Mudanças entre as edições de "Política para Cobrança Boleto sem Registro"
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Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade | Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade | ||
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Cobrança Títulos vencidos até 30 dias antes de incluir no Serasa. | Cobrança Títulos vencidos até 30 dias antes de incluir no Serasa. | ||
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7) O prazo máximo pra ser acordado negociação com cheque pré será para até 90 dias. Caso cliente retorne com proposta de pagamento com prazo superior a 90 dias. Deverá ser enviada a Analista Crédito, e esta , consultar serasa , se necessário definir com gerente vendas. | 7) O prazo máximo pra ser acordado negociação com cheque pré será para até 90 dias. Caso cliente retorne com proposta de pagamento com prazo superior a 90 dias. Deverá ser enviada a Analista Crédito, e esta , consultar serasa , se necessário definir com gerente vendas. | ||
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+ | 1)Todo mês o vendedor e gerente receberão a inadimplência de usa área, vencida entre 61 e 90 dias. | ||
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+ | Retorno da Cobrança realizada pelo Gerente Comercial/ Vendedor | ||
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+ | "O Gerente Comercial deverá avaliar a cobrança realizada pelo Vendedor, e reportar para Departamento de Cobrança, nos mês subsequente ao recebimento da cobrança. Ou seja, todo iníco mês, receberão uma cobrança a ser realizada e deverão retornar para Departamento Cobrança a cobrança anterior, com as seguintes diretrizes: | ||
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+ | 1) Envio para Jurídico | ||
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Edição das 18h16min de 26 de março de 2016
POLÍTICA PARA A COBRANÇA: BOLETO SIMPLES SEM REGISTRO
Responsabilidades da Cobrança
Data Vencimento: Dep. Cobrança
Até 60 dias: Dep. Cobrança e Analista de Crédito
De 61 a 120 dias: Vendedor e Gerente Comercial
Acima de 121 dias: Jurídico ou Permanência na Unidade
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA ATÉ 60 DIAS - para Analista de Crédito e Cobrança
Cobrança Títulos vencidos até 30 dias antes de incluir no Serasa.
1) Primeiro contato com o cliente: Enviar email informativo para cliente com 2 dias título vencido.
2)Entrar em contato com cliente com 4 dias título vencido, acordando data provável pagamento, até 30 dias corridos da data vencimento, agendando data do possível pagamento no follow-up do sistema. Caso o cliente não tenha uma previsão, negociar para uma data com no máximo 60 dias, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema.
3) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado.
3.1) Caso cliente não tenha cumprido data acordada para pagamento, entrar em contato com cliente para confirmação se realizou ou não o pagamento:
3.1.1) Caso o cliente informe que fez o pagamento, pedir o comprovante de pagamento, para efetuar a baixa.
3.1.2) Caso o cliente informe que não fez o pagamento, agendar uma nova data informando no follow-up o acordo.
Cobrança Títulos vencidos entre 30 e 60 dias com inclusão Serasa.
4) Caso não seja possível negociação com cliente até 30 dias vencidos, departamento de cobrança solicita autorização do Gerente Comercial para inclusão título Serasa com a confirmação que a unidade tenha comprovante de entrega da mercadoria ao cliente.
4.1) Gerar relatório dos títulos boleto simples sem registro com situação serasa e tentar nova negociação informando no follow-up.
5) Negociar para uma data com no máximo 60 dias vencido data original, com cliente enviando cheque pré. (Caso seja cheque terceiro, ter aval - cheque pré e ser enviado por email para consulta Serasa). Departamento Cobrança enviará email para unidade informando sobre negociação, para que esta acompanhe recebimentos cheques pré e realize a baixa dos títulos no sistema, e retire a inclusão do Serasa, após compensação cheques.
6) Diariamente, será gerado relatório com data provável pagamento do dia anterior, para confirmação se clientes efetuaram o pagamento conforme acordado. Caso tenha ocorrido o pagamento, retirar a negativação do cliente no Serasa.
7) O prazo máximo pra ser acordado negociação com cheque pré será para até 90 dias. Caso cliente retorne com proposta de pagamento com prazo superior a 90 dias. Deverá ser enviada a Analista Crédito, e esta , consultar serasa , se necessário definir com gerente vendas.
PROCEDIMENTOS PARA A COBRANÇA - DE 61 A 120 DIAS
Para Gerente Comercial e Vendedor da área
Gerente Comercial
1)Todo mês será enviado ao gerente os 05 maiores devedores da empresa, dos títulos vencidos entre 61 e 90 dias aos quais o gerente entrará em contato tentando uma negociação.
2) O gerente poderá negociar por um prazo de 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não poderá ser superior a 120 dias do vencimento do titulo original.
Vendedor/ Gerente Comercial
1)Todo mês o vendedor e gerente receberão a inadimplência de usa área, vencida entre 61 e 90 dias.
2) O vendedor poderá negociar por um prazo de até 30 dias, no máximo até a cobrança alcançar 120 dias de vencido.
3) Caso, neste período de 61 a 90 dias, o cliente aceite pagar com cheque pré-datado, este não pode ser superior a 120 dias do vencimento do titulo original.
Retorno da Cobrança realizada pelo Gerente Comercial/ Vendedor
"O Gerente Comercial deverá avaliar a cobrança realizada pelo Vendedor, e reportar para Departamento de Cobrança, nos mês subsequente ao recebimento da cobrança. Ou seja, todo iníco mês, receberão uma cobrança a ser realizada e deverão retornar para Departamento Cobrança a cobrança anterior, com as seguintes diretrizes:
1) Envio para Jurídico
2) Manter sob responsabilidade Gerência
3) Perda
4) Serasa