Mudanças entre as edições de "Mariano:Manual Cadastro de Clientes à Prazo"

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Código de Instalação: zero
 
Código de Instalação: zero
  
Cooperado: S – sim, somente se o cadastro for uma cooperativa
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Cooperado: S – sim, somente se o cadastro for uma cooperativa N – não para os demais clientes
        N – não para os demais clientes
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Código Regime tributário: zero Regime especial de tributação: zero
  
Código Regime tributário: zero
 
Regime especial de tributação: zero
 
 
Natureza Retenção: 01 – para tipo de empresa 2- Pública
 
Natureza Retenção: 01 – para tipo de empresa 2- Pública
                                          03 – para tipo de empresa 1- Privada  
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03 – para tipo de empresa 1- Privada  
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Tipo de acerto/arredondamento: 1- Arredonda
 
Tipo de acerto/arredondamento: 1- Arredonda
  

Edição das 10h15min de 26 de janeiro de 2016

Antes de cadastrar qualquer cliente será necessário possuir todos os documentos exigidos para aprovação de limite de crédito, porém alguns documentos são OBRIGATÓRIOS mesmo que seja apenas atualização cadastral, sendo eles:

 Consulta SINTEGRA – Site da Sefaz ou Sefin

Consulta SERASA – Relato para Pessoa Jurídica e Credit Bureau para Pessoa Física (ver manual)

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E SITUAÇÃO CADASTRAL – site da receita

 Como pesquisar

 Acesse o site do Sefaz do seu Estado para consultar o SINTEGRA e verifique a Inscrição Estadual do cliente que deverá estar Habilitada, Ativa.

 www.sintegra.gov.br

 Escolha o estado, a pesquisa pode ser por cnpj, cpf ou inscrição estadual.

 Se o cliente tiver Inscrição, aparecerão os dados da empresa ou da fazenda.

 Para imprimir o Cartão Cnpj:

 Acesse o site: www.receita.fazenda.gov.br

 -Empresa / Cadastro CNPJ

-Consultas

-Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral (clique nessa opção)

-Digite o número do cnpj e o código da imagem que aparecer ao lado.

Cadastro de Clientes à Prazo

 Todos os dados do cadastro deverão ser digitados em letra maiúscula, sem acento e sem caracteres especiais.

Somente o campo E-mail será digitado com letra minúscula.

 Cadastro / Clientes e Fornecedores / Clientes / Cadastro

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Para cadastrar um novo cliente, no campo Cliente digitar 0 e teclar enter

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Cliente: ao lado do código do cliente digitar o nome ou razão social

Fantasia: nome fantasia para pessoa jurídica ou repetir o nome do cliente pessoa física

Tipo de Cliente: J – se for pessoa jurídica F – se for pessoa física

Tipo de Mercado: I – Interno

Tipo de Empresa: Escolher o tipo de empresa de acordo com a atividade do cliente.

Para Consumidor Final, selecionar a opção 99 – Outros

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Tipo Direito Propriedade: 1- Privada

                                          2- Pública            

 

Cpf/Cnpj : Se o tipo de cliente for F, digitar o CPF

                    Se o tipo de cliente for J, digitar o CNPJ

 'Ramo de atividade': antes de escolher o ramo de atividade de cada cliente é necessária a consulta do CNPJ no site da Receita federal ou no Sintegra para verificar através do CNAE o que a empresa faz e escolher o segmento correto. O vendedor que atende o cliente, também poderá indicar o segmento avisando o responsável pelo cadastro.

Rota ou Localidade: em branco

Contribuinte ICMS: caso o cliente, seja pessoa jurídica ou física (Produtor Rural), deverá ser marcado como “S, e obrigatoriamente o cliente deverá ter Inscrição Estadual

Quando o Cliente não possuir Inscrição Estadual, marcar como “N” não contribuinte 

Com a consulta ao site da Sefaz, vemos se o cliente possui ou não Inscrição Estadual.

  • Atenção: Se este campo não for preenchido corretamente, a nota emitida sairá sem inscrição estadual.

 Inscrição Estadual: digitar a Inscrição Estadual do cliente, que será validada pelo sistema

Caso não haja, escrever ISENTO

Grupo de Empresas: zero

Benefício Fiscal: zero

 Código Suframa /Data: deixar em branco, será utilizado somente para as empresas da Zona Franca de Manaus, Área de Livre Comércio e Amazônia Legal

 Tributa ICMS: S

Tributa IPI: N

Tributa PIS: S

Tributa COFINS: S

 Telefone: digitar o número do telefone do cliente, seguindo o padrão:

(xx)xxxx-xxxx em todos os campos que solicitar telefone / fax

Caixa postal: informar caso o cliente possua

E-mail: digitar corretamente o e-mail do cliente, pois o sistema dispara e-mails automáticos em algumas situações

Digitar em letra “Minúscula”

Cep: digitar o cep do cliente. O sistema validará e buscará automaticamente a cidade e estado

Caso algum CEP não esteja cadastrado, favor solicitar o cadastramento do mesmo

Endereço: digitar o endereço do cliente corretamente, sem número

Número do Endereço: digitar o número do endereço ou SN para sem número

Complemento: digitar o complemento do endereço, caso haja

Proximidade: caso necessite, digitar nesse campo os pontos de referência do cliente

Bairro: digitar o bairro do cliente – Campo Obrigatório, pois caso contrário, não gerará o arquivo XML da nota fiscal

Cidade: Campo automático de acordo com o Cep informado

Estado: Campo automático de acordo com o Cep informado

Código do País: Campo automático de acordo com o Cep informado        

Cliente ou Fornecedor: C – Cliente

Consumidor Final: S para clientes com a finalidade Consumo e Consumo Fora

                                  N para clientes com a finalidade Revenda


Situação do cliente: A – Ativo

                                   I – Inativo

O cliente somente será ativado mediante a consistência dos dados necessários para o cadastro, quando clicar no botão do rodapé da página denominado Regra

Essa rotina validará os dados necessários para o cadastro, e informará os campos faltantes para ativação do cliente.

 Bloqueia Crédito Cliente: N – não

 Motivo Situação:

  1. Cliente Inadimplente 
  2. Cliente Limite Insuficiente
  3. Cliente Limite Vencido
  4. Cliente com Título Prorrogado
  5. Cliente com Inscrição Inválida
  6. Cliente Inscrição com Anotação
  7. Cliente com Cnpj Invalido
  8. Cliente Cnpj com anotação
  9. Cadastro a Vista
  10. Fechado
  11. Cadastro Incompleto
  12. Autorização Retirar Mercadoria
  13. Cliente Inadimplente Dev. Duvidosos
  14. Bloqueio Posto Ipiranga
  15. Posto Ipiranga Inadimplente

99- Cliente Liberado

100- Cliente Somente Cupom Fiscal

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Para bloquear o cadastro tem que ter um motivo, esses são alguns que o analista de crédito pode usar para bloqueio do cadastro. O motivo 12 não pode ser utilizado nessa primeira tela.

O motivo 100, será utilizado para aqueles clientes que compram e não querem nota fiscal.

Observação do motivo: descrever a justificativa do Motivo, caso necessário

Adic. Inss: 0,00

Código de Instalação: zero

Cooperado: S – sim, somente se o cadastro for uma cooperativa N – não para os demais clientes

Código Regime tributário: zero Regime especial de tributação: zero

Natureza Retenção: 01 – para tipo de empresa 2- Pública

03 – para tipo de empresa 1- Privada

Tipo de acerto/arredondamento: 1- Arredonda

E-mail documentos eletrônicos: digitar corretamente e em letra minúscula, o e-mail onde o cliente receberá automaticamente os arquivos Danfe / Xml gerados pelo sistema

Código anterior: Se o cliente possuir cadastro no sistema Om digitar corretamente o código do sistema anterior. Esse código é de extrema importância para importação e exportação de dados

Sempre que cadastramos um cliente o sistema gera automaticamente um código para fornecedor, para isso devemos confirmar a mensagem clicando em Ok

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