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Esta tabela permite que o usuário entenda os relacionamentos entre os diversos tipos de integração que os Integradores do sistema Gestão de Lojas administram. Desta forma, é possível identificar o motivo pelo qual um eventual registro não foi processado por um Integrador, ou seja, que está com status de "Enfileirado", neste caso.
 
Esta tabela permite que o usuário entenda os relacionamentos entre os diversos tipos de integração que os Integradores do sistema Gestão de Lojas administram. Desta forma, é possível identificar o motivo pelo qual um eventual registro não foi processado por um Integrador, ou seja, que está com status de "Enfileirado", neste caso.
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Exemplo onde a consulta de informações desta tabela será necessária:
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#Foi verificado que uma Nota Fiscal de Entrada gerada no ERP não está integrada no sistema Retaguarda, no entanto, ela já foi finalizada no ERP e exportada ao Gestão de Lojas.
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#O Fornecedor da NF de entrada foi recém cadastrado no ERP.
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#Identificado, que no IntegradorMonitorWS existe uma pendência de integração do tipo "CEP_ERP" na fila da Filial que deverá integrar a NF de entrada.
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#Neste caso, através da análise das dependências entre as integrações, é possível identificar que o registro de integração do tipo "99 - NOTA_FISCAL_ENTRADA_ERP" depende da integração do tipo "52 - FORNECEDOR_ERP", que por sua vez depende da integração do tipo "90 - CEP_ERP". Desta forma, é necessário resolver a pendência de integração do tipo "CEP_ERP" para que o Integrador passe a processar os registros do tipo "FORNECEDOR_ERP", e em seguida sejam processados os registros do tipo "NOTA_FISCAL_ENTRADA_ERP".
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Edição das 10h52min de 17 de dezembro de 2018

Índice

Parametrizações por processo(detalhado)

Estas parametrizações indicam ao sistema que a empresa foi habilitada para utilizar as funcionalidades e obrigações do segmento de Varejo. Desta forma, serão habilitadas diversas interfaces no Gestão Empresarial | ERP, filtros diferenciados e determinadas obrigações em alguns processos, como por exemplo: o cadastro de equipamentos fiscais, realizado através da tela: Cadastros > Controladoria > Tributos > Equipamentos fiscais).

 

Cadastros de Empresa

Acesse a tela F070EMP via: Cadastros > Empresas > Cadastro e altere o campo Utiliza módulo Varejo EM para "S – Sim".

 

Abaixo, a lista de atributos a serem observados na parametrização da empresa:

 

Central Crédito (S/N) Indicativo se o cliente utiliza uma Central de Credito na Matriz
Indica que o Gestão Empresarial | ERP estará habilitado para realizar as aprovações de pedidos por financeiras e fará o controle de dívidas, interagindo com as empresas de cobrança de crédito;

Utiliza controle verba compra filiais (S/N)
Indica ao sistema se o controle dos pagamentos (sangria, pagamento de boletos) realizados nos Caixas estará sujeito a controles de verba para estas operações. Por exemplo: pagamentos de pedágio possuem limite de R$50,00;

Indica se as filiais que utilizam o módulo de varejo possuem controle de verba para compras/pagamentos na loja. Isso significa que a loja possui uma verba mensal para controlar seus gastos/despesas tais como material de limpeza, postagens de folders, transportes, pagamento de boletos e diversas outras despesas, sem a necessidade de solicitar verba para a Matriz a cada evento. Essas retiradas são efetuadas do caixa da loja através de Sangrias seguida do motivo. O valor da verba de cada filial é cadastrado na tela <a href="../../menu_cadastros/f070vcf.htm" data-mc-conditions="tipo-conteudo.manual-usuario">F070VCF</a>, limitando o gasto estabelecido e controlando as despesas efetuadas.

Utiliza tabela de juros (S/N)
Indica ao sistema se no momento da confecção de um pedido de venda, serão atribuídos juros e acréscimos, conforme os parâmetros da compra. Por exemplo: se for em cheque para 30 dias, cobrar 8% de juros;

Realiza intermediação de serviços (S/N)
Indica ao sistema se os serviços financeiros de garantia estendida e parcela protegida serão tratados via intermediação. Caso seja, a venda destes serviços não aparecerão no cupom fiscal, mas sim em um comprovante não fiscal. Isso fará com que a incidência de impostos seja menor, conforme o ramo de atividade;

% Custo Dinheiro (custo do dinheiro para cálculo de margem de Contribuição)
Serve para o processo de formação de preços para o comércio. Este percentual é utilizado para ser inserido no cálculo do preço de venda do produto;

% Despesas Operacionais (cálculo da margem de contribuição)
Serve para o processo de formação de preços para o comercio. Este percentual é utilizado para ser inserido no cálculo do preço de venda do produto.

Cadastros de Filiais

  • Acesse a tela F070FCA via: Cadastros > Filiais > Cadastro e altere o campoTipo de Empresa para "2 – Comércio".

Indica que a filial foi habilitada para ser utilizada no ramo de Comércio.

Análise de Crédito

  1. Acesse a tela F085CCA via: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Categoria Análise de Crédito/Cadastro
    Permite informar as categorias de crédito que serão controladas. Estas categorias posteriormente serão vinculadas aos clientes e serão utilizadas como ponto de decisão na aprovação ou não de um pedido realizado pelo sistema de loja. Em caso em que a rede local estiver indisponível, é através desta categoria que o pedido será aprovado.
  2. Acesse a tela F085AEC via: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Autenticadores Crédito/Cadastro. Esta parametrização tem o objetivo de cadastrar os autenticadores de crédito externos, para que no momento em que o pedido entrar em modo de bloqueio, o sistema possa interagir com essas empresas externas e retornar a aprovação ou não do pedido. Este procedimento é feito pelo sistema de Loja. Autenticadores de crédito são por exemplo: TAN, Serasa, SPC, entre outros. Nesta situação, o pedido entrará em análise de crédito sempre que a forma de pagamento assim exigir.
  3. Acesse a tela F085LAF via: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Autenticadores de Crédito > Ligação de Autenticadores Crédito X Filiais
    Ligue os autenticadores externos às filiais desejadas.
  4. Acesse a tela F070FCF via: Cadastros > Filiais > Análise de Crédito Fases de Classificação
    Cadastre as fases de classificação
  5. Acesse a tela F070CFC via: Cadastros > Filiais > Análise de Crédito > Cadastro de Classificação
    Cadastre a ligue às fases de classificação
  6. Acesse a tela F070CFA via: Cadastros > Filiais > Análise de Crédito > Classificar
    Permite definir qual fase que cada filial irá operar e qual a classificação que os clientes ligados e ela serão definidos. Este procedimento é utilizado no sistema de Loja para a aprovação de pedidos com autenticador externo.

Parâmetros por Gestão

  1. Acesse a tela F070FES via: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Estoques.
Permite parametrizar o processo de Estoque e definir o comportamento dele no Gestão Empresarial | ERP e no Sistema de Loja. É recomendado configurar o campo Critério Formação Estoque igual a "8 – Estoque – Análise/Carga Bloqueio – Reserva", pois diferente do Gestão Empresarial | ERP, não há outro parâmetro para alterá-lo. Esta informação basicamente define que o saldo de estoque será mostrado da seguinte forma: saldo físico + saldo em ordens – saldo reservado – saldo reservado em analise – saldo bloqueado.
  1. Acesse a tela F070FEF via: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão/Tributos. Verifique os seguintes campos no momento na parametrização:
  • Incentivador Cultural- vender para escolas, etc. Conceito com a área Tributária
  • Perfil Tributário
  1. Acesse a tela F085LAF via: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Autenticadores de Crédito > Ligação de Autenticadores Crédito X Filiais.
Ligue os autenticadores externos às filiais desejadas.
  1. Acesse a tela F070FVE via: Cadastros >Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento. Verifique os seguintes campos no momento na parametrização.
  • Categoria Crédito Novo Cliente
  • Quantidade de Envios Pedido Análise - quantas vezes o mesmo pedido pode ser enviado para a análise de crédito
  • Limite de Crédito
  • Dias Validade Documento Cliente (cópias dos documentos pessoais fornecida pelo cliente)
  1. Acesse a tela F070FCT via: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Contabilidade. Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
  • Nome Sócio Responsável
  • Nome Contador
  • CRC/CPF Contador (1SC999999O8SSC)
  • Endereço do Contador
  • Número
  • CEP
  • Bairro
  • Telefone
  • E-mail
  1. Acesse a tela F070CFA via: Cadastros > Filiais > Análise de Crédito > Classificar.
Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
  • Aba Tesouraria (2):
    • Transação Débito por Transferência entre Contas
      • No cadastro desta transação, o campo Transação Transferência entre Contas.
    • Transação Crédito por Transferência entre Contas
      • No cadastro desta transação, o campo Transação Transferência” deve estar nulo.
  1. Acesse a tela F070FCP via: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento Classificar.
Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
  • Aba Compras (2):
    • Fornecedor Curso
    • Consistir chave eletrônica da nota fiscal: este parâmetro deverá ser definido como "S - Sim" para todas as filiais que possuírem integração com sistema Gestão de Lojas. Isso é necessário porque o sistema Gestão de Lojas exige que a chave de acesso de um documento eletrônico não ultrapasse 44 caracteres. Caso este parâmetro não seja definido como "S - Sim" no Gestão Empresarial | ERP e seja efetuada a geração de uma NF-e com mais de 44 caracteres na chave de acesso, por exemplo, a seguinte mensagem de erro de integração poderá ser gerada no IntegradorMonitorWS do sistema Gestão de Lojas: "O valor do campo 'chaveNfe' é maior que o tamanho permitido. Tamanho informado 'XX', tamanho máximo '44'".
  1. Acesse a tela F070FRE via: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras a Receber.
Verifique os seguintes campos no momento da parametrização:
  • Portador
  • Carteira
  • % Mora mês / Dias tolerância
  • Tipo Juros CR
  • % Multa / Dias tolerância
  • Aba Receber (2)
    • Incentivador Cultural - vender para escolas, etc. Conceito com a área Tributária

 

Sistemas Integrados

  1. Acesse a tela F000SIS via: Cadastros > Integrações >Cadastro de Sistemas Integrados.

    São definidos os sistemas aptos para serem utilizados nos web services internos do Gestão Empresarial | ERP. Para o segmento de Varejo, a sigla é "VAREJOEM", e o tipo precisa ser "02".
  2. Acesse a tela F000SXT via: Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação e insira as informações que se deseja exportar para as filiais.
    As opções marcadas nesta tela farão com que as alterações realizadas no Gestão Empresarial | ERP, fiquem aptas a serem exportadas para o sistema de Loja. Exemplo: se for marcado a opção de Forma de Pagamento, toda e qualquer inclusão/alteração de uma forma de pagamento, será armazenada em uma estrutura separada para ser exportada pelo sistema integrador.
    Exemplo: se for marcado a opção de Forma de Pagamento, toda e qualquer inclusão/alteração de uma forma de pagamento, o sistema armazenará em uma estrutura separada para ser exportada pelo sistema integrador. Abaixo estão as exportações obrigatórias:
  • Depósitos
  • Formas de Pagamento
  • Empresa/Filial
  • Condições de Pagamento
  • Tabelas de Preços
  • Clientes
  • Representante
  • Fornecedor
  • Transportadora
  • CEP
  • Seguradoras
  • País
  • Fabricante
  • Estado
  • Conta Financeira
  • Família
  • Montagem
  • Agrupamentos
  • Classificação Fiscal
  • Motivo
  • Feriado
  • Portadores
  • Contas Internas da Tesouraria
  • Notas fiscais de compra
  • Tipos de Títulos
  • Tabelas de preços de fretes
  • CFOP's
  • Bancos
  • Definições de Metas
  • Títulos contas a pagar
  • Baixas de títulos de contas a pagar
  • Atributos de Vendas
  • Equipamentos
  • Movimento de Estoque
  • Títulos a receber
  • Perfis de Usuários
  • Motoristas
  • Baixas de títulos a receber
  • Serviços de fretes
  • Série de Nota Fiscal
  • PDV
  • Impostos Produtos
  • Impostos Serviços
  • Natureza de Gastos
  • Tabelas de Juros
  • Verbas de compras
  • Tabelas de Tributos
  • Categoria Clientes para análise de crédito
  • Financeira
  • Situação de pedidos para análise de crédito
  • Carteiras de Cobrança
  • Ligação Produto X Depósito
  • Produto – Varejo Senior
  • Serviços – Varejo Senior
  • Unidade de Medida
  • Saldo Inicial de Estoque
  • Operadoras de Cartão
  • Reabilitar notas de compras
  • Cancelar nota fiscal de compra


Cadastro de Usuários 

Acesse a tela F090PFU via Cadastros > Representantes > Perfis de Usuários.

Cadastre os tipos de usuários que a loja pode ter: Administrador, Vendedor, Operador PDV, Financeiro, Supervisor, Gerente, etc, entre outros, sendo que, é necessário que haja no mínimo um perfil cadastrado. Estes perfis controlarão o acesso dos usuários a determinados processos e permissões ao utilizar o sistema de loja.

Atenção:
Após a implantação do sistema de loja, é necessário que as permissões de cada perfil sejam configuradas.