENTE REQUISIÇÃO - CLIENTE QUE PASSA REQUISIÇÃO OU PRECISA DE AUTORIZAÇÃO PARA VENDA

99 CLIENTE LIBERADO - CLIENTE COM VENDA A PRAZO (BOLETO OU CARTEIRA)

100 CLIENTE SOMENTE CUPOM FISCAL - SOMENTE PARA CLIENTE COM CONDIÇÃO PAGAMENTO CHPARC


RTENOTITLE

Para bloquear o cadastro tem que ter um motivo, esses são alguns que o analista de crédito pode usar para bloqueio do cadastro. O motivo 12 não pode ser utilizado nessa primeira tela.

O motivo 100, será utilizado para aqueles clientes que compram e não querem nota fiscal.

Observação do motivo: descrever a justificativa do Motivo, caso necessário

Adic. Inss: 0,00

Código de Instalação: zero

Cooperado: S – sim, somente se o cadastro for uma cooperativa N – não para os demais clientes

Código Regime tributário: zero Regime especial de tributação: zero

Natureza Retenção: 01 – para tipo de empresa 2- Pública

                               03 – para tipo de empresa 1- Privada

Tipo de acerto/arredondamento: 1- Arredonda

E-mail documentos eletrônicos: digitar corretamente e em letra minúscula, o e-mail onde o cliente receberá automaticamente os arquivos Danfe / Xml gerados pelo sistema

Código anterior: Se o cliente possuir cadastro no sistema Om digitar corretamente o código do sistema anterior. Esse código é de extrema importância para importação e exportação de dados

Sempre que cadastramos um cliente o sistema gera automaticamente um código para fornecedor, para isso devemos confirmar a mensagem clicando em Ok

RTENOTITLE

Se os endereços de entrega e cobrança são os mesmos podemos replicá-los. Colocando A para ambos, o sistema replica os endereços automaticamente não precisando digitá-los novamente. Caso sejam diferentes preencher as abas Entrega e Cobrança. Ao escolher a opção N o sistema não replicará nenhum endereço, caso  somente um dos endereços, entrega ou cobrança sejam iguais ao endereço principal, escolher apenas um E- Entrega ou C- Cobrança

RTENOTITLE

Clique em Ok para confirmar os endereços replicados

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Definições

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Empresa: digitar a empresa que o cliente pertence

Filial: digitar a filial referente a empresa que o cadastro está sendo feito

Data / Valor Limite de Crédito: data que foi concedido o crédito e valor do limite do cliente

Limite Aprovado: S (sim)

Categoria: informar categoria somente se o cliente for embandeirado, para os demais deixar categoria 0.

70 - Embandeirado

Representante: código da Equipe de vendas a que o representante pertence

Vendedor: código do vendedor O representante e o vendedor devem pertencer à mesma equipe de vendas

Tabela de Preço Padrão: de acordo com a filial escolher tabela de preço Varejo ou Atacado Condição de Pagamento Padrão: prazo de pagamento do cliente, os prazos de venda começam todos com a letra V. Exemplo V005 – 30dias Para os clientes “Gerar Fatura” as condições de pagamento são: CARTS: Carteira Semanal CARTQ: Carteira Quinzenal CARTM: Carteira Mensal

% de Frete: 0,00

Transportadora Padrão: selecionar a transportadora usual do cliente

Código Forma de Pagamento: 5 – a prazo

Período para Cálculo Desconto: D diário

% Mora mês / Tolerância: em branco

Tipo de Juros: S simples

1º Portador Aceito: 9999 – Própria empresa

001- Banco do Brasil (de acordo com a filial)       237- Bradesco (de acordo com a filial)

Carteira: 99 para pedidos em carteira                  01 boleto registrado          02 boleto simples

