Mudanças entre as edições de "Mariano:Entrada de Uso e Consumo"
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+ | Ao receber as despesas para dar entrada no sistema separar as notas fiscais dos documentos financeiros. | ||
+ | Carimbar e classificar de acordo com a despesa. | ||
+ | Segue modelo de carimbo. | ||
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+ | ENTRADA DE DOCUMENTOS FISCAIS | ||
+ | Os documentos fiscais são: notas fiscais eletrônicas, notas de serviços, notas fiscais manuais ... | ||
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+ | Os documentos financeiros são: seguros, reembolso de despesa de viagem, recibos, vale refeição, vale transportes, nota de consumidor eletrônica.... | ||
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+ | RELATÓRIO PARA CONFERÊNCIA DOS LANÇAMENTOS | ||
+ | Após a entrada dos documentos no sistema gerar o relatório 204. Este relatório valida alguns erros de lançamento tais como: série, número de nota fiscal, chave .... O relatório deve ser gerado antes de fazer as baixas dos títulos, pois se houver título com lançamento incorreto não precisa estornar a baixa para fazer a correção no título. | ||
+ | Os títulos que apresentarem erro Falta XML não devem ser considerados. | ||
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+ | TÍTULOS COM PAGAMENTO A VISTA | ||
+ | Fazer a baixa dos títulos com pagamento a vista | ||
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+ | TÍTULOS COM PAGAMENTO A PRAZO | ||
+ | Os títulos com pagamento a prazo por ser quitados na empresa ou através de boleto bancário. | ||
+ | Quando o pagamento ao fornecedor for realizado na empresa é necessário a emissão de recibo. O recibo deve ser assinado pelo fornecedor e arquivado no ano de emissão mais 5 anos. | ||
+ | O título deve ser baixado no sistema. | ||
+ | Quando o pagamento for com boleto bancário, é necessário bipar o código de barras do boleto. Esses boletos entram na remessa do contas a pagar. | ||
+ | XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX | ||
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+ | CONFERÊNCIA DAS NOTAS NÃO LANÇADAS | ||
+ | Após a entrada das notas gerar o relatório 200, neste relatório constam todos os documentos eletrônicos emitidos no CNPJ da filial. | ||
+ | Analisar as notas que constam no relatório e verificar a origem das despesas, nos casos em que a despesa não for reconhecida solicitar ao Departamento Fiscal o desconhecimento da Nota Fiscal. Após o desconhecimento da nota fiscal a mesma deve ser excluída do relatório. | ||
+ | É muito importante que esse relatório seja acompanhado, podemos ter multa por lançar o documento em atraso e por não lançar. | ||
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+ | ENVIO DO MALOTE PARA O DEPARTAMENTO FISCAL | ||
+ | Antes de enviar o malote conferir as despesas lançadas x relatórios. | ||
+ | Relatório 111 – Documentos Fiscais | ||
+ | XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX | ||
+ | Relatório 111 – Documentos Financeiros | ||
+ | XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX | ||
+ | O malote deve ser enviado para o Departamento Fiscal conforme cronograma abaixo: | ||
+ | Dourados – quarta – feira | ||
+ | Campo Grande – segunda – feira | ||
+ | Várzea Grande – sexta – feira | ||
+ | Rondonópolis – sexta – feira | ||
+ | Sinop – segunda – feira | ||
+ | Vilhena – sexta – feira | ||
+ | Porto Velho – sexta – feira | ||
+ | Rio Branco – envia por e-mail na terça e envia documento físico quinzenal | ||
+ | Ji – Paraná | ||
+ | Novo Progresso – envia por e-mail na terça e envia documento físico quinzenal | ||
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+ | Santarém – envia por e-mail na terça e envia documento físico quinzenal | ||
+ | Ananindeua – | ||
+ | Marabá – | ||
+ | WM Várzea Grande – quinta – feira | ||
+ | WM Cuiabá – quinta – feira | ||
+ | WM Lucas do Rio Verde - | ||
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+ | RECEBIMENTO DO MALOTE – DEPARTAMENTO FISCAL | ||
+ | Conferir o lançamento das despesas recebidas, nos casos de erros no lançamento solicitar ao Coordenador Administrativo que faça a correção. | ||
+ | Após conferência e ajustes arquivar os documentos | ||
+ | Período? | ||
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+ | Saídas | ||
+ | Documento Fiscal ou Financeiro lançado | ||
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+ | Setores Envolvidos no Processo | ||
+ | Administrativo Unidade – (Coordenador Administrativo) | ||
+ | Contabilidade – (Analista Fiscal e Assistente Fiscal) | ||
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+ | Indicadores | ||
+ | Data de emissão x data de entrada | ||
+ | Notas fiscais sem lançar | ||
+ | Erros de lançamento | ||
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+ | Oportunidade de Melhoria | ||
+ | Bipar o código de barras na tela de entrada na aba Parcelas – soilicitado no portal de ideias da Senior. | ||
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+ | Processo Subsequente | ||
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Edição das 16h03min de 10 de dezembro de 2019
Instrução de Trabalho
Entrada de Despesas de Uso e Consumo
Objetivo: Lançar as despesas para manter as obrigações fiscais e financeiras
Entradas
Documento fiscal ou financeiro impresso
Carimbo
Plano de Contas
Cadastro de Fornecedor
INSTRUÇÃO DE TRABALHO - ENTRADA DE DESPESA DE USO E CONSUMO
Ao receber as despesas para dar entrada no sistema separar as notas fiscais dos documentos financeiros. Carimbar e classificar de acordo com a despesa. Segue modelo de carimbo. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ENTRADA DE DOCUMENTOS FISCAIS Os documentos fiscais são: notas fiscais eletrônicas, notas de serviços, notas fiscais manuais ... XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ENTRADA DE DOCUMENTOS FINANCEIROS Os documentos financeiros são: seguros, reembolso de despesa de viagem, recibos, vale refeição, vale transportes, nota de consumidor eletrônica.... XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
RELATÓRIO PARA CONFERÊNCIA DOS LANÇAMENTOS Após a entrada dos documentos no sistema gerar o relatório 204. Este relatório valida alguns erros de lançamento tais como: série, número de nota fiscal, chave .... O relatório deve ser gerado antes de fazer as baixas dos títulos, pois se houver título com lançamento incorreto não precisa estornar a baixa para fazer a correção no título. Os títulos que apresentarem erro Falta XML não devem ser considerados.
TÍTULOS COM PAGAMENTO A VISTA Fazer a baixa dos títulos com pagamento a vista XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
TÍTULOS COM PAGAMENTO A PRAZO Os títulos com pagamento a prazo por ser quitados na empresa ou através de boleto bancário. Quando o pagamento ao fornecedor for realizado na empresa é necessário a emissão de recibo. O recibo deve ser assinado pelo fornecedor e arquivado no ano de emissão mais 5 anos. O título deve ser baixado no sistema. Quando o pagamento for com boleto bancário, é necessário bipar o código de barras do boleto. Esses boletos entram na remessa do contas a pagar. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
CONFERÊNCIA DAS NOTAS NÃO LANÇADAS Após a entrada das notas gerar o relatório 200, neste relatório constam todos os documentos eletrônicos emitidos no CNPJ da filial. Analisar as notas que constam no relatório e verificar a origem das despesas, nos casos em que a despesa não for reconhecida solicitar ao Departamento Fiscal o desconhecimento da Nota Fiscal. Após o desconhecimento da nota fiscal a mesma deve ser excluída do relatório. É muito importante que esse relatório seja acompanhado, podemos ter multa por lançar o documento em atraso e por não lançar.
ENVIO DO MALOTE PARA O DEPARTAMENTO FISCAL Antes de enviar o malote conferir as despesas lançadas x relatórios. Relatório 111 – Documentos Fiscais XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Relatório 111 – Documentos Financeiros XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX O malote deve ser enviado para o Departamento Fiscal conforme cronograma abaixo: Dourados – quarta – feira Campo Grande – segunda – feira Várzea Grande – sexta – feira Rondonópolis – sexta – feira Sinop – segunda – feira Vilhena – sexta – feira Porto Velho – sexta – feira Rio Branco – envia por e-mail na terça e envia documento físico quinzenal Ji – Paraná Novo Progresso – envia por e-mail na terça e envia documento físico quinzenal
Santarém – envia por e-mail na terça e envia documento físico quinzenal
Ananindeua –
Marabá – WM Várzea Grande – quinta – feira
WM Cuiabá – quinta – feira WM Lucas do Rio Verde -
RECEBIMENTO DO MALOTE – DEPARTAMENTO FISCAL Conferir o lançamento das despesas recebidas, nos casos de erros no lançamento solicitar ao Coordenador Administrativo que faça a correção. Após conferência e ajustes arquivar os documentos Período?
Saídas
Documento Fiscal ou Financeiro lançado
Setores Envolvidos no Processo Administrativo Unidade – (Coordenador Administrativo) Contabilidade – (Analista Fiscal e Assistente Fiscal)
Indicadores Data de emissão x data de entrada Notas fiscais sem lançar Erros de lançamento
Oportunidade de Melhoria Bipar o código de barras na tela de entrada na aba Parcelas – soilicitado no portal de ideias da Senior.
Processo Subsequente
Versão: