Mudanças entre as edições de "Mariano:Manual Retorno Cobranca Escritural"
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O valor a ser baixado no sapiens deverá ser o mesmo que consta no edimail no campo total. Caso conste alguma diferença, no retorno com erro somar os que vieram com erro de baixa com a legenda<nowiki> “liquidação normal”. </nowiki> | O valor a ser baixado no sapiens deverá ser o mesmo que consta no edimail no campo total. Caso conste alguma diferença, no retorno com erro somar os que vieram com erro de baixa com a legenda<nowiki> “liquidação normal”. </nowiki> | ||
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+ | , pois os mesmos não baixaram de forma automática e devem ser baixados manual. Gestão de contas a Receber > Contas a receber > Baixas de Títulos > Por Recebimento Cheque/Diversos (Tela F301BCD) Data da baixa é igual a data do dia Preencher Filial / Título / Tipo ‘’Mostrar’’ O valor a ser baixado deverá ser o valor Líquido recebido, conforme a planilha. | ||
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− | Na parte inferior preencher: Conta interna / Valor / Histórico: Título e Cliente / Data MOV, data contábil e data liberação devem ser as mesmas | + | Na parte inferior preencher: Conta interna / Valor / Histórico: Título e Cliente / Data MOV, data contábil e data liberação devem ser as mesmas ''Processar'' |
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− | Quando o valor total do edimail está maior que o recebimento no banco devido aos boletos recebidos em cheque que tem a data de compensação deve ser estornado a baixa desse título realizado pela remessa de retorno e baixar de forma manual com a “data crédito” conforme edimail. | + | Quando o valor total do edimail está maior que o recebimento no banco devido aos boletos recebidos em cheque que tem a data de compensação deve ser estornado a baixa desse título realizado pela remessa de retorno e baixar de forma manual com a “data crédito” conforme edimail. Na imagem temos exemplo onde o retorno é do dia 07/10/2022 a primeira duplicata está com a data crédito 07/10/2022 e a segunda duplicata está com data crédito 11/10/2022, devido a compensação do cheque. |
− | Na imagem temos exemplo onde o retorno é do dia 07/10/2022 a primeira duplicata está com a data crédito 07/10/2022 e a segunda duplicata está com data crédito 11/10/2022, devido a compensação do cheque. | + | |
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− | <u>“Título não localizado - E301TCR."Nosso Número" já utilizado por outro título - E301TCR” “Descrição= Tarifas/Custas” </u>. Essa legenda refere-se a cobrança de tarifa de títulos que estão vencidos e em aberto no sistema e no banco. | + | <u>“Título não localizado - E301TCR."Nosso Número" já utilizado por outro título - E301TCR” “Descrição= Tarifas/Custas” </u>. Essa legenda refere-se a cobrança de tarifa de títulos que estão vencidos e em aberto no sistema e no banco. Apenas está informando que há a cobrança de tarifa Caso a “observação/retorno” esteja outra, por exemplo: Título liquidado e a descrição seja tarifa. Olhar no total bank e no sistema. Caso o título esteja liquidado no sistema e em aberto no total bank, deve solicitar a baixa dele no banco, para cessar a cobrança de tarifas. |
− | Apenas está informando que há a cobrança de tarifa Caso a “observação/retorno” esteja outra, por exemplo: Título liquidado e a descrição seja tarifa. Olhar no total bank e no sistema. Caso o título esteja liquidado no sistema e em aberto no total bank, deve solicitar a baixa dele no banco, para cessar a cobrança de tarifas. | + | |
− | <u>“Título possui Valor da Baixa R$309,00 maior que Valor em Aberto R$224,00 - E301TCR.” “Descrição: Liquidação Normal”</u>. Essa legenda refere-se a quando o título foi recebido, porém o valor não foi baixado de forma automática, pois teve um abatimento, deve-se baixar de forma manual. | + | <u>“Título possui Valor da Baixa R$309,00 maior que Valor em Aberto R$224,00 - E301TCR.” “Descrição: Liquidação Normal”</u>. Essa legenda refere-se a quando o título foi recebido, porém o valor não foi baixado de forma automática, pois teve um abatimento, deve-se baixar de forma manual. |
− | <u>“Não foi possível localizar Título através do Nosso Número - E301TCR.” </u> <u>“Descrição: Retorno de Instrução de Baixa” </u>. Essa legenda acontece quando o título é recebido no sapiens através de cartão ou cheque, fazendo uma substituição e alterando o portador de forma automática para 9999. O título é baixado no banco e no sistema. Mas deve ser consultado para confirmar. | + | <u>“Não foi possível localizar Título através do Nosso Número - E301TCR.” </u> <u>“Descrição: Retorno de Instrução de Baixa” </u>. Essa legenda acontece quando o título é recebido no sapiens através de cartão ou cheque, fazendo uma substituição e alterando o portador de forma automática para 9999. O título é baixado no banco e no sistema. Mas deve ser consultado para confirmar. |
<u>“Título liquidado - E301TCR.” </u> <u>“Descrição: título protestado” </u>. Essa legenda ocorre quando o título está liquidado no sistema e protestado no banco, deve-se entrar | <u>“Título liquidado - E301TCR.” </u> <u>“Descrição: título protestado” </u>. Essa legenda ocorre quando o título está liquidado no sistema e protestado no banco, deve-se entrar | ||
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Edição das 11h55min de 8 de novembro de 2022
Retorno da Cobrança Escritural
Abrir o tradutor da remessa a partir do edimail (https://edimail.smedi.com.br/) Seleciona o arquivo do dia a ser importado > CTRL P > Salva o PDF na pasta do contas a receber.
No sapiens: Finanças > Gestão de contas a receber > Cobrança Escritural > Retorno (Tela F310RTB) Preencher Campo Portador No campo Nome do Arquivo Clicar na Lupa
Selecionar o arquivo do dia e abrir (Open) Mostrar Após carregar o arquivo, Exporta a planilha “sem erro” e na sequencia Exportar a planilha “com erro”. Conforme imagem: RTENOTITLE
Botão direito do mouse > exporta dados para arquivo .xlsx > salvar na pasta: \\192.168.7.30 > Financeiro > Contas a receber > Cobrança Escritural > Retorno Bancário > Retorno remessa > Ano > Mês, salva de acordo com o padrão anterior: “Planilha COM ERRO EMP Data” O valor a ser baixado no sapiens deverá ser o mesmo que consta no edimail no campo total. Caso conste alguma diferença, no retorno com erro somar os que vieram com erro de baixa com a legenda “liquidação normal”. O valor total do retorno sem erro + os itens que constam “liquidação normal" deve ser = ao valor que do edimail. Após o valor ser confirmado, Processar.
Processa > data do movimento: data do dia > Processa > Confirma baixa de título? Sim > Data de liberação e data contábil devem ser a data do dia > Processa > Sim. Após carregar o arquivo, baixar os títulos de “liquidação normal” , pois os mesmos não baixaram de forma automática e devem ser baixados manual. Gestão de contas a Receber > Contas a receber > Baixas de Títulos > Por Recebimento Cheque/Diversos (Tela F301BCD) Data da baixa é igual a data do dia Preencher Filial / Título / Tipo ‘’Mostrar’’ O valor a ser baixado deverá ser o valor Líquido recebido, conforme a planilha. RTENOTITLE
Na parte inferior preencher: Conta interna / Valor / Histórico: Título e Cliente / Data MOV, data contábil e data liberação devem ser as mesmas Processar
Quando o valor total do edimail está maior que o recebimento no banco devido aos boletos recebidos em cheque que tem a data de compensação deve ser estornado a baixa desse título realizado pela remessa de retorno e baixar de forma manual com a “data crédito” conforme edimail. Na imagem temos exemplo onde o retorno é do dia 07/10/2022 a primeira duplicata está com a data crédito 07/10/2022 e a segunda duplicata está com data crédito 11/10/2022, devido a compensação do cheque.
Abre a planilha com erro para verificar os títulos.
Principais erros de Retorno da Cobrança
“Título não localizado - E301TCR."Nosso Número" já utilizado por outro título - E301TCR” “Descrição= Tarifas/Custas” . Essa legenda refere-se a cobrança de tarifa de títulos que estão vencidos e em aberto no sistema e no banco. Apenas está informando que há a cobrança de tarifa Caso a “observação/retorno” esteja outra, por exemplo: Título liquidado e a descrição seja tarifa. Olhar no total bank e no sistema. Caso o título esteja liquidado no sistema e em aberto no total bank, deve solicitar a baixa dele no banco, para cessar a cobrança de tarifas.
“Título possui Valor da Baixa R$309,00 maior que Valor em Aberto R$224,00 - E301TCR.” “Descrição: Liquidação Normal”. Essa legenda refere-se a quando o título foi recebido, porém o valor não foi baixado de forma automática, pois teve um abatimento, deve-se baixar de forma manual.
“Não foi possível localizar Título através do Nosso Número - E301TCR.” “Descrição: Retorno de Instrução de Baixa” . Essa legenda acontece quando o título é recebido no sapiens através de cartão ou cheque, fazendo uma substituição e alterando o portador de forma automática para 9999. O título é baixado no banco e no sistema. Mas deve ser consultado para confirmar.
“Título liquidado - E301TCR.” “Descrição: título protestado” . Essa legenda ocorre quando o título está liquidado no sistema e protestado no banco, deve-se entrar