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  Deve-se tomar cuidado com os registros a serem reexportados, para que não ocorram erros de integração com o Gestão de Lojas. Por exemplo, não é recomendado reexportar Notas Fiscais de Entrada, pois o sistema Gestão de Lojas poderá acusar que as notas já estarão integradas.
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  Deve-se tomar cuidado com os registros a serem reexportados, para que não ocorram erros de integração com o Gestão de Lojas. Por exemplo, não é recomendado  
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reexportar Notas Fiscais de Entrada, pois o sistema Gestão de Lojas poderá acusar que as notas já estarão integradas.

Edição das 10h53min de 17 de dezembro de 2018

Índice

Parametrizações por processo(detalhado)

Estas parametrizações indicam ao sistema que a empresa foi habilitada para utilizar as funcionalidades e obrigações do segmento de Varejo. Desta forma, serão habilitadas diversas interfaces no Gestão Empresarial | ERP, filtros diferenciados e determinadas obrigações em alguns processos, como por exemplo: o cadastro de equipamentos fiscais, realizado através da tela: Cadastros > Controladoria > Tributos > Equipamentos fiscais).

 

Cadastros de Empresa

Acesse a tela F070EMP via: Cadastros > Empresas > Cadastro e altere o campo Utiliza módulo Varejo EM para "S – Sim".

 

Abaixo, a lista de atributos a serem observados na parametrização da empresa:

 

Central Crédito (S/N) Indicativo se o cliente utiliza uma Central de Credito na Matriz
Indica que o Gestão Empresarial | ERP estará habilitado para realizar as aprovações de pedidos por financeiras e fará o controle de dívidas, interagindo com as empresas de cobrança de crédito;

Utiliza controle verba compra filiais (S/N)
Indica ao sistema se o controle dos pagamentos (sangria, pagamento de boletos) realizados nos Caixas estará sujeito a controles de verba para estas operações. Por exemplo: pagamentos de pedágio possuem limite de R$50,00;

Indica se as filiais que utilizam o módulo de varejo possuem controle de verba para compras/pagamentos na loja. Isso significa que a loja possui uma verba mensal para controlar seus gastos/despesas tais como material de limpeza, postagens de folders, transportes, pagamento de boletos e diversas outras despesas, sem a necessidade de solicitar verba para a Matriz a cada evento. Essas retiradas são efetuadas do caixa da loja através de Sangrias seguida do motivo. O valor da verba de cada filial é cadastrado na tela <a href="../../menu_cadastros/f070vcf.htm" data-mc-conditions="tipo-conteudo.manual-usuario">F070VCF</a>, limitando o gasto estabelecido e controlando as despesas efetuadas.

Utiliza tabela de juros (S/N)
Indica ao sistema se no momento da confecção de um pedido de venda, serão atribuídos juros e acréscimos, conforme os parâmetros da compra. Por exemplo: se for em cheque para 30 dias, cobrar 8% de juros;

Realiza intermediação de serviços (S/N)
Indica ao sistema se os serviços financeiros de garantia estendida e parcela protegida serão tratados via intermediação. Caso seja, a venda destes serviços não aparecerão no cupom fiscal, mas sim em um comprovante não fiscal. Isso fará com que a incidência de impostos seja menor, conforme o ramo de atividade;

% Custo Dinheiro (custo do dinheiro para cálculo de margem de Contribuição)
Serve para o processo de formação de preços para o comércio. Este percentual é utilizado para ser inserido no cálculo do preço de venda do produto;

% Despesas Operacionais (cálculo da margem de contribuição)
Serve para o processo de formação de preços para o comercio. Este percentual é utilizado para ser inserido no cálculo do preço de venda do produto.

Cadastros de Filiais

  • Acesse a tela F070FCA via: Cadastros > Filiais > Cadastro e altere o campoTipo de Empresa para "2 – Comércio".

Indica que a filial foi habilitada para ser utilizada no ramo de Comércio.

Análise de Crédito

  1. Acesse a tela F085CCA via: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Categoria Análise de Crédito/Cadastro
    Permite informar as categorias de crédito que serão controladas. Estas categorias posteriormente serão vinculadas aos clientes e serão utilizadas como ponto de decisão na aprovação ou não de um pedido realizado pelo sistema de loja. Em caso em que a rede local estiver indisponível, é através desta categoria que o pedido será aprovado.
  2. Acesse a tela F085AEC via: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Autenticadores Crédito/Cadastro. Esta parametrização tem o objetivo de cadastrar os autenticadores de crédito externos, para que no momento em que o pedido entrar em modo de bloqueio, o sistema possa interagir com essas empresas externas e retornar a aprovação ou não do pedido. Este procedimento é feito pelo sistema de Loja. Autenticadores de crédito são por exemplo: TAN, Serasa, SPC, entre outros. Nesta situação, o pedido entrará em análise de crédito sempre que a forma de pagamento assim exigir.
  3. Acesse a tela F085LAF via: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Autenticadores de Crédito > Ligação de Autenticadores Crédito X Filiais
    Ligue os autenticadores externos às filiais desejadas.
  4. Acesse a tela F070FCF via: Cadastros > Filiais > Análise de Crédito Fases de Classificação
    Cadastre as fases de classificação
  5. Acesse a tela F070CFC via: Cadastros > Filiais > Análise de Crédito > Cadastro de Classificação
    Cadastre a ligue às fases de classificação
  6. Acesse a tela F070CFA via: Cadastros > Filiais > Análise de Crédito > Classificar
    Permite definir qual fase que cada filial irá operar e qual a classificação que os clientes ligados e ela serão definidos. Este procedimento é utilizado no sistema de Loja para a aprovação de pedidos com autenticador externo.

Parâmetros por Gestão

  1. Acesse a tela F070FES via: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Estoques.
Permite parametrizar o processo de Estoque e definir o comportamento dele no Gestão Empresarial | ERP e no Sistema de Loja. É recomendado configurar o campo Critério Formação Estoque igual a "8 – Estoque – Análise/Carga Bloqueio – Reserva", pois diferente do Gestão Empresarial | ERP, não há outro parâmetro para alterá-lo. Esta informação basicamente define que o saldo de estoque será mostrado da seguinte forma: saldo físico + saldo em ordens – saldo reservado – saldo reservado em analise – saldo bloqueado.
  1. Acesse a tela F070FEF via: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão/Tributos. Verifique os seguintes campos no momento na parametrização:
  • Incentivador Cultural- vender para escolas, etc. Conceito com a área Tributária
  • Perfil Tributário
  1. Acesse a tela F085LAF via: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Autenticadores de Crédito > Ligação de Autenticadores Crédito X Filiais.
Ligue os autenticadores externos às filiais desejadas.
  1. Acesse a tela F070FVE via: Cadastros >Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento. Verifique os seguintes campos no momento na parametrização.
  • Categoria Crédito Novo Cliente
  • Quantidade de Envios Pedido Análise - quantas vezes o mesmo pedido pode ser enviado para a análise de crédito
  • Limite de Crédito
  • Dias Validade Documento Cliente (cópias dos documentos pessoais fornecida pelo cliente)
  1. Acesse a tela F070FCT via: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Contabilidade. Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
  • Nome Sócio Responsável
  • Nome Contador
  • CRC/CPF Contador (1SC999999O8SSC)
  • Endereço do Contador
  • Número
  • CEP
  • Bairro
  • Telefone
  • E-mail
  1. Acesse a tela F070CFA via: Cadastros > Filiais > Análise de Crédito > Classificar.
Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
  • Aba Tesouraria (2):
    • Transação Débito por Transferência entre Contas
      • No cadastro desta transação, o campo Transação Transferência entre Contas.
    • Transação Crédito por Transferência entre Contas
      • No cadastro desta transação, o campo Transação Transferência” deve estar nulo.
  1. Acesse a tela F070FCP via: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento Classificar.
Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
  • Aba Compras (2):
    • Fornecedor Curso
    • Consistir chave eletrônica da nota fiscal: este parâmetro deverá ser definido como "S - Sim" para todas as filiais que possuírem integração com sistema Gestão de Lojas. Isso é necessário porque o sistema Gestão de Lojas exige que a chave de acesso de um documento eletrônico não ultrapasse 44 caracteres. Caso este parâmetro não seja definido como "S - Sim" no Gestão Empresarial | ERP e seja efetuada a geração de uma NF-e com mais de 44 caracteres na chave de acesso, por exemplo, a seguinte mensagem de erro de integração poderá ser gerada no IntegradorMonitorWS do sistema Gestão de Lojas: "O valor do campo 'chaveNfe' é maior que o tamanho permitido. Tamanho informado 'XX', tamanho máximo '44'".
  1. Acesse a tela F070FRE via: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras a Receber.
Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
  • Portador
  • Carteira
  • % Mora mês / Dias tolerância
  • Tipo Juros CR
  • % Multa / Dias tolerância
  • Aba Receber (2)
    • Incentivador Cultural - vender para escolas, etc. Conceito com a área Tributária

 

Sistemas Integrados

  1. Acesse a tela F000SIS via: Cadastros > Integrações >Cadastro de Sistemas Integrados.

    São definidos os sistemas aptos para serem utilizados nos web services internos do Gestão Empresarial | ERP. Para o segmento de Varejo, a sigla é "VAREJOEM", e o tipo precisa ser "02".
  2. Acesse a tela F000SXT via: Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação e insira as informações que se deseja exportar para as filiais.
    As opções marcadas nesta tela farão com que as alterações realizadas no Gestão Empresarial | ERP, fiquem aptas a serem exportadas para o sistema de Loja. Exemplo: se for marcado a opção de Forma de Pagamento, toda e qualquer inclusão/alteração de uma forma de pagamento, será armazenada em uma estrutura separada para ser exportada pelo sistema integrador.
    Exemplo: se for marcado a opção de Forma de Pagamento, toda e qualquer inclusão/alteração de uma forma de pagamento, o sistema armazenará em uma estrutura separada para ser exportada pelo sistema integrador. Abaixo estão as exportações obrigatórias:
  • Depósitos
  • Formas de Pagamento
  • Empresa/Filial
  • Condições de Pagamento
  • Tabelas de Preços
  • Clientes
  • Representante
  • Fornecedor
  • Transportadora
  • CEP
  • Seguradoras
  • País
  • Fabricante
  • Estado
  • Conta Financeira
  • Família
  • Montagem
  • Agrupamentos
  • Classificação Fiscal
  • Motivo
  • Feriado
  • Portadores
  • Contas Internas da Tesouraria
  • Notas fiscais de compra
  • Tipos de Títulos
  • Tabelas de preços de fretes
  • CFOP's
  • Bancos
  • Definições de Metas
  • Títulos contas a pagar
  • Baixas de títulos de contas a pagar
  • Atributos de Vendas
  • Equipamentos
  • Movimento de Estoque
  • Títulos a receber
  • Perfis de Usuários
  • Motoristas
  • Baixas de títulos a receber
  • Serviços de fretes
  • Série de Nota Fiscal
  • PDV
  • Impostos Produtos
  • Impostos Serviços
  • Natureza de Gastos
  • Tabelas de Juros
  • Verbas de compras
  • Tabelas de Tributos
  • Categoria Clientes para análise de crédito
  • Financeira
  • Situação de pedidos para análise de crédito
  • Carteiras de Cobrança
  • Ligação Produto X Depósito
  • Produto – Varejo Senior
  • Serviços – Varejo Senior
  • Unidade de Medida
  • Saldo Inicial de Estoque
  • Operadoras de Cartão
  • Reabilitar notas de compras
  • Cancelar nota fiscal de compra


Cadastro de Usuários 

Acesse a tela F090PFU via Cadastros > Representantes > Perfis de Usuários.

Cadastre os tipos de usuários que a loja pode ter: Administrador, Vendedor, Operador PDV, Financeiro, Supervisor, Gerente, etc, entre outros, sendo que, é necessário que haja no mínimo um perfil cadastrado. Estes perfis controlarão o acesso dos usuários a determinados processos e permissões ao utilizar o sistema de loja.

Atenção:
Após a implantação do sistema de loja, é necessário que as permissões de cada perfil sejam configuradas.