Para os clientes gerar fatura usar portador 9999 e carteira 99

Critério Dia Vencimento: S dias corridos mantém (mantém o dia do vencimento) usar quando o cliente possuir dia especial para pagamento N dias corridos posterga (posterga o vencimento quando tem feriados e finais de semana)

Quantidade Dias Vencimento: zero

Conta Contábil 1: 10340 - adiantamento de clientes

Conta Contábil 2: 20380 - adiantamento de clientes

Conta Auxiliar 1: em branco

Dia Vencimento Semana: preencher somente se o cliente possuir um dia específico da semana para pagamento

1º Dia Especial Mês: preencher somente se o cliente possuir dia especial para pagamento

2º Dia Especial Mês: preencher somente se o cliente possuir mais que um dia especial para pagamento

Exige Agendamento: N – não

Código Fator Correção Contratos:01 Real

Seq. Endereço Entrega Padrão: quando cliente possuir mais de um endereço de entrega, informar a sequência de endereço para filial. Essa informação vai automaticamente para o pedido.

Seq. Endereço Cobrança Padrão: quando o cliente possuir mais de um endereço de cobrança, informar a sequência do endereço de cobrança para filial.

Total para Avalizar: zero

Avalista Ativo: N - não Recibo Obrigatório: N – não

Consumidor Final: deixar esse campo em branco

Finalidade: Atenção ao determinar o Código de Finalidade do Cliente: C = Consumo (dentro do próprio estado) R= Revenda (para qualquer UF) F= Consumo Fora (para clientes de outras UF que compram para consumir na UF da filial)

Pessoa

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Pessoa Jurídica

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Data da Fundação: veja no contrato social ou no Comprovante de Situação Cadastral

Nome do sócio 1: digitar nome completo do sócio

Cnpj/cpf: é obrigatório o preenchimento

Número Rg sócio 1: preencher o número e ao lado o órgão emissor

Estado civil sócio 1: escolher uma das opções

Função do sócio 1: não precisa preencher, pois nem sempre é possível descrever a função do sócio na empresa.

Cargo sócio 1: na consulta do Serasa consta o cargo e estado civil do cliente, se não constar é necessário que o Analista entre em contato com o cliente para saber.

Profissão do sócio1: É necessário conhecer o cliente e saber a profissão do sócio, para saber se é Empresário e se dedica exclusivamente a empresa ou se apenas é proprietário, tem outra profissão e não participa dos negócios da empresa.

Cidade do sócio1: cidade onde o sócio reside

Participação: olhar na consulta do Serasa ou no contrato social

Gerência do sócio1: Sim ou Não

Quantidade Funcionários: informar se souber

Faturamento Anual: Caso tenham a informação é importante colocar.

Depois de preenchido os dados de todos os sócios, clique em Inserir/Alterar

Pessoa Física

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Estado Civil: 1- Solteiro 2- Casado

Regime de Casamento: preencher caso possua a informação

Sexo: F- feminino

           M- masculino

Data de Nascimento: data de nascimento do cliente

Naturalidade / Nacionalidade: nacionalidade e país onde o cliente nasceu

Quantidade de Dependentes: preencher caso possua a informação

Nº/ Órgão / Emissão RG: preencher com número do rg, órgão que expediu o documento e a data de emissão do RG

Número do Passaporte: preencher caso possua a informação

Emissão Passaporte: preencher caso possua a informação

Vencimento Passaporte: preencher caso possua a informação

Nome do Pai: preencher caso possua a informação

Nome da Mãe: preencher caso possua a informação

Empresa Trabalhar: preencher com o nome da empresa onde o cliente trabalha

Ocupação: escolher uma das opções abaixo de acordo com a ocupação do cliente:

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Tipo de Empresa: 3 Outros

 Admissão: data de admissão na empresa

 Cep trabalho: cep do endereço de trabalho

 Endereço Trabalho: endereço de trabalho do cliente

 Bairro Trabalho: bairro do endereço de trabalho

 Cidade Trabalho: cidade do endereço de trabalho

 Estado Trabalho: estado do endereço de trabalho

 Telefone / Ramal Trabalho: telefone do trabalho

 Cargo na Empresa: cargo que o cliente ocupa na empresa em que trabalha

Os demais campos não são obrigatórios e não precisam ser preenchidos

Endereço de Entrega

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Preencher essa aba somente se o endereço de entrega do cliente for diferente do endereço principal, ou se o cliente possuir um ou mais endereços de entrega

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Cliente: sistema busca o código do cliente automaticamente

Sequência: se o cliente possui um endereço de entrega inicie pela sequencia 1 se possuir um segundo endereço sequencia 2 e assim sucessivamente.

Nome do Cliente: mesmo nome ou razão social informado no cadastro

Cep: cep de entrega

Endereço: endereço de entrega

Número: número de entrega

Complemento:

Bairro: bairro de entrega

Inscrição: mesma inscrição do cadastro Se o cliente for de fora do estado e a sequência cadastrada for para entrega no mesmo estado da filial deixar Isento na inscrição estadual.

Cnpj: mesmo cnpj do cadastro

Situação: ativo

Endereço de Cobrança

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Preencher essa aba somente se o endereço de cobrança do cliente for diferente do endereço principal, ou se o cliente possuir um ou mais endereços de cobrança.

RTENOTITLE

Cliente: sistema busca o código do cliente automaticamente

Sequencia: se o cliente possui um endereço de cobrança inicie pela sequencia 1 se possuir um segundo endereço sequencia 2 e assim sucessivamente.

Cep: cep do endereço de cobrança

Endereço de Cobrança: endereço de cobrança do cliente

Número do Endereço: número do endereço de entrega do cliente

Complemento Cobrança:

Bairro Cobrança: bairro do endereço de cobrança do cliente

Cidade Cobrança: cidade do endereço de cobrança do cliente

Estado Cobrança: estado do endereço de cobrança do cliente

Cnpj/Cpf Cobrança: mesmo cnpj do cadastro do cliente

Situação: ativo

Contatos

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Encarregado Compras

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Cliente: mesmo código do cliente do cadastro

Sequencia: 1 para encarregado de compras

Nome: nome do encarregado de compras

Data de Nascimento: data de nascimento do encarregado de compras

Cód. Nível: 5 encarregado de compras

Setor: setor que o encarregado de compras trabalha

Cargo: cargo que o encarregado de compras ocupa

Telefone / Ramal: telefone do encarregado de compras

Fax:

E-mail: e-mail do encarregado de compras

Situação: ativo

Encarregado financeiro

RTENOTITLE

Cliente: mesmo código do cliente do cadastro

Sequência: 2

Nome: nome do encarregado financeiro

Data de Nascimento: data de nascimento do encarregado financeiro

Cód. Nível: 6

Setor: setor que o encarregado financeiro trabalha

Cargo: cargo que o encarregado financeiro ocupa

Telefone / Ramal: telefone do encarregado financeiro

Fax:

E-mail: e-mail do encarregado financeiro

Situação: ativo

Característica

Essa aba não precisa ser preenchida

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Observação

As observações do cliente serão de uso do Analista de crédito. Essa tela será usada para indicar quais pessoas estão autorizadas a retirar mercadoria e quando o cliente estiver em atraso e houver contatos de cobrança, para negociar prazos, agendar pagamentos.

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A primeira observação que deverá ser cadastrada é a de Autorização de retirada de mercadoria

 Cliente: O código do cliente aparece logo que a aba é aberta

 Sequência: Para gravar a primeira dê um enter nesse campo, aparecerá o nº 1

As sequencias das observações ficarão gravadas, assim quando forem utilizar essa ferramenta, observem o último número cadastrado para utilizar o seguinte

 Tipo: Manual (Preenchido automaticamente)

 Sequência do contato: Para esse tipo de observação não deverá ser colocada nome do contato

 Motivo: colocar o 12 – Autorização Retirar Mercadoria

 Descrição: Digitar o nome das pessoas que poderão retirar mercadoria em nome do cliente

 Responsável pelo cadastramento: usuário que está cadastrando (preenchido automaticamente pelo sistema)

 Data/hora cadastramento: automático

 Com a tecla Tab do teclado, passe os campos Motivos solução, Solução Resultado, Responsável solução, Data/hora solução/resultado, Data próximo contato. Pois esses campos não serão utilizados para essas observações.

Situação: G – Gravada

 Em seguida clique em Inserir/ Alterar.

 Outras observações podem ser cadastradas, para isso é preciso cadastrar outra sequencia e escolher outro motivo.

Análise de crédito

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Tela somente para consulta. Conforme o histórico do cliente na empresa, os dados serão preenchidos automaticamente: saldo devedor, limite de crédito e maior acúmulo

Referências

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No campo Código da referência tecle F3 e escolha a sequência da referência cadastrada. Normalmente são colhidas 03 informações comerciais, por isso as sequências serão cadastradas Referência Comercial 01, Referência Comercial 02 e Referência Comercial 03.

Em seguida preencha o campo Nome ref., com o nome e número do telefone da empresa que forneceu a informação e nome da pessoa que o atendeu.

Peça os dados de referência comercial conforme o que se pede nessa aba de Referências comerciais.

Lembrando que essa tela só será preenchida para cadastros novos.

Regra

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Clicar no botão validar

Ao validar o sistema mostra se algum campo do cadastro não foi preenchido

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Clicar no botão ativar

Se todos os campos foram validados, o cliente será ativado.

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ANEXO 1

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma Autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus - ZFM, com a responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize de forma sustentável os recursos naturais, assegurando viabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida das populações locais. As empresas localizadas nas regiões que possuem beneficios fiscais são isentas de IPI e ICMS quando compram produtos industrializados para consumo ou para exportação.

Zona Franca é área delimitada e beneficiada com incentivos fiscais e tarifas alfandegárias reduzidas ou ausentes.

A Zona Franca de Manaus compreende os Municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo;

b) as Áreas de Livre Comércio compreendem os Municípios de Macapá e Santana, no Estado do Amapá, Bonfim e Pacaraima, no Estado de Roraima, Guajaramirim, no Estado de Rondônia, Tabatinga, no Estado do Amazonas, e Cruzeiro do Sul e Brasiléia, com extensão para o Município de Epitaciolândia, no Estado do Acre.

As Áreas de Livre Comércio compreendem os Municípios de:

Macapá e Santana, no Estado do Amapá (suspensão do IPI, art. 101 do RIPI/02); Bonfim e Pacaraima, no Estado de Roraima (suspensão do IPI, art. 98 do RIPI/02); Guajaramirim, no Estado de Rondônia, (suspensão do IPI, art. 95 do RIPI/02); Tabatinga, no Estado do Amazonas, (suspensão do IPI, art.92 do RIPI/02);

Cruzeiro do Sul e Brasiléia no Estado do Acre (suspensão do IPI, art. 104 do RIPI/02). Nota Cenofisco: O Município de Epitaciolândia integra a Amazônia Ocidental, região beneficiada com a suspensão do IPI. Todavia, é também compreendido nas ALC para fins de aplicação da isenção do ICMS.

Existem, ainda, os Municípios que compreendem a Amazônia Ocidental que é constituída pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima cujas remessas de mercadorias destinadas a tais áreas estão acobertadas pela suspensão do IPI nos termos do art. 83 do RIPI/02. Logo, com exceção dos Municípios compreendidos na Zona Franca de Manaus e Áreas de Livre comércio, os demais Municípios dos Estados aqui mencionados são para efeito de benefício de suspensão do IPI considerados como Amazônia Ocidental.

Área de Livre comercio e Amazônia Ocidental

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