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Edição das 16h33min de 18 de junho de 2015

PROCEDIMENTOS - CADASTRO

FICHA CADASTRAL

Para a concessão de crédito para um cliente, deverá ser preenchida a ficha cadastral.

A ficha cadastral é válida para:

  1. Cliente pessoa física (emitir a nota fiscal de venda com o número do CPF)
  2. Cliente pessoa jurídica (emitir a nota fiscal de venda com o número do CNPJ)

Nos seguintes casos:

  1. Primeira compra: cliente está sendo ou já estava cadastrado, porém, nunca comprou, não havendo avaliação do seu crédito.
  2. Cliente inativo:
    1. Cliente não compra há mais de 3 (três) meses:
      1. Avaliar histórico de crédito do cliente com a empresa.
      2. Consultar junto á empresa fornecedora de informações cadastrais.
    2. Cliente não compra há mais de 6 (seis) meses:
      1. Avaliar histórico de crédito do cliente com a empresa;
      2. Consultar junta à empresa fornecedora de informações cadastrais
      3. Atualizar com o cliente referências comerciais
  3. Aumento do limite: Cliente fes um pedido cujo falor esta muito acima d asua maior compra.

Importante:

O vendedor televendas quando efetuar a primeira compra e/ou estiver efetuando um pedido para um cliente inativo há mais de 6 (seis) meses, deverá solicitar junto ao cliente

o nome e telefone do responsável em fornecer as referências para avaliação do cadastro.

Preenchimento

Deverá ser solicitado ao cliente:

  • Cópia do contrato social e últimas alterações.
  • Cópia xerox do cartão do C.N.P.J.

Após o preenchimento da ficha cadastral, o responsável pela área deverá fazer as consultas baseado nas referencias recebidas (comerciais e bancarias), também consultando a

empresa fornecedora de informações cadastrais.

Referências comerciais

Deverá ser solicitado da fonte de referência indicada:

  • Cliente desde: mês e ano
  • Valor da maior compra
  • Valor da compra média
  • Dias de atraso
  • Limite de crédito atual
  • Forma de pagamento: Boleto, Duplicata, Carteira ou cheque
  • Conceito: Ótimo, Muito Bom, Bom, Regular e Péssimo

Algumas empresas não fornecem informações por telefone. Neste caso, enviar por fax ou e-mail carta padrão “Referências Comerciais”.

Referências bancárias

Deverá ser solicitado da fonte de referência indicada:

  • Cliente desde
  • Saldo médio
  • Tipo de operação que mantém com o banco (cheque especial, capital de giro, hot money, etc..
  • Situação atual: esta utilizando alguma destas operações
  • Conceito: Ótimo, Muito Bom, Bom, Regular e Péssimo

Existem grandes dificuldades em se obter informações junto aos bancos. Tentar obter o máximo de informações. A dificuldade em obter tais informações por telefone é maior.