Mudanças entre as edições de "Mariano:Manuais Cadastro Cliente"
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Edição das 11h07min de 28 de agosto de 2015
Índice
PROCEDIMENTOS - CADASTRO
FICHA CADASTRAL
Prato | Preço | Vlr | Entrada | 1 | 5,00 |
---|---|---|---|---|---|
Prato do dia | 2 | 14,35 | |||
Total | 19,35 |
Para a concessão de crédito para um cliente, deverá ser preenchida a ficha cadastral.
A ficha cadastral é válida para:
- Cliente pessoa física (emitir a nota fiscal de venda com o número do CPF)
- Cliente pessoa jurídica (emitir a nota fiscal de venda com o número do CNPJ)
Nos seguintes casos:
- Primeira compra: cliente está sendo ou já estava cadastrado, porém, nunca comprou, não havendo avaliação do seu crédito.
- Cliente inativo:
- Cliente não compra há mais de 3 (três) meses:
- Avaliar histórico de crédito do cliente com a empresa.
- Consultar junto á empresa fornecedora de informações cadastrais.
- Cliente não compra há mais de 6 (seis) meses:
- Avaliar histórico de crédito do cliente com a empresa;
- Consultar junta à empresa fornecedora de informações cadastrais
- Atualizar com o cliente referências comerciais
- Cliente não compra há mais de 3 (três) meses:
- Aumento do limite: Cliente fes um pedido cujo falor esta muito acima d asua maior compra.
Importante:
O vendedor televendas quando efetuar a primeira compra e/ou estiver efetuando um pedido para um cliente inativo há mais de 6 (seis) meses, deverá solicitar junto ao cliente
o nome e telefone do responsável em fornecer as referências para avaliação do cadastro.
Preenchimento
Deverá ser solicitado ao cliente:
- Cópia do contrato social e últimas alterações.
- Cópia xerox do cartão do C.N.P.J.
Após o preenchimento da ficha cadastral, o responsável pela área deverá fazer as consultas baseado nas referencias recebidas (comerciais e bancarias), também consultando a
empresa fornecedora de informações cadastrais.
Referências comerciais
Deverá ser solicitado da fonte de referência indicada:
- Cliente desde: mês e ano
- Valor da maior compra
- Valor da compra média
- Dias de atraso
- Limite de crédito atual
- Forma de pagamento: Boleto, Duplicata, Carteira ou cheque
- Conceito: Ótimo, Muito Bom, Bom, Regular e Péssimo
Algumas empresas não fornecem informações por telefone. Neste caso, enviar por fax ou e-mail carta padrão “Referências Comerciais”.
Referências bancárias
Deverá ser solicitado da fonte de referência indicada:
- Cliente desde
- Saldo médio
- Tipo de operação que mantém com o banco (cheque especial, capital de giro, hot money, etc..
- Situação atual: esta utilizando alguma destas operações
- Conceito: Ótimo, Muito Bom, Bom, Regular e Péssimo
Existem grandes dificuldades em se obter informações junto aos bancos. Tentar obter o máximo de informações. A dificuldade em obter tais informações por telefone é maior